Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

CAMPEONATO MUNDO DE TODO O TERRENO - EDIÇÃO 2020 APRESENTADA

Segunda, 29 Junho 2020 19:25 | Actualizado em Quinta, 09 Julho 2020 16:01

A EDIÇÃO DE 2020 REVELADA

 


Espero que esteja tudo bem convosco e com aqueles que vos são próximos.
Há um mês, apresentámos as nossas reflexões e o que nos levou a pensar de forma diferente para esta edição de 2020. O contexto atual da saúde obrigou-nos a fazer escolhas para proteger o povo marroquino e os concorrentes, através da limitação ao máximo do contato e tomando medidas especiais.


O Rally de Marrocos tem a tendência para ser nómada, a fim de vos levar à descoberta do seu Reino. Nesse sentido, a ideia inicial, como anunciamos em fevereiro, era partir de Agadir. Este objetivo fica adiado.

Este ano o Rally será organizado em torno de um acampamento XXL perto de M'Hamid no sul de Zagora.


Se a sua característica itinerante foi revista para se adaptar à situação atual, o Rallye du Maroc permanece fiel ao seu DNA:
 

  • Pretende ser o Rally Raid internacional com a chancela da FIA e FIM mais acessível, com categorias projetadas para novos aventureiros, permitindo que eles evoluam ao seu próprio ritmo e com os seus meios juntamente com os melhores pilotos e copilotos do mundo.

  • Preparar-se com eficácia para o Dakar, seja num projeto de curto prazo ou num objetivo a longo prazo. O Rallye du Maroc beneficia da insígnia "Road to Dakar", atendendo aos critérios exigentes em termos de segurança e de organização desportiva que isso implica.

  • Permitir que as equipas da fábrica se preparem eficazmente para o Dakar.


Tantas garantias de qualidade para todos os participantes, qualquer que seja o seu nível, sem sacrificar o convívio e a partilha. É verdade, tendemos a repetir-nos citando esta frase de Thierry Sabine: "O Rally é uma corrida para amadores, onde os profissionais têm seu lugar".

Num momento em que muitos países estão ainda em modo ou em processo de desconfinamento, convido-o a aproveitar este espaço de liberdade, mantendo-se cuidadoso e atento ao seu conforto e ao dos outros.

 



 

 

Apresentação do Percurso 2020
  

Será um percurso com uma forte conotação de areia aquele que propomos. Com três voltas em torno do Erg Chegaga, esta edição dará um lugar de destaque às dunas, mas permanecerá muito variada graças a duas voltas ao longo do Vale do Draa em terrenos que vão alternar entre passagens rápidas e técnicas, evitando partes rochosas.

Aqui estão os quilómetros para esta edição de 2020:

 

 

Inovação e segurança no coração do Rally
 

A nossa convicção íntima em relação à segurança é que, por um lado, é um assunto de todos e não apenas a organização, por isso também os concorrentes e equipas devem participar nesta reflexão. Por outro lado, desporto, inovação e segurança, são princípios complementares e não opostos. É neste sentido que desejamos avançar conforme poderão ver pelas iniciativas implementadas para esta edição de 2020.


Neste contexto, os concorrentes moto da categoria Rally GP terão um número limitado de pneus traseiros para realizar todo o Rally, a mecânica no ponto de neutralização do reabastecimento de gasolina será proibida e, finalmente, um alarme sonoro anunciará todos os perigos 2 e perigos 3 sinalizados no road book.



O colete air bag moto / quad
 

Após as versões rodoviárias, as versões Rally Raid estão agora disponíveis e operacionais. Diferentes marcas no mercado oferecem soluções.


A ODC está atualmente em negociações com estas empresas para que elas estejam presentes desde o início do Rally. Esta será uma oportunidade para testar produtos e configurá-los, se quiser usá-los no Rally de Marrocos. Para sua informação, o colete airbag para moto / quad será obrigatório no Dakar.


Estabeleceremos um sistema de pré-reserva, sem obrigação de compra, em parceria com os parceiros envolvidos, a fim de organizar o serviço no momento certo e com um serviço de qualidade.

 

 

Um road book a cores

Está confirmado que todos os participantes terão um road book a cores que será entregue na manhã de cada etapa antes do início da especial.


Testámos esse princípio durante a edição de 2019, que agora será sistemático com dois grandes benefícios para todos os concorrentes.


Primeiro porque coloca a navegação e a justiça desportiva no centro do Rally Raid e permite que todos os participantes estejam em pé de igualdade.


A outra vantagem é incentivar os pilotos a aumentar a sua margem de segurança com uma leitura mais cuidadosa do terreno, sacrificando um pouco a velocidade máxima, uma estratégia que será sempre mais valiosa em termos de classificação.


Versão eletrónica ou em papel? Após cuidadosa consideração e após o aconselhamento dos vários parceiros, e devido à situação atual que atrasou a produção, a versão eletrónica estará disponível apenas para determinadas categorias e as demais permanecerão na versão em papel.


A partir de 2021, a versão eletrónica será o padrão no Rally de Marrocos, pois os benefícios são numerosos especialmente para motas, um ganho de peso significativo na frente (cerca de 3,5 kg), maior precisão, menos fadiga e mais segurança.

 

 

 

Chancela Road to Dakar
 

Tínhamos anunciado na newsletter anterior que o Rally de Marrocos será o único evento de Rally deste regresso a beneficiar deste título, devido ao seu nível de organização, tanto no plano desportivo como no plano de segurança.

As principais vantagens para os participantes do Rallye du Maroc:

 

  • Para motociclistas: a participação no Rallye du Maroc 2020 valida o seu pedido de inscrição para o Dakar 2021 na categoria moto.

  • Para os concorrentes nas categorias Enduro Cup Afriquia e Open SSV Maroc Telecom que nunca participaram do Dakar, os rookies: desconto de € 1.000 em moto e € 1.500 em SSV na inscrição para o Dakar 2021, além de uma entrada gratuita ao primeiro rookie de cada uma destas duas categorias.

 

 

Programa do rali
  

27 de setembro de 2020:
Encerramento das inscrições.

9 de outubro de 2020:
Verificações administrativas e técnicas.

De 10 a 14 de outubro de 2020:
Etapas 1 a 5 do Rallye du Maroc.

Noite de 14 de outubro:
Noite de entrega de prémios oficial.

 


Logística e serviços chave na mão para um acesso facilitado

 

A preparação de um Rally é já um passo essencial para estar pronto no Dia D. A ODC deseja facilitar o aspeto logístico para todos os concorrentes, em particular para os amadores, que não têm o auxílio de uma estrutura de assistência.


Essa assistência é ainda mais importante no contexto atual, onde o objetivo é limitar ao máximo os contatos e ir o mais rápido possível para o Bivouac.


Assim, o ODC antecipou vários acordos e oferece serviços chave na mão diferentes.

 

 

Malles motos


Para motociclistas que não têm suporte de assistência por meio de uma equipa ou preparador, mediante solicitação simples, a inscrição inclui o transporte de duas caixas moto para o acampamento e o fornecimento de eletricidade.


Também oferecemos uma solução logística pronta para o transporte de motos e caixas de diferentes pontos de recolha no território europeu, para que um motociclista não assistido possa participar sozinho do Rally de Marrocos, apenas com sua viagem de ida/volta no plano:
 

  • A tarifa de ida/volta ao ponto de recolha / Bivouac será em breve publicada online.

  • Os concorrentes interessados ​​devem levar a sua moto e caixas para o ponto de recolha à sua escolha nas diferentes datas da 3ª semana de setembro que serão especificadas posteriormente.

  • Os pontos de recolha serão especificados de acordo com as solicitações que recebermos para que a distância de casa até o ponto de recolha seja a mais curta possível.

  • Como exemplo, os pontos considerados: Barcelona,​​Madrid, Bordéus, Le Havre, Lyon, Estrasburgo…

  • O retorno aos mesmos pontos de recolha que o local de saída ocorrerá em datas a serem especificadas na última semana de outubro.

 

 

Deslocação de veículos de assistência

A ODC reservou um barco exclusivo que partirá na noite de 6 de outubro do porto de Motril ou Almeria, no sul da Espanha, para chegar ao porto de Nador, em Marrocos. Serão agendadas várias datas de travessia dependendo dos pedidos recebidos.
Aqui, novamente, o objetivo é oferecer uma solução chave na mão a partir da Europa para chegar o mais rápido possível ao Bivouac que estará localizado a norte de M'Hamid, a cerca de 900 km, limitando os custos o máximo possível e organizando intervalos e reabastecimentos em estações de serviço de nosso parceiro Afriquia.

O preço inclui:
 

  • A viagem de ida e volta para o veículo.

  • Transporte de passageiros na cabine. Pretendemos fornecer uma cabine para 4 a 2 pessoas, a fim de cumprir as medidas de distanciamento social atualmente em vigor.

  • Como lembrete, o pacote de assistência ao veículo inclui assistência com as formalidades alfandegárias, se necessário. Obviamente, cabe aos concorrentes e equipas ter em sua posse todos os documentos e justificativos de apoio necessários, de acordo com os regulamentos em vigor nos países atravessados.



Voos charter para Zagora e/ou Ouarzazate

A ODC está atualmente a avaliar junto das companhias aéreas a possibilidade de estabelecer um ou mais voos fretados especialmente para o Rally e direto da Europa para Marrocos, com partida em 7 de outubro pela manhã e chegada por volta do meio-dia no Bivouac e o regresso a 15 de outubro.
Os autocarros também farão as transferências entre o aeroporto e o acampamento.

Informaremos dentro de um mês das possibilidades e preços.

 

 

O Bivouac, um lugar central e único para se viver


O acampamento em formato XXL será o espaço de convivência único e vai permitir que o Rally se organize com a maior autonomia possível e atenda aos seguintes requisitos:
 

  • Segurança: limitação das trocas com o mundo externo o máximo possível.

  • Económico: o acampamento atenderá a todas as necessidades, técnicas (postos de gasolina para veículos, fisioterapia para participantes, etc.), hospedagem e alimentação, compras diversas, graças ao estabelecimento de um souk de solidariedade.

  • Facilidade de uso: toda a caravana num só lugar, com espaços dimensionados para permitir trocas e distanciamento físico.


A hashtag para esta edição de 2020: #Stayatbivouac

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos