Velocidade Online

Nacional - Velocidade

NACIONAL VELOCIDADE - RACING WEEKEND - PORTIMÃO - DOMINGO

Segunda, 29 Outubro 2018 04:06 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:18

Racing Weekend Portimão 2 - Domingo

logo racing weekend 2018  

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão recebeu a última jornada do Racing Weekend 2018, pontuável para o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo e Supercars. Pedro Salvador sagrou-se virtualmente Campeão de Portugal de Velocidade.

Corrida 2

Parente e Correia vencem corridas, Salvador o título de 2018

Armando Parente (TCR) e José Correia (Supercars GT) dividem o “ouro” nas últimas corridas da temporada 2018 do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo, disputada este fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão. Pedro Salvador, por seu lado sagra-se campeão nacional 2018 da disciplina.

TCR

Armando Parente, em VW Golf GTi TCR, partiu da “pole” e liderou de início a fim a última corrida da temporada 2018, do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo, com um tempo de 27m05.7s. O segundo lugar do pódio foi reclamado por Manuel Gião (Kia Cee´d) numa corrida pautada pela regularidade. Pódio este completado pelo Audi RS3 LMS de Telmo Gomes.

Durante a corrida e com Pedro Salvador a precisar de apenas cumprir com o Seat Leon Cupra TCR as primeiras voltas e ainda Armando Parente a rodar em primeiro com uma vantagem considerável, o ponto de interesse, tal como foi acontecendo durante o campeonato, centrou-se na luta entre Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR) e o Audi RS3 LMS de Francisco Carvalho. Tendo sido este o cenánio durante as primeiras sete voltas. Manuel Gião, aos comandos do Kia Cee´d, rodava em quarto e foi acompanhando a alguma distância o “duelo” da frente.

Lobato foi defendendo a segunda posição, mas Carvalho nunca lhe deu a mínima de margem para erro. Contudo, na entrada para o terceiro sector da sétima volta, a caixa de velocidades do Audi do piloto da Guarda cedeu, permitindo ao piloto do 308 “respirar” um pouco. Mas na última volta o sistema de travagem do carro francês cedeu também e deitou por terra as aspirações de Rafael Lobato. Com isto, Manuel Gião sobe para segundo e Telmo Gomes para terceiro.

 

portimao podio tcrPodium TCR, da esquerda para direita, Manuel Gião, Aramndo Parente e Telmo Gomes.

portimao aparenteArmando Parente (VW Golf GTi TCR)

portimao mgiaoManuelGião (Kia Cee'd)

portimao tgomesTelmo Gomes (Audi RS3 LMS) 

portimao rlobatoRafael Lobato (Peogeot 308 TCR)

portimao fcarvalhoFrancisco Carvalho (Audi RS3 LMS)

portimao psalvadorPedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR)

Supercars

 Na segunda e última corrida do fim-de-semana os papéis inverteram-se. Hoje, José Correia aos comandos do Nissan Nismo GTR (GT) não deu hipóteses à concorrência. Assumiu desde a primeira volta o comando das operações, termimando mesmo com uma vanatagem significativa sobre o Porsche 911, neste última prova, pilotado por Paulo Pinheiro. Correia foi ainda o autor da volta mais rápida, conseguinda logo na segunda, com um tempo de 1m53,1s.

 portimao podio supercars GTPodium Supercars GT, da esquerda para direita, Paulo Pinheiro e José Correia.

 

portimao JCorreiraJosé Correia (Nissan Nismo GTR)

portimao pmarreirosPaulo Pinheiro (Porsche 911)

Na classe reservada aos Turismos Joaquim Teixeira ao volante do Seat Leon Supercup levou a melhor sobre o também Leon MK3 de Gabriela Correia, que convenceu o pai Correia a deixá-la vir fazer “o gosto ao pé” numa prova de circuito.

Nesta útlima prova da temporada 2018, tempo ainda para uma justa homenagem, a Paulo Ramalho, um senhor da Montanha (Campeonato de Portugal de Montanha, n.d.r.), que nos deixou na passada semana, ficando o automobilismo nacional muito mais pobre.

 

portimao podio supercars turismosPodium Supercars Turismos, da esquerda para direita, Gabriela Correia e JoaquimTeixeira.

portimao JTeixeiraJosé Teixeira (Seat Leon Eurocup)

Portimao GCorreiraGabriela Correia (Seat Leon MK3)

 

portimao homenagem paulo ramalhoHomenagem dos pilotos a Paulo Ramalho.

DISCURSO DIRECTO
Pedro Salvador:

Gostava de poder ter estado na luta pela vitória mas não foi possível. Ainda assim foi possível garantir o título de Campeão Nacional. Quero dedicar este título a um grande amigo, ao Paulo Ramalho, que infelizmente não poderei partilhar com ele.

Francisco Carvalho:

A corrida começou bem, chegamos mesmo a ocupar a segunda posição, depois caímos ao terceiro posto. Quando estava a tentar chegar novamente à segunda posição, sofremos uma avaria, creio que caixa de velocidades e tivemos que abandonar. Não era a forma que pretendíamos terminar o campeonato mas as corridas são mesmo assim.

Armando Parente:

Foi um ótimo fim-de-semana. Duas vitórias, duas poles só faltou a volta mais rápida numa das corridas. Esta segunda corrida mais tranquila que a primeira porque consegui uma boa margem na fase inicial. Mostramos que podemos ganhar corridas em circuitos a sério.

Manuel Gião:

Este segundo ano do projeto e fomos melhorando prova a prova e acredito que se houvesse mais um evento poderíamos mesmo lutar pela vitória da prova. Este segundo lugar é bastante merecido.

Rafael Lobato:

Não tive um bom começo, os problemas de travões mantiveram-se e dificultaram a luta com o Francisco Carvalho. Quando o abandono do Carvalho, concentrei-me em terminar a corrida mas a três voltas do final ficamos totalmente sem travões e terminamos na gravilha... Foi um final de campeonato bastante amargo.

Supercars

José Correia:

O objetivo era experimentar este carros em provas de circuito. Agora no final do campeonato já estava mais habituado e consegui o meu objetivo que era ganhar uma das corridas.

Gabriela Correia:

Foi uma excepção do Campeonato. Ambicionava experimentar provas de circuito e gostei muito da experiência e talvez seja para repetir.

Joaquim Teixeira:

Prova muito animada. O objetivo era essencialmente divertimo-nos. O campeonato terminou muito bem com corridas muito disputadas


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos