Velocidade Online

Nacional - Montanha

CAMPEONATO PORTUGAL MONTANHA JC GROUP 2022 - JOAQUIM RINO NA RAMPA DE BOTICAS

Quarta, 05 Outubro 2022 08:35 | Actualizado em Sábado, 20 Abril 2024 14:47

Joaquim Rino: “a nossa época foi muito positiva”

 

O pódio conquistado por Joaquim Rino em Boticas entre os Protótipos B foi o sexto em seis participações no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group do piloto da Articimentos. Em 2022, também foi notória a sua crescente adaptação ao BRC BR49 EVO preparado pela FRPOWER, com o “Senador de Porto de Mós” a conseguir juntar seu bom pecúlio de resultados no CPM, duas vitórias em eventos extra campeonato.

 

O seu estatuto de consagrado dentro da “família da Montanha” é um justo reconhecimento da carreira que o piloto e patrão da Articimentos tem feito na modalidade, sendo também já farto o seu palmarés.

Em 2022, voltou a fazer da eficácia e da regularidade as suas duas principais armas para voltar a conseguir resultados de grande relevo, terminando a época com a conquista do 2º lugar e de mais uma presença no pódio na Divisão Protótipos B, depois de também ter sido sempre 2º colocado nas seis provas em que participou.

Almejou ainda rodar sempre entre os 10 primeiros da geral, concluindo o campeonato no 9º posto, mesmo com duas ausências, que aconteceram na Arrábida e no Caramulo.

“Foi um campeonato muito interessante. A época teve muitos aspetos positivos. Fomos sempre competitivos, realizamos excelentes tempos em todas as rampas, talvez com a exceção de Boticas, porque é a rampa que menos conheço e, sendo uma das mais extensas e tecnicamente complicadas, é muito importante a experiência para que consigamos andar rápido”, começa Joaquim Rino por destacar, salientando ainda “a fiabilidade que o BRC sempre ostentou. A FRPOWER fez um excelente trabalho ao longo de toda a época e pude ganhar cada vez mais confiança no protótipo, sendo cada vez maior o prazer que consigo extrair da sua condução”.

Curiosamente, dois dos momentos mais altos de 2022 aconteceram fora da égide do CPM, na “sua” Rampa de Porto de Mós, onde dominou e voltou a vencer, alcançando feito igual na Rampa Histórica Michelin, integrada no Caramulo Motorfestival, evento que está também entre os seus favoritos.

“É sempre especial para mim correr em Porto de Mós e ter conseguido novamente triunfar entre amigos e a família acaba por ser algo único. Gostava muito de um dia ver a nossa rampa dentro do CPM. Quanto ao Caramulo Motorfestival, é um evento fantástico, com um ambiente único  e onde sempre que posso participo. Vencer foi excelente, sobretudo por ter sido perante milhares de espetadores”.

A juntar a todo o sucesso alcançado durante 2022, esta também foi a época em que o chefe do clã Rino viu a sua filha Alexandra Rino se estrear no campeonato, motivo de grande orgulho e de início do que poderá ser uma passagem de testemunho entre gerações.

“Estou muito orgulhoso da Alexandra. Está de parabéns pela época muito conseguida. Foi sempre muito focada e capaz de ir aumentando a sua competitividade, sem grandes erros e fico muito feliz por, logo na sua época de estreia entre os Legends, ter terminado no pódio do Grupo . A família vive com intensidade a nossa presença na competição, com a minha outra filha, a Liliana, a ter um papel importante na coordenação da nossa logística, sendo ainda muito importante deixar um apalavra à minha esposa, por todo o apoio e paciência que tem tido connosco!”.

Mas, os aficionados ainda esperam ver Joaquim Rino “voar baixinho” no seu protótipo por muitos e bons anos, sendo claro que será uma mais-valia tê-lo à partida da prova inaugural da época de 2023!

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos