Velocidade Online

Nacional - Velocidade

CAMPEONATO PORTUGAL LEGEND´S - ESTORIL - TIAGO RIBEIRO - CAMPEÃO LEGEND´S - l 2000

Quarta, 16 Dezembro 2020 21:10 | Actualizado em Domingo, 14 Abril 2024 20:03

CAMPEONATO PORTUGAL LEGEND´S – ESTORIL

 

 

 

Tiago Ribeiro: Campeão Legends (L2000)

 

Com a ultima prova do campeonato a ser disputada no Autódromo do Estoril e os pontos do campeonato em disputa a multiplicarem por 1,5, estava tudo em aberto na entrada para derradeira jornada em termos de luta pelo titulo, apesar da vantagem pontual de Tiago Ribeiro de 34 pontos para o segundo classificado.

 

Com condições atmosféricas adversas, com muita chuva e algum vento, estavam reunidas condições para que surpresas pudessem acontecer na classificação final do campeonato. E assim foi. Logo na qualificação o andamento do Honda Integra Type R da Ciberfix não conseguiu os resultados habituais e o andamento estava bem aquém das provas anteriores, em que a pole entre os L2000 havia sido conquistada em todas elas.

 

As duas corridas de Sábado e Domingo decorreram de forma bem distinta. Se na primeira as coisas não correram bem, a segunda deu a Tiago Ribeiro e à MartinsSpeed o tão desejado titulo de campeão, e logo à primeira tentativa depois de em 2019 ter vencido as duas únicas corridas em que participou.

 

Tiago Ribeiro explica o fim de semana de emoções.

 

Os problemas encontrados nesta ultima prova tiveram origem em Portimão. Aí conseguimos, com pneus de chuva de qualidade muito inferior, ficar em segundo e primeiro nas corrida 1 e 2 respectivamente. Com um asfalto completamente diferente no Estoril, os pneus correctos têm um “grip” muito superior comparativamente a Portimão. Como decidimos não fazer o investimento por razão de contenção de custos, fizemos simplesmente uma das corridas mais frustrantes de que tenho memória. Na corrida 1 não aguentava atrás do meu Integra quem quer que fosse, dada a total ausência de aderência. Dado que a pontuação valia este fim de semana mais 50% que a pontuação normal, vi os meus adversários aproximarem-se em termos pontuais, pois apenas havia conseguido o sexto lugar na primeira prova. Tive assim que fazer o investimento que tinha evitado até então e no Sábado vi-me obrigado a fazer alguns kilometros extra para ir buscar os pneus correctos. Para a segunda corrida e já devidamente “calçado”, mesmo que sem qualquer tipo de ajuste do carro, julgo que tirámos ao melhor tempo da primeira corrida quase 4 segundos na primeira volta lançada. Parecia que estava a conduzir em piso seco. Com um andamento bem diferente e partindo de 10º lugar chegámos à terceira volta a liderar os L2000, segundo nos L99 e quinto à geral, conquistando assim o objectivo de toda a época. Apesar da conquita do campeonato fica a sensação que poderíamos ter feito muito melhor em termos de L99. As três provas à chuva, em que utilizámos pneus com menor performance, foram marcantes na classificação final nesta categoria. Tentaremos fazer melhor em 2021.  

 

Gostaria de fazer alguns agradecimentos na conquista deste titulo:

 

À MartinsSpeed pela excelente colaboração, profissionalismo e espirito de companheirismo que ali se vive. Palavra especial ao Luís Pedro Martins pelo seu espirito combativo e guerreiro. Aos meus patrocinadores Ciberfix e Quinta da Pitarrela. Devo também cumprimentar os meus mais directos adversários, pois quer dentro quer fora das pistas tivemos sempre uma relação fantástica, aberta e de grande respeito. Nota para o ambiente único que vivemos partilhando as mesmas boxes com o Sérgio Pinto e Hugo Branquinho, sempre disponíveis, sempre prestáveis. Uma ultima nota de apreço e agradecimento para Tito Gomes que simpaticamente me cedeu os pneus para fazer a ultima corrida.   

Nota de máxima para a organização da competição por parte da ANPAC. Trabalho absolutamente singular, principalmente num ano com tantos desafios. Bem hajam a todos e até 2021!

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos