Velocidade Online

Nacional - Velocidade

NACIONAL VELOCIDADE - LOBATO NO 2º LUGAR EM VILA REAL

Terça, 26 Junho 2018 10:02 | Actualizado em Domingo, 18 Novembro 2018 02:21

 

RAFAEL LOBATO E O PEUGEOT 308TCR NO SEGUNDO LUGAR NO PÓDIO

Like RAFAEL LOBATO E O PEUGEOT 308TCR NO SEGUNDO LUGAR NO PÓDIO on Facebook

 

Na segunda prova do Campeonato de Portugal de Velocidade, que este fim de semana se corre em Vila Real, coube a Rafael Lobato alinhar com o PEUGEOT 308TCR da Sports & You na primeira corrida do programa. Partindo do segundo lugar, o piloto local não arrancou da melhor forma, mas encetou uma forte luta para recuperar a sua posição e cortou a linha de chegada no segundo posto do pódio.

 

 

Nesta primeira corrida de sábado (a segunda será disputada amanhã, domingo, por Francisco Abreu), Rafael Lobato saiu da segunda posição com o seu PEUGEOT 308TCR, mas o arranque não foi o ideal:

Efetivamente, não arranquei da melhor forma e isso começou logo por dificultar um pouco as coisas. Contudo, apesar de ter perdido uma posição na sequência do mau arranque, senti que podia e tinha condições para atacar os pilotos da frente. Foi isso que fiz logo de seguida, mas tendo sempre bem presente que, aqui em Vilal Real, é preciso muito tato e ponderação na hora de ultrapassar. E, com efeito, já perto do fim, consegui passar o piloto que seguia na minha frente, e recuperei o segundo posto.

 

 

Sempre num animado despique com o piloto à sua frente, Rafael Lobato manteve o seu forte ritmo e nunca deixou de atacar. Mas, como já referiu, Vila Real é um circuito em que as oportunidades para ultrapassar são escassas e difícieis. Mesmo assim, Lobato nunca baixou os braços e, agarrando com confiança o volante do seu PEUGEOT 308TCR e explorando eficazmente as potencialidades do carro preparado pela Sports & You, conseguiu, com todo o mérito, recuperar o “seu” segundo lugar. E foi nessa posição que cortou a linha de meta, garantido um belo lugar no pódio para a equipa apoiada pela Peugeot Portugal:

Foi uma corrida animada, mesmo muito disputada. O carro esteve excelente, com um comportamento que me inspirou sempre imensa confiança e segurança. Neste caso específico de Vila Real, o 308TCR demonstrou um enorme poder de travagem, o que é essencial neste circuito quando se anda bem a fundo e se tenta disputar lugares mesmo no limite até à entrada das curvas.

 

 

Após a corrida de hoje, cujo saldo se pode considerar positivo, segue-se a jornada de amanhã, desta vez com Francisco Abreu ao volante do PEUGEOT 308TCR da Sports & You. O jovem e promissor piloto madeirense arrancará da terceira posição da grelha, estando a partida marcada para as 12h20  e a prova pode ser acompanhada no Live Timing: https://live-itschrono.com/live-support/live.html.

Contando com o apoio da Peugeot Portugal, o projeto da Sports & You dispõe de um importante conjunto de parceiros, sendo os principais a Canon, Crédito Agrícola, Iberfibran, ikimobile, iMED e King Tony.

 

 

      

            

            

               

 

Piloto - RAFAEL LOBATO


Piloto de Vila Real, com apenas 20 anos que, depois de vários títulos conquistados no karting, disputou durante 3 épocas o Campeonato de Portugal de Ralicross onde se sagrou Campeão por duas vezes. Aliás, é o mais jovem Campeão de Portugal de toda a história do automobilismo nacional, ao vencer o Campeonato em 2012 com apenas 14 anos de idade.

 
Em 2012 foi ainda distinguido pelo mais importante jornal desportivo nacional Autosport com o prémio Piloto Revelação Portugal 2012.
 
Já foi por três vezes distinguido com o prémio "Bilas de Ouro" na Gala do Desporto Municipal de Vila Real e em 2013 foi distinguido com o Prémio de Mérito Desportivo pela Câmara Municipal de Vila Real.
Em 2014 foi novamente galardoado pelo Município de Vila Real pelos seus resultados desportivos.

Em 2014 conquistou novo título nacional, sagrando-se Campeão Nacional de Velocidade - Sport-protótipos C3 e em 2015 foi Vice-Campeão Nacional de Velocidade Sport-protótipos.

Em 2016 disputou o Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos - TCR Portugal, ao volante de um SEAT Leon TCR, terminando no 3º lugar.

Em 2017 disputou o Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos - TCR Portugal e o Campeonato TCR Ibérico, ao volante de um AUDI SR3 LMS, sendo 3º classificado Nacional e vice-Campeão Ibérico.

Para 2018 ingressou na equipa Sports&You para disputar o Campeonato Nacional de Velocidade - TCR Portugal, ao volante de um Peugeot 308 TCR.
 
Nos seus tempos livres dedica-se às corridas virtuais em simuladores e à preparação física no ginásio e bicicleta.
 

Equipa - SPORTS&YOU

A Sports&You – Eventos Desportivos Lda é uma empresa de serviços para o desporto automóvel, dedicada à competição, realização de acções e eventos relacionados com tudo o que envolve o Motorsport. Localizada nos arredores do Porto – Portugal, é herdeira directa da entretanto extinta Opção 04, a Sports&You apresenta-se com uma estrutura humana de profissionais dedicados a tempo inteiro ao desporto automóvel, com um conjunto de técnicos, que valorizaram a versatilidade de modalidades em que estão envolvidos, situação de excelência que se comprova com os varios títulos obtidos nas principais categorias – velocidade, ralis e todo-o-terreno – em Portugal e no estrangeiro.


Carro - PEUGEOT 308 TCR

O carro utilizado é um Turismo da classe TCR, categoria-rainha em Portugal, a nova classe internacional para Turismos que pretende refazer os degraus de acesso a uma carreira internacional. Os carros terão andamentos fortes mas balanceados entre si, com evoluções e custos de manutenção controlados para diminuírem os custos para as equipas privadas.
O degrau máximo desta categoria é o WTCR que disputa corridas por todo o Mundo. Existem também vários Campeonatos Nacionais e Regionais como os de Portugal, Asia, Benelux, Alemanha, Itália, Rússia, Espanha, Tailandia, etc. Isto permite que o mesmo carro seja utilizado em qualquer uma destas competições e que um  piloto mais facilmente se inicie na internacionalização da sua carreira.

O Peugeot 308TCR é o modelo por excelência da competição cliente da Peugeot Sport para circuitos fechados. Conta com um motor THP com uma forte relação potência por litro, num bloco de 4 cilindros turbo de 350 cavalos e 420 Nm de binário às 3.000 rpm. Conta com uma caixa sequencial de 6 velocidades específica, com patilhas ao volante, bem como trem frontal de elevado potencial na entrada nas curvas e um trem traseiro que o complementa na perfeição, resultados de um aturado trabalho ao nível das vias, elementos de suspensão, barras anti-rolamento ajustáveis à frente e atrás, etc, num chassis com inúmeras possibilidades de regulações. A travagem é assegurada por discos ventilados de 378x34 mm, com pinças de 6 pistões, à frente, e discos de 270x12 mm, com pinças de 2 pistões na traseira.
No domínio do design, a carroçaria do novo Peugeot 308TCR combina uma estrutura de atleta com uma aerodinâmica otimizada, nomeadamente na frente, destacando-se um para-choques especialmente trabalhado, que permite direcionar na perfeição os fluxos de ar para o radiador e para o permutador de ar/ar, como garantia de performance e fiabilidade, enquanto o splitter garante o máximo de suporte, essencial para um bom poder direcional. Atrás, o para-choques termina num grande extrator encarregado de gerar apoio aerodinâmico no trem traseiro. A estética do modelo completa-se com as jantes específicas de 18’’ montadas em pneus 27-65/18.


 
Provas - CNV TURISMOS (TCR PORTUGAL)

O Racing Weekend é um conceito criado pela Full Eventos em 2010, para a promoção e divulgação dos fins-de-semana de Jornadas de Automobilismo dos vários Campeonatos de Portugal da modalidade, onde o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) assume o papel de destaque. Fins-de-semana estes cheios de grande emoção e competitividade, com uma mistura de circuitos citadinos e circuitos fechados.

O número total de provas é de 8 corridas, que se desenrolam nas seguintes jornadas:
- 26 e 27 Abril - Braga Racing Weekend
- 23 e 24 Junho - Vila Real Racing Weekend
- 01 e 02 Setembro - Estoril Racing Weekend
- 27 e 28 de Outubro - Algarve Racing Weekend
 
Cada jornada engloba uma sessão de Treinos Livres (30 minutos) e duas sessões de Treinos Cronometrados (15 minutos cada).
São disputadas 2 corridas de 25 minutos cada.

As equipas podem ser constituídas por um ou dois pilotos, sendo que neste último caso cada piloto disputa metade das corridas e acumula os pontos obtidos pelo seu colega.

 

 




u


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos