Mação Verde Horizonte é a quarta prova do PTRX 2020. Esta tarde, Sábado dia 5 de Setembro, tiveram lugar os treinos e as primeiras corridas de qualificação, que serviram já para dar uma primeira ideia dos possíveis escalonamentos de forças para as Finais, que vão ser disputadas amanhã, Domingo, à tarde.
Resumo do primeiro dia de competição
Iniciação
A vitória nas duas primeiras corridas de qualificação garantiram a Gonçalo Novo em Toyota Starlet uma dose de confiança extra para a jornada de amanhã. Gonçalo Rocha (Peugeot 106 XSI) e André Monteiro (Toyota Corolla), foram os que mais tentaram contrariar o domínio do piloto da Motofil, completando por esta ordem a classificação deste primeiro dia de provas. Rafaela Barbosa em Citroën AX, a única senhora em prova nesta classe, continua o seu processo, não conseguiu concluir nenhuma das corridas do dia, mas enquanto esteve em prova demonstrou sempre um ritmo regular.
Gonçalo Novo (Toyota Starlet)
Nacional 2 RM
Depois da ausência de Castelo Branco, Adão Pinto aos comandos de um Opel Astra regressou da melhor maneira ao Campeonato. Na primeira corrida deixou escapar o lugar mais alto do pódio para Fernando Silva (Seat Ibiza), mas venceu a segunda e nas contas do final do dia acabou por levar a melhor. Com o piloto do Ibiza TDI a concluir o dia no segundo lugar, seria Andreia Sousa (Peugeot 306) a fechar o pódio, posição que também ocupou nas duas primeiras corridas.
Adão Pinto (Opel Astra)
Nacional A 1.6
O Citroën Saxo de Leonel Sampaio voltou a impor-se à concorrência. Terminando as duas corridas do dia sempre com uma vantagem superior a dois segundos face à concorrência. Rafael Rocha, garantiu o segundo posto do dia, seguido de Américo Sousa, ambos em Citroën Saxo. O quarto posto foi reclamado pelo Tiago Ferreira em Peugeot 106.
Super 1600
Embalado pela conquista na anterior jornada de Castelo Branco, José Queirós em Peugeot 206, liderou o primeiro dia de qualificação. Bruno Gonçalves em Citroën Saxo foi quem mais tentou contrariar o piloto do 206, tendo mesmo que impor um ritmo ao nível de uma Final. Rogério Sousa em Ford Fiesta e Jorge Machado em Citroën C2, protagonizaram um “duelo” ímpar durante toda a qualificação, mas no final seria Sousa a Levar a melhor.
José Queirós (Peugeot 206)
Supercars
João Novo em Peugeot 206 e José Lameiro Skoda Fabia, dividiram entre si as duas primeiras corridas do dia. Mas na contabilidade final o resultado foi mais favorável ao piloto da Motofil. Lameiro que a cada volta parece cada vez mais adaptado ao Fabia, ainda chegou a liderar a segunda corrida, mas na terceira volta, na entrada para a reta da meta, “perdeu” a trajetória, atravessou-se na pista e Novo aproveitou para assumir o comando. Daniel Pacheco em Subaru Impreza, mas na Divisão 2, garantiu o terceiro posto “à geral”.
João Novo (Peugeot 206)
Kartcross
Jorge Gonzaga aos comandos de um LSB RX01, começou a defender da melhor maneira a atual liderança do Campeonato de Kartcross, vencendo a primeira corrida de qualificação desta quarta jornada do PTRX. Pedro Rosário em Semog Bravo reservou o segundo posto e provou que está cá para discutir os lugares cimeiros do campeonato. Luís Almeida (LBS RX1) que também ocupa uma posição cimeira na tabela fechou o pódio deste primeiro dia. Daniela Godinho (Semog Bravo) melhor entre as Senhoras foi oitava “à geral”. João Pinheiro (LBS RX01) no 12º foi o melhor entre os Iniciados. Em ASK EVO Tiago Pinto foi o melhor Rookie.
Jorge Gonzaga (LSB RX01)
Super Buggy
Paulo Godinho em Super Buggy impôs-se à concorrência, nomeadamente ao Semog Buggy do espanhol Oscar Gomez. Miguel Mota em Toniauto TT foi terceiro, na contabilidade final deste primeiro dia.
Paulo Godinho (Super Buggy)
BREVES
Santinho Mendes: 50 anos de carreira
Santinho Mendes é o nome que se destaca na lista de inscritos desta quarta jornada do PTRX, Mação Verde Horizonte.
O pluricampeão de automobilismo está este fim-de-semana no traçado da Boavista, para celebrar 50 anos de carreira, conviver com amigos e claro “matar saudades” do ambiente de pista.
Este regresso “foi um género de brincadeira dos ‘mais novos’ e, claro, aceitei”, adiantou o piloto que apesar de ter experimentado e vencido na generalidade das disciplinas do desporto automóvel nacional, faz aqui em Mação a sua estreia no Ralicross e claro aos comandos do Opel Astra 2.0 com que o neto António, desta vez ausente pois está em período de exames, alinha na categoria Nacional 2RM .
Antes da ida para a pista, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting também não quis deixar passar em branco a ocasião, entregando a Santinho Mendes um troféu comemorativo destes 50 anos de carreira.
Santinho Mendes e Armando Fidalgo, em representação da FPAK
Santinho Mendes
Novo com 206 na Supercar
João Novo, na categoria Supercar, alinhou em Mação aos comandos de um Peugeot 206, deixando desta vez em casa o Citroën DS3 que na anterior jornada levou a Castelo Branco, prova onde foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas que acabou por perder na “secretaria” devido a uma penalização. Como é seu apanágio e independentemente do carro com que se apresenta será certo que o único objetivo é a vitória.
João Novo
Estamos sempre na busca da melhor informação, tentamos sempre prevalecer a imagem e a informação escrita, tornando a leitura mais rápida e acessível a todos os leitores.
João Raposo
+351 913 353 070
jraposo-air@portugalmail.pt
Copyright © TouchMobile & Design 2017