Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2019 - 4º GALA DA APPAM COM SUCESSO COMPLETO

Terça, 14 Janeiro 2020 09:08 | Actualizado em Domingo, 02 Agosto 2020 15:19

Uma gala plena de emoção e significado

A 4ª Gala da Montanha levou até ao Fórum de Santa Marta de Penaguião três centenas de convivas, entre pilotos, equipas, personalidades e aficionados. O evento foi palco para premiar os protagonistas principais da época de 2019 e para anunciar as novidades para 2020.

Casa cheia para a noite de consagração. A 4ª Gala da Montanha foi, pela primeira vez, realizada em Santa Marta de Penaguião e, uma vez mais, resultou numa noite intensa e de festa.

A Gala é organizada pelo Promotor do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, constituído pela APPAM e pelos clubes organizadores das provas integrantes do CPM.

A primeira parte do evento foi integralmente dedicado a destacar a boa “performance” do CPM JC Group, quanto ao impacto público e mediático, sendo apresentados os números relacionados com a exposição nos meios de comunicação social, ressalvando a subida exponencial de quantidade de notícias e do aumento do valor publicitário inerente a essa exposição.

Logo depois, foi tempo de conhecer as novidades para 2020. O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group arranca logo no início de março e desta feita por terras transmontanas, com a Rampa Porca de Murça. Ainda nos idos de Março, será tempo de rumarmos a sul, para voltarmos a Setúbal, com a Rampa PêQuêPê Arrábida, seguida da Rampa da Penha Paisagem Protegida, no início de Abril.

No começo de maio dá-se uma das grandes novidades. A rampa comum do CPM e do Europeu de Montanha muda-se de armas e bagagens para Boticas, já que, mercê de um acordo entre os clubes, o promotor, a FPAK e a FIA, Braga prescindiu, por esta época, do Europeu, recebendo o FIA Hill Climb Masters, em Outubro. Ainda em Maio, será tempo, no último fim-de-semana, de tocarmos no teto de Portugal Continental, com a realização da Rampa da Serra da Estrela, na Covilhã.

O CPM JC Group volta a ter jornada dupla em Julho. Primeiro, será tempo de subirmos a Rampa de Santa Marta e, quinze dias mais tarde, descemos ao centro, para encarar a mítica montanha do Caramulo.

As férias de verão serão um pouco maiores, pois a última prova do CPM JC Group decorrerá na recta final de setembro, com nova jornada em Boticas.

Em termos regulamentares, o CPM JC Group tem algumas alterações relevantes. Quanto a títulos nacionais, estarão em jogo os títulos Absoluto, Protótipos, GT, Turismos, Clássicos e ainda de Legends.

A aproximação aos regulamentos da velocidade é ainda mais alargada. As antigas Divisões 5 e 6, onde se enquadravam os concorrentes do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, são agora substituídas em Grupos, distribuídos pelos H65, H71, H75, H81, Gr. 1 e 3 Nacional e GR5.

No campeonato reservado aos Legends existirão os Grupos 85, 90, 99, especial, Livre, Feup 2 e Feup 3.

Uma referência ainda à Categoria Protótipos. Esta é agora dividida em duas Divisões, A e B, numa busca pela maior equidade desportiva.

Honra e Glória aos bravos do campeonato

Para além dos prémios para todos os participantes nas 8 provas do CPM JC Group 2019, incluindo não apenas os classificados, mas também aqueles cujas participações foram mais pontuais, foram ainda distinguidas, ao longo da noite, personalidades e instituições pelo papel que desempenharam na elevação do Campeonato de Portugal de Montanha.

Com a sala de pé, numa forte ovação, Jorge Meira subiu ao palco para receber o prémio “Paulo Ramalho”, das mãos de Isabel Ramalho e Joaquim teixeira. O piloto nortenho tem sido uma figura sempre presente entre os pilotos do CPM, somando mais de duas décadas de participações nas provas de montanha, sempre plenas de garra e fairplay. Uma carreira notável, agora alvo de uma homenagem merecida, recebendo o prémio que honra a memória do grande Paulo Ramalho.

Jose Correia, CEO do JC Group, recebeu, sob fortes aplausos, o prémio “Dinamismo Empresarial no Desporto Automóvel”, que foi outorgado ao grupo empresarial sediado em Braga, pelo apoio que concede, enquanto patrocinador principal do Campeonato, através das marcas JC Group, New Hope e Solar da Pena.

O credenciado fotojornalista Armindo Cerqueira foi granjeado com o prémio “Carreira no CPM”. O profissional da fotografia portuense tem devotado parte da sua carreira ao CPM, já desde os primórdios do corrente seculo, merecendo agora o reconhecimento por parte do promotor.

O grupo Portugal Hill Climb Fans foi, uma vez mais e com a toda a justiça, premiado, levando, desta feita, para casa o prémio “Simply The Best”, distinguindo a claque bracarense como o melhor parceiro do CPM em 2019.

Outra claque da zona dos arcebispos levou para casa o prémio “Melhor Claque do CPM JC Group”. Entusiastas, apaixonados e dedicados ao campeonato, os membros da claque NSF colocam agora na sua vitrina este troféu que honra os seus pergaminhos.

Afonso o “Fã nº1” da Montanha

1744.86 euros. Eis o valor angariado junto dos convidados da gala e que reverteu para os tratamentos do Afonso.

O Afonso é uma criança que, vítima de uma paralisia cerebral provocada por hemorragias no cérebro nos primeiros dias de vida, sofre de tetraparesia, ou seja, além das dificuldades cognitivas, as funções motoras dos braços e pernas apenas respondem parcialmente.

É um de trigémeos (Bernardo, Afonso e Tomás) e aquele que tem enfrentado um longo e caro processo de recuperação, para o qual os recursos da sua família, residente em Santa Marta de Penaguião, não são suficientes.

Bernardo, Afonso e Tomás

Na última edição da Rampa de Santa Marta, o Afonso vibrou com a passagem de todos os “craques” do campeonato e, no final, já na entrega de prémios, ficou eufórico quando Joaquim Teixeira, piloto e presidente da APPAM lhe ofereceu o boné oficial do CPM e ainda um dos troféus que tinha acabado de conquistar.

Agora e com a Gala a decorrer na sua terra natal, foi tempo da “família” da Montanha se unir e dar o seu contributo, para que este jovem ”guerreiro” possa ter um futuro melhor. A angariação de donativos está activa nas redes sociais, através da página oficial no Facebook “Vamos ajudar o Afonso” e esta é uma casa merecedora da ajuda de todos nós!

Fotos de Armindo Cerqueira e João Raposo


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos