Velocidade Online

Nacional - Velocidade

NACIONAL - RAFAEL LOBATO EM BRAGA

Sexta, 21 Setembro 2018 05:43 | Actualizado em Domingo, 09 Dezembro 2018 15:37

PILOTOS DO PEUGEOT 308TCR MOSTRAM ESPÍRITO COMBATIVO E REVELAM FORTE COMPETITIVIDADE

Like PILOTOS DO PEUGEOT 308TCR MOSTRAM ESPÍRITO COMBATIVO E REVELAM FORTE COMPETITIVIDADE on Facebook

O Circuito Vasco Sameiro voltou a ser palco do ‘TCR Portugal 2018’, no âmbito do “Racing Weeked 2018”. Num ambiente que já conhecem bem, a dupla de pilotos da Peugeot Portugal, Francisco Abreu e Rafael Lobato, lutaram com alguns problemas durante os treinos livres de sexta e de sábado, que afetaram a preparação tanto da qualificação como da corrida. Mesmo assim, Abreu e Lobato foram bastante combativos e, num traçado em que é muito difícil utrapassar e ‘fugir’ dos rivais, conseguiram uma performance competitiva e consolidaram a presença do Peugeot 308TCR no 2º lugar do Campeonato de Portugal Velocidade – TCR.

Com os contratempos surgidos nos testes de sexta-feira e nos treinos livres de sábado, toda a estrutura da Sports & You se empenhou na resolução dos mesmos, para que o vila-realense Rafael Lobato e o madeirense Francisco Abreu conseguissem a preparação ideal e contar com o ‘set-up’ adequado para o Peugeot 308TCR do Team Peugeot Portugal.

O esforço de toda a equipa foi visível na prontidão com que o carro foi ficando mais eficaz, mas o tempo disponível para a efectiva preparação das corridas era já algo escasso. Assim, os tempos obtidos por Abreu e Lobato nas Qualificações não garantiram as melhores posições para, já em prova, disputar a vitória nas respectivas corridas. O Circuito Vasco Sameiro é extremamente exigente na condução e torna muito difícil as manobras de aproximação e ultrapassagem entre concorrentes. Algo que não foi excepção para os dois pilotos do Peugeot 308TCR do Team Peugeot Portugal, num circuito que é muito difícil para os pilotos e muito limitado para carros com o nível de performance do Peugeot 308TCR preparado pela Sports & You.

O primeiro piloto do Team Peugeot Portugal a entrar em prova foi Francisco Abreu, que partiu da 2ª fila da grelha: “Consegui um bom arranque e avancei com determinação para me aproximar do líder. Contudo, os meus rivais estavam todos ao ataque e, num erro de condução, perdi alguns segundos preciosos, tendo mesmo rodado na 5ª posição durante algum tempo. Mesmo assim, e com os pneus a acusarem um certo desgaste, devido ao calor e ao traçado, ainda consegui encetar uma fase de recuperação que me permitiu andar mesmo ‘em cima’ do 3º lugar. Mas com a corrida a chegar ao fim, a prioridade foi não correr riscos e segurar o 4ª lugar, que mantive até final".

Na segunda prova do dia, Rafael Lobato, posicionado na 3ª posição da grelha, fez uma boa partida e deu tudo para incomodar o líder e vencedor da corrida: “Arranquei bem e senti que o carro estava a responder bem a praticamente tudo o que eu lhe exigia. Por isso, senti que estava na hora de atacar e consegui passar para 2º, com o objectivo de pressionar o mais possível o comandante, mas esta pista é mesmo muito difícil para quem quer atacar e ultrapassar. Além disso, o asfalto estava muito quente e o desgaste dos pneus é quase fulminante, tanto mais que a maioria das curvas é para a esquerda e todas são muito longas, acelerando ainda mais a degradação dos pneus do lado direito. No final, sinto uma boa dose de satisfação porque fomos competitivos e demos réplica. O carro esteve bem em termos de comportamento e fiabilidade e a equipa deu tudo para recuperar dos problemas que nos afetaram no início da jornada”.

Em termos de pontuações, Francisco Abreu e Rafael Lobato mantêm, provisoriamente, o 2º lugar do Campeonato de Portugal Velocidade – TCR.

Preparado pela Sports & You, o 308TCR é fruto da divisão competição cliente da Peugeot Sport. Em termos nacionais, estreou-se neste circuito de Braga em maio último. Nesse fim de semana, Rafael Lobato obteve a primeira pole-position de sempre do 308TCR, tendo essa jornada culminado com um 2º e um 5º lugar nas duas corridas disputadas.

Para além do apoio da Peugeot Portugal, este projeto da Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Sport para Portugal e Espanha, conta como parceiros principais a Canon, Crédito Agrícola, Iberfibran, Ikimobile, iMED e King Tony.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos