In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow

VELO CAB2012


INTELIGENCIA BOSCH

 

Inteligente graças à Bosch: o que os camiões conectados e as casas inteligentes têm em comum

CES 2018 Innovation Awards premeia soluções de conectividade da Bosch

 

  Bosch conecta camiões em todo o mundo com a Plataforma Telemática Comum

  Módulo de conectividade desenvolvido em parceria com a Daimler Trucks e a Fleetboard, onde é utilizado como o Centro de Dados dos camiões

  Sensor de aceleração com poupança energética torna as casas ainda mais inteligentes

 

 

Amesterdão, Holanda – Maior conveniência, mais segurança e mais possibilidades: os camiões, as casas e as roupas estão a tornar-se ainda mais inteligentes e eficientes com as soluções de conectividade da Bosch. O Grupo Bosch acaba de receber dois CES 2018 Innovation Awards na cerimónia CES Unveiled, realizada em Amesterdão. Todos os anos, o prestigiado prémio reconhece as melhores soluções antes do maior evento de tecnologia do mundo que é também um indicador das tendências do futuro.

 

Facilitar a vida ao conectar camionistas e profissionais de logística

Uma agenda apertada, muitos quilómetros e um trânsito cada vez mais intenso: todos os dias, os camionistas e os seus veículos têm um desafio grande pela frente. Para os ajudar a simplificar a sua tarefa, os condutores e as empresas de camiões podem contar com o apoio da Bosch. “A Plataforma Telemática Comum é a base dos novos serviços digitais para veículos comerciais, permitindo que as empresas de camiões melhorem o planeamento dos seus transportes, façam um uso mais eficiente das suas frotas e levem os bens até aos destinos com mais segurança.”, afirma o Dr. Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH.

 

A Bosch recebeu um CES 2018 Innovation Award na categoria “Tech For A Better World” como reconhecimento pelas soluções de telemática aplicadas à conectividade de ponta de veículos comerciais pesados. A Plataforma Telemática Comum foi desenvolvida em parceria com a Daimler Trucks e a Fleetboard e é utilizada a nível mundial nos veículos comerciais pesados da mesma, atuando como o Centro de Dados do Camião. Desta forma, torna-se a base para novos serviços digitais tais como o Mercedes-Benz Uptime. A plataforma verifica o status técnico dos camiões em tempo real e envia a informação, permitindo aos gestores de frota detetar avarias antes que as mesmas ocorram, evitar reparações não planeadas e otimizar ainda mais as visitas à oficina. Assim, aumenta-se a confiança nos transportes, reduzindo os custos dos tempos mortos dos camiões. No futuro, a Plataforma permitirá a atualização de software over-the-air. As atualizações sem fios vão manter os sistemas dos veículos atualizados e poupar tempo aos camionistas e aos gestores de frota ao reduzir o número de visitas às oficinas. Será ainda possível instalar novas funções e melhorar as existentes diretamente nos camiões.

 

Um pequeno sensor torna as casas ainda mais inteligentes

Energeticamente eficiente, pequeno e poderoso: qualidades que garantiram ao sensor de aceleração BMA400 da Bosch Sensortec um CES 2018 Innovation Award na categoria “Embedded Technologies”. O pequeno sensor combina um consumo energético muito baixo com alto desempenho, o que significa a extensão da vida útil das baterias nos equipamentos. Resultado: as baterias não precisam de ser recarregadas ou substituídas com tanta frequência.

 

O sensor permite ainda um ângulo de medição altamente preciso, bem como o registo de vibração, tornando o BMA400 particularmente interessante para aplicações ligadas à Internet das Coisas (IoT). Nas casas inteligentes, o sensor de aceleração com poupança energética consegue, por exemplo, perceber se as janelas estão abertas, semi-abertas ou fechadas. Com isto, torna-se possível gerir o ar condicionado ou os sistemas de aquecimento e poupar energia.

 

Quando instalado em portas e janelas, o BMA400 deteta movimento e vibrações, ajudando a identificar assaltos. Graças à gestão de energia inteligente, o pequeno sensor é também ideal para utilização em vestuário.

 

Sobre os CES Innovation Awards

Os CES Innovation Awards são um programa gerido pela Consumer Technology Association (CTA). Todos os anos, os prémios são apresentados em 28 categorias. A Bosch já ganhou prémios no passado. Em 2017, por exemplo, a Bosch viu o seu esquentador conectado, desenvolvido em Aveiro, e duas soluções inovadoras para motas, uma delas produzida em Braga, serem galardoadas. Em 2016, o neoSense, um ecrã touch com resposta háptica, foi também premiado.

 

EXPERIENCIE A BOSCH NA CES 2018 em Las Vegas, E.U.A.:

A necessidade de segurança, eficiência energética e conveniência nas cidades está a aumentar. Estes são apenas alguns dos desafios que resultam da crescente urbanização. A chave para os ultrapassar são cidades conectadas de forma inteligente – as chamadas Smart cities. Em muitos locais, estas cidades são já uma realidade: a Bosch possui múltiplas soluções que ajudam as cidades a tornarem-se mais inteligentes, melhorando o estilo de vida dos seus habitantes. NO CES 2018, a Bosch irá apresentar um extenso portefólio de soluções “Simply.Connected” para todas as situações, desde a mobilidade urbana e o mundo de trabalho conectado, até às casas e prédios inteligentes.a544 Copya545 Copya546 Copy

João Raposo

Telemóvel: +351 961 686 867
E-mail: jraposo-air@portugalmail.pt