Velocidade Online

Nacional - Trófeus Monolarca

NACIONAL - TROFEUS MONOMARCA - TROFEU KIA PICANTO EM VILA REAL

Quarta, 10 Julho 2019 06:17 | Actualizado em Sexta, 18 Outubro 2019 05:37

Divertidos Kia Picanto GT Cup ‘arrasam’ no regresso a Vila Real!

 

 

·         Volta mais rápida das duas qualificações superou em 4s o melhor registo obtido na época transata

 

·         Muito público presente vibrou com esta passagem inaugural dos 22 carros que alinharam à partida para esta prova

 

·         Ao crescimento assinalável de oito unidades da viatura mais ‘picante’ do automobilismo nacional juntou-se a presença de três pilotos locais em Francisco Marrão, Pedro Alves e Simplício Taveira, contribuindo para o entusiasmo da população

 

·         Luta pelas duas categorias esteve ao rubro, com Manuel Gião a sobressair na Pro, e Rui Silva e Orlando Batina a fazerem o mesmo na Júnior

 

 

 Foi um dia ‘quente’ em todos os sentidos, esta Sexta-Feira de 5 de Julho. À presença de uma grelha de carros e pilotos fortíssima em Vila Real, homenageando, na perfeição, a edição do 50º aniversário da prova, a comitiva do Troféu mais ‘picante’ do automobilismo nacional voltou a deixar em evidência a elevada competitividade que marca este seu segundo ano de vida!

 

Mas este histórico circuito citadino tem as manhas próprias da idade, sendo particularmente difícil para as gerações mais novas apanharem-lhe o jeito ao início, até porque é o único do seu género na competição monomarca promovida pela Kia Portugal e a CRM Motorsport.

 

Esse grau de habituação necessário para elevar os níveis de confiança fez com que, numa primeira instância, os pilotos da categoria Pro ocupassem seis dos primeiros oito lugares da sessão de treinos livres inicial, com as ‘contas’ a ficarem mais equilibradas na segunda, na relação perfeita de 50/50 (quatro Juniores e quatro Pro).

 

Mais confortáveis com o traçado e o carro, os pilotos envolveram-se depois numa verdadeira ‘batalha’ durante as duas qualificações, cientes de que não havia margem para erros e que era importante assegurar uma boa posição de partida logo nas primeiras voltas.

 

        GRANDE LUTA

Aí, foi Manuel Gião quem se destacou na categoria Pro, com o piloto Univex a prolongar o bom momento de forma que trazia de Braga, mas com Pedro Alves, a correr em casa, igualmente muito forte, (2º Pro, a um décimo de segundo na Qualificação 1 e a cinco décimos na Qualificação 2) e o representante da Tarkett e rosto do CarOnline.TV, Hugo Marcos, logo atrás. O piloto do carro #18 (Hugo Marcos) descreveu Vila Real como “o Mónaco português”, salientando que era importante aliar um bom resultado à capacidade de terminar a prova com o carro intacto.

 

Nos Juniores, destaque para Orlando Batina, que fez um tempo canhão na segunda qualificação e cuja curva de aprendizagem se tem revelado vertiginosa; Rui Silva, que apesar de um contratempo durante a Q1, foi o mais rápido da categoria, mantendo intactas as aspirações de revalidar o triunfo obtido em 2018; e ainda do jovem coimbrense Vasco Pereira, que continua a comprovar a validade do Kia Racing Opportunity com mais um tempo dentro dos três primeiros.

 

O rápido andamento de João Santos foi outra das boas notícias deste Sábado, com o piloto apoiado pela Corvauto a admitir sentir-se “mais à vontade em Vila Real do que em Braga”, desbloqueando, desta forma, a rapidez que tem demonstrado a espaços. E o mesmo se pode dizer de Francisco Marrão, que, galvanizado pelo conhecimento da pista e o apoio do seu público, converteu o maior tempo ao volante do Picanto num belíssimo 6º lugar da categoria Pro para a Corrida 2.

 

Satisfeito com a sua evolução e com o facto de ter conseguido percorrer a descida de Mateus “a fundo, ao contrário do ano passado”, um engripado José Supico poderia ter emulado o seu colega de equipa Henrique van Uden na segunda qualificação com um lugar nos quatro primeiros, mas viu o tempo fugir-lhe por meros segundos quando “a sessão chegou ao fim pouco antes da passagem pela reta da meta”.

 

O mesmo sucedeu com o trio do Team Norte apoiado pela M Coutinho (David Matos Chaves, Luís Maria Lisboa e Francisco Coutinho), vítimas do congestionamento natural provocado por este recorde de carros do Kia Picanto GT Cup no Circuito de Vila Real e as interrupções provocadas pelas saídas de pista de Rui Silva e Pedro Alves, com os dois fatores a dificultarem a obtenção de “uma volta limpa” que lhes permitisse subir na classificação.

 

O primeiro episódio influiu ainda na prestação do piloto local Simplício Taveira, que infelizmente viu-se impossibilitado de participar na Q2 e sairá assim da cauda do pelotão na corrida de amanhã.

 

Já a quadra da Speedy Motorsport, dominada pela juventude, mas com um aguerrido Miguel Abrantes a guiá-los, reconheceu que tudo era novo num traçado simultaneamente empolgante e assustador. Apesar do desconhecimento natural das míticas ruas, rotundas e avenidas de Vila Real, Alexandre Areia foi o segundo Júnior mais rápido na Q1 e Luka Tavares o 3º na Q2, provando a sua rápida adaptação ao circuito.

 

João Aguiar-Branco ficou um pouco mais atrás, marcando tempos muito consistentes na casa dos 2m35s, enquanto Abrantes foi o 5º piloto da categoria Pro na Q1, mas ambos sofreram condicionantes na derradeira qualificação.

 

Muito rápido, José Bastos mostrava-se encantado com a sua estreia em Vila Real a experiência no circuito citadino ao volante do Picanto preparado pela BCM Sports, enquanto o Opportunity Rúben Rocha voltou a deixar em apuros os pilotos da categoria Pro obtendo o 7º tempo da Q1.

 

Com apenas 17 anos e ainda a realizar a transição do karting, o piloto FPAK Rodrigo Ferreira cumpriu mais uma etapa importante na sua evolução enquanto piloto, ao passo que Tiago Madeira agradeceu o apoio da família e da SGS Car na resolução de algumas dificuldades sentidas com o carro. Muito próximo deste esteve sempre Guilherme Dal Maso, antevendo-se uma batalha muito engraçada entre estes dois pilotos nas duas corridas que terão lugar amanhã.

 

Sérgio Azevedo admitiu não ter expectativas para esta presença em Vila Real, tratando-se da sua estreia no circuito. Mas a verdade é que não se deu mal, obtendo um 7º e 8º tempos da categoria Pro. Já Nuno Caetano deixou de parte a sua nova aventura nos ralis com o Kia Picanto GT Cup para regressar à Velocidade “numa pista mítica” que o piloto “não podia falhar”.

 

Uma nota final para os convidados Manuel Fernandes e Pedro Silva, que surpreenderam pela positiva no carro nº 7 da Kia Portugal, mostrando-se muito agradados com a experiência ao volante na versão 2019 do Kia Picanto GT Cup.

 

Resultados Qualificação 1 Vila Real, 06-07 Julho 2019

1 - #5 Manuel Gião (PRO)

2 - #52 Pedro Alves (PRO)

3 - #18 Hugo Marcos (PRO)

4 - #27 Henrique van Uden (PRO)

5 - #67 Rui Silva (JÚNIOR)

6 - #11 Alexandre Areia (JÚNIOR)

7 - #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

8 - #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

9 - #30 José Bastos (JÚNIOR)

10 - #95 Miguel Abrantes (PRO)

11 - #77 Rúben Rocha (PRO)

12 - #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

13 – #20 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)

14 - #15 João Santos (PRO)

15 - #55 Nuno Caetano (PRO)

16 - #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

17 - #7 Pedro Silva (GUEST)

18 - #97 Sérgio Azevedo (PRO)

19 - #13 Francisco Marrão (PRO)

20 - #37 Rodrigo Ferreira (JÚNIOR)

21 - #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

22 - #73 Tiago Madeira (JÚNIOR)

 

Resultados Qualificação 2 Vila Real, 06-07 Julho 2019

1 - #5 Manuel Gião (PRO)

2 - #16 Orlando Batina (JÚNIOR)

3 - #52 Pedro Alves (PRO)

4 - #18 Hugo Marcos (PRO)

5 - #77 Vasco Pereira (JÚNIOR)

6 - #7 Manuel Fernandes (GUEST)

7 - #2 Luka Tavares (JÚNIOR)

8 - #30 José Bastos (JÚNIOR)

9 - #15 João Santos (PRO)

10 - #11 Alexandre Areia

11 - #27 José Supico (PRO)

12 - #13 Francisco Marrão (PRO)

13 - #37 Rodrigo Ferreira (JÚNIOR)

14 - #97 Sérgio Azevedo (PRO)

15 - #20 David Matos Chaves

16 - 55 Nuno Caetano (PRO)

17 - #10 Francisco Coutinho (JÚNIOR)

18 - #12 João Aguiar-Branco (JÚNIOR)

19 - #95 Miguel Abrantes (PRO)

20 - #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)

21 - #73 Tiago Madeira (JÚNIOR)

22 - #67 Simplício Taveira (PRO) (No Time)

 

Programa Circuito Internacional Vila Real:

 

Sábado, 06 de Julho de 2019

10H05-10H25: Corrida 1

16H40-17H00: Corrida 2

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos