Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2019 - RAMPA DE SANTA MARTA

Quinta, 20 Junho 2019 06:55 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:20

Quase, quase, meia centena de Pilotos para a 5ª Rampa SANTA MARTA

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019 organizada pelo Clube Automóvel da Régua com o apoio do Município de Santa Marta de Penaguião corre-se este fim-de-semana na bonita região do Douro Vinhateiro com 49 Inscritos – 42 do CPM e 7 do Regional 

 

Com a liderança do regressado Piloto da Covilhã, João Fonseca aos comandos do Silva CAR EF10, prossegue este sábado e domingo, 15 e 16 de junho, o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019 com a 5ª Rampa SANTA MARTA.

João Fonseca soma 53 pontos depois das duas vitórias na Penha e Falperra, encarando o também seu regresso à Rampa SANTA MARTA com muita expectativa face aos 9 Pts de vantagem para o 2º Classificado, Hélder Silva, …, ““Já disputei a Rampa de Santa Marta com o Norma e com o BRC”, recorda o campeão nacional de Montanha de 2015. “Sei que o Silver Car é um protótipo mais potente e, por isso, terei de abordar esta rampa com outra postura, mais calculista. Vamos primeiro perceber quais são as condições do traçado, tentar encontrar um bom set up e ver onde nos situamos face à concorrência direta. Se tivermos condições de lutar pelo primeiro lugar, claro que não vamos desperdiçar a oportunidade e tentaremos chegar à terceira vitória consecutiva. Normalmente, a Rampa de Santa Marta tem bastante público e vamos tentar dar espetáculo, representando da melhor forma os nossos patrocinadores”.

 

Os principais adversários posicionam-se para a discussão dos melhores tempos logo, desde a primeira subida de sábado ao final da tarde. Segundo classificado no CPM com 44 Pts, Hélder Silva (Juno CN 09) parte para a prova do CAR para atacar a liderança e, salvaguardar-se dos seus principais perseguidores e, também sérios candidatos à vitória. Nomeadamente referimos o piloto da região, Nuno Guimarães (BRC CM-02), que ocupa o 3º lugar com 28 Pts, ou Joaquim Rino (BRC Evo 05), que ocupa a 6ª posição.

 

A estrear-se no traçado da Rampa SANTA MARTA aos comandos do carro adquirido este ano, o Osella PA2000 Evo2-PA.30, o piloto do JC Group Racing José Correia perfila-se como um sério candidato à vitória, procurando somar pontos que o aproximem da liderança do campeonato, em que é 6º com os pontos do 3º lugar na Falperra. Vice-campeão nacional absoluto em 2018, José Correia vem animado de um pódio e espera prosseguir a fase de adaptação à barchetta construída pela italiana Osella, …, “Ainda temos pouca experiência com o carro e é preciso algum tempo para explorar os limites de uma barchetta. Sabemos que a Rampa de Santa Marta tem um traçado exigente e é muito difícil fazer previsões quanto ao resultado final. Queremos continuar a evoluir com o Osella e, se possível, tentar entrar na luta pelos primeiros lugares da geral e nos Protótipos”, referiu o piloto de Braga.

 

Tendo-se estreado na competição automóvel somente durante a época passada, a piloto JC Group Racing Gabriela Correia chega à Rampa SANTA MARTA na 4ª posição do campeonato e líder entre os Turismo 3, a par com Joaquim Teixeira, …, aos comandos do seu Seat Leon Supercopa MK3. Este ano, ainda e só com 17 anos, Gabriela Correia tem sido uma das grandes surpresas da temporada, chegando à prova duriense com muita motivação, …, “Será apenas a minha segunda participação na Rampa de Santa Marta, mas no ano passado já deu para perceber que esta rampa tem características muito próprias. Estou muito bem classificada tanto nos Turismos à geral como nos Turismos 3, por isso o objetivo é lutar pela vitória nas duas categorias”, apontou a promissora Gabriela Correia, apelidada de ‘Princesa da Montanha’.

 

Tendo estreado para esta época um novo carro, o Ford Fiesta ST R5, Luís Nunes é outro dos destaques à chegada da prova do CAR, ocupando o 5º lugar do Campeonato e liderando a sua Categoria, esperando-se no sinuoso traçado da Rampa SANTA MARTA uma boa prestação.

 

Entre os demais, salientamos entre outras as presenças de Pedro Marques – Seat Leon MK 3 (7º - 16 Pts | 1º Turismo 4); Ricardo Gomes – Mitsubishi Lancer Evo X (8º - 15 Pts | 1º Turismo 1); Alberto Pereira – Mitsubishi Lancer Evo VII (10º - 12 Pts | 2º Turismo 1) e, ou Parcídio Summavielle – Renault Clio RS R3 (11º - 11 Pts | 3º Turismo 1). Por outro lado, Hugo Araújo – Subaru Impreza, Luís Silva – BMW M3, respetivamente, 12º e 13º classificados, vão procurar recuperar posições, assim como o 15º da Geral, Joaquim Teixeira – Seat Leon Supercopa MK3…

 

Muito em particular o piloto da Bom Piso Racing, Joaquim Teixeira tem por missão desempatar a liderança do Turismo 3, 49 Pts ex-áqueo com Gabriela Correia, nomeadamente procurando a sua segunda vitória da época. A Rampa SANTA MARTA é uma das provas que Joaquim Teixeira tem entre as “preferidas, quer pelo modo como somos recebidos, quer pelo traçado que é desafiante, espetacular e que exige muito dos pilotos”. De olhos postos “na vitória na Divisão 3”, Joaquim Teixeira espera que “o problema de falta de potência que afetou o SEAT Leon, durante a corrida do campeonato de velocidade, que decorreu em Braga, esteja completamente debelado, pois só assim poderei lutar pelos objetivos traçados. A MartinsSpeed fez um excelente trabalho de preparação e vou para Santa Marta com toda a confiança”.

 

No Campeonato de Portugal de Clássicos a liderança pertence a Ricardo Loureiro – Ford Escort MKII (49 Pts) seguido de Carlos Alberto Oliveira – Ford Sierra Cosworth RS (43 Pts). Na Taça de Portugal de Montanha 1300, João Diogo Santos e Francisco Milheiro dividem a 1ª e 2ª posições respetivamente com 56 e 41 Pts aos comandos do, Fiat Punto 85S e Peugeot 106. Domingos Fernandes em Autobianchi é o líder da Taça de Portugal de Clássicos de Montanha 1300.

 

A Rampa Regional apresenta-se com 7 Inscritos, onde desde logo referimos os e a Piloto repetentes. José Carlos Almeida em BMW M3 vai alinhar na procura da vitória, enquanto Sónia Pereira não só vai lutar pelo pódio, como mesmo pelos melhores cronos, tal como João Macedo – BMW 328 is, a par de boas prestações dos restantes.

 

A Comissão Organizadora tem preparado um bom cartaz para sábado e domingo contando ainda com as exibições de Karting, Kart Cross e, Carrinhos de Rolamentos a descer o traçado!

 

Na manhã de sábado, decorrem as Verificações Administrativas a partir das 08.30h no Fórum de Atividades, seguidas das Verificações Técnicas a partir das 09.00h no Largo do Estádio Municipal. O Programa prossegue:

14.30h – Subida de Treinos Livres (Warm-Up) CPM - 1ª Subida Treino CPM - 1ª Subida Treino Regional

15.30h - 2ª Subida Treino CPM - 1ª Subida Oficial de Prova Regional

16.30h - 1ª Subida Oficial de Prova CPM

 

Programa de domingo – 16 de junho:

10.00h – Subida de Treinos Livres (Warm-Up)

11.00h - 3ª Subida Treino CPM

             - 2ª Subida Treino Regional

12.00h - 2ª Subida Oficial de Prova CPM

             - 2ª Subida Oficial de Prova Regional

13.00h - 3ª Subida Oficial de Prova CPM

 

Na Praça do Município terá lugar a Cerimónia de Pódio e Distribuição de Prémios cerca de 30 minutos após terminar a 3ª Subida Oficial de Prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos