Velocidade Online

Nacional - Trófeus Monolarca

TROFÉUS MONOMARCA - TEAM SARAIVA NO ESTORIL

Sexta, 17 Novembro 2017 10:00 | Actualizado em Terça, 17 Julho 2018 07:57

Desfecho inglório 

A época desportiva 2017 do Team Saraiva encerrou este fim de semana no Autodromo do Estoril.

A última prova em que tudo indicava que fosse de festa, acabou por ser negra para a equipa Beirã.

As 8 vitórias alcançadas, nas 8 corridas da época, deixavam a equipa a um passo da conquista do campeoanto. No entanto, como a prova do Estoril pontuava a duplicar, obrigava a que fosse necessário acabar a prova no 3º lugar (em caso de vitória do 2º classificado do troféu). Objectivo facilmente alcançável dada a superioridade demonstrada em todas as provas do campeonato.

No sábado de manhã  nos 45 minutos de qualificação, o domínio começava a ser evidente, com David e Sérgio a alcançarem a primeira posição para as respectivas corridas de 50 min, que se realizavam sábado à tarde e domingo de manhã.

Tudo pronto para a primeira corrida, com David ao volante do Caterham 13 a sair da Pole Position. Rapidamente se conseguiu afastar dos seus adversários, ganhando uma grande margem que permitia a equipa gerir a corrida ao longos dos 40 minutos restantes. Volta após volta a diferença ia aumentando, e o título estava cada vez mais perto. Tudo dentro da normalidade, até ao momento em que David se dirigia para as boxes para a troca com Sérgio, e o Caterham começou a deitar fumo do motor, causando alguma apreensão na equipa. Depois de uma breve vistoria por parte da equipa da Garagem 19, a desistência era a única solução. A equipa perdia assim a primeira de duas hipóteses para se sagrar campeão.

“Depois de ter ganho uma vantagem considerável nas voltas iniciais, já vinha a controlar a corrida, poupando a mecânica, porque já nada nos iria tirar a vitória, mas ao entrar na boxe o carro começou a deitar fumo sem razão aparente e temi logo o pior”, dizia David desolado com o desfecho da corrida.

No entanto o pior ainda estava para vir. Depois de diagnosticados os motivos da avaria, a equipa da Garagem 19 tentou durante toda a tarde e ainda pela noite dentro remediar o problema, que acabou por ser impossível de reparar dados os danos no motor do Caterham. O campeonato acaba assim, de forma inglória para a única equipa que logrou vencer todas as provas que acabou. “É injusto perder assim um campeonato, depois do sucesso que foi toda a época. Sempre que acabámos, ganhámos. E perder um campeonato numa prova, quando dominámos as outras 4, ainda é mais frustrante. Mas isto faz parte das corridas”, dizia Sérgio muito desiludido com o desfecho da campeonato.

Para a história fica o domínio completo dos primos Saraiva ao longo do campeonato, que em uma década de existência do troféu Super 7 by Kia, nunca tinha tido um dominio tão preduminante como aconteceu neste ano. Resta esperar que a época 2018 comece, para se fazer esquecer os azares deste fim-de-semana.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos