Velocidade Online

Nacional - Trófeus Monolarca

NACIONAL - TROFÉU KIA PICANTO GT CUP ESTREIA-SE NOS RALIS

Sexta, 08 Junho 2018 11:41 | Actualizado em Terça, 18 Dezembro 2018 06:42

Kia Picanto GT Cup estreia-se nos ralis

 

·         Rali Vidreiro Centro de Portugal inaugura nova etapa na evolução do modelo construído pela Kia Portugal em parceria com a CRM Motorsport;

·         Versão de ralis do Kia Picanto GT Cup assume-se como candidata às vitórias na categoria RC5;

·         Tiago Raposo Magalhães e Tiago Carvalho serão piloto e navegador de um projeto que marca o regresso da dupla à modalidade;

·         Testar e acumular quilómetros são os grandes objetivos das presenças previstas em 2018.

 

 Depois da estreia competitiva na Rampa da Falperra, prova inaugural do mais inovador Troféu da Velocidade Nacional pela forma como o calendário desportivo conjuga provas de Montanha e a passagem pelos mais emblemáticos circuitos portugueses, o Kia Picanto GT Cup vai mesmo ‘pisar’ o palco dos ralis já no próximo fim-de-semana, durante o Rali Vidreiro Centro de Portugal — quinta prova do Campeonato Nacional da especialidade.

 

A bordo da viatura baseada no Kia Picanto GT Line de série, com motor 1.0 Turbo, estarão Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport, e Tiago Carvalho, Diretor de Após-Venda da Kia Portugal, ambos com experiências anteriores na modalidade e nos respetivos papéis de piloto e navegador.

 

“Há muito que tinha definido que só regressaria aos ralis por puro divertimento ou quando tivesse um desafio aliciante que me motivasse. Desenvolver, na estrada, o kit de ralis do Kia Picanto GT Cup, um projeto que muito orgulha a CRM Motorsport, e poder fazê-lo ao lado do meu amigo Tiago Carvalho, que tem estado sempre na linha da frente na criação do Troféu e desenvolvimento do carro, era uma oportunidade demasiado boa para ser desperdiçada”, salienta o empresário e piloto, “orgulhoso” com o burburinho criado à roda do troféu mais ‘picanto’ da Velocidade Nacional e com a contínua associação à marca.

 

Há mais de nove anos que a CRM Motorsport desenvolve projetos ligados à competição automóvel com o inexcedível apoio e entusiasmo da Kia Portugal. Esse facto, aliado ao nascimento do projeto Kia Picanto GT Cup, reuniram as condições para o meu regresso de aos ralis nacionais”, justifica.

 

O responsável da CRM Motorsport mostra-se ainda confiante quanto às capacidades do carro em se assumir como uma das grandes figuras da categoria RC5:

 

“Acredito que as características-base do Kia Picanto GT Line de série, potenciadas pela transformação que realizámos, e que deu origem à versão Cup utilizada no Troféu, reúnem todas as condições para cativar o público na estrada e assegurar, também, o interesse de pilotos à procura de um carro rápido, divertido e fiável como uma forma de iniciação nos ralis”.

 

“É isso mesmo o que tentarei demonstrar este fim-de-semana com o meu navegador Tiago Carvalho, sendo certo de que me encontro afastado deste meio há muitos anos e que, por esse motivo, os objetivos para esta primeira prova passam por acumular quilómetros e testar soluções na estrada”, assinala.

 

VONTADE DOS CLIENTES FOI DECISIVA

A fazer-lhes companhia noutro Kia Picanto GT Cup estará a dupla Francisco Esperto/Fernando Miguel, com o veterano piloto do Troféu com o mesmo nome a juntar mais uma prova ao seu extenso programa desportivo.

 

Esta segunda presença no Rali Vidreiro Centro de Portugal comprova a heterogeneidade da viatura, bem como o crescente interesse em redor do Kia Picanto GT Cup, até porque a intenção, anunciada em Janeiro de 2018, de desenvolver uma versão específica para os ralis — algo que a Kia Portugal e a CRM Motorsport concretizam agora, depois de terem definido, em conjunto, o pacote técnico a ser aplicado na variante — surgiu da vontade manifestada por diversos pilotos e equipas.

 

Face ao Kia Picanto GT Cup utilizado na Velocidade, o kit de ralis engloba “a integração de um sub-charriot para albergar uma proteção de cárter, caixa de velocidades, radiador e motor em alumínio, a colocação de tubos de travão em malha de aço e de uma bomba hidráulica junto do piloto de modo a auxiliá-lo nas travagens que antecedem ‘ganchos’ ou rotundas, e uma afinação da suspensão com um pouco mais de curso, de modo a elevar a altura do carro e protegê-lo em situações como o ‘corte’ das bermas”, avança Rui Almeida, mecânico-chefe da CRM Motorsport.

A estas modificações juntam-se “batentes de direção, que irão diminuir o seu curso e proteger as transmissões; um resguardo do depósito e dos tubos de óleo e gasolina; e a integração de duas calandras de faróis, para melhor visibilidade; sem esquecer a integração dos faróis de origem do Kia Picanto GT Line, substituídos por compósitos em fibra na versão de Troféu”, refere Tiago Carvalho, que pelas suas funções na Kia Portugal, supervisiona o processo.

 

O kit de proteção dos ocupantes adiciona ao veículo “um extintor, bacquet, almofada de roll-bar e corta-cintos”, contando-se ainda um “’macaco’, chave de rodas e pneu suplente” no seu interior.

 

A apoiar este projeto encontra-se a Toyo Tires, parceira da CRM Motorsport no Troféu Super Seven by Toyo Tires, que irá fornecer os pneus que serão utilizados pelo duo Tiago Raposo Magalhães/Tiago Carvalho nas quatro provas do Campeonato de Portugal de Ralis em que irão participar em 2018.

 

“Homologados para o Campeonato de Portugal de Ralis, os pneus da Toyo Tires assumem-se como um produto de qualidade indiscutível que nos irá ajudar a extrair o melhor rendimento possível do Kia Picanto GT Cup nesta sua estreia na modalidade. Quero agradecer à Dispnal Pneus, seu distribuidor em Portugal, pela aposta feita e confiança depositada”, conclui Tiago Raposo Magalhães.

 

Ficha Técnica

Peso: 1030 kg

Motor: 1.0 Turbo

Potência: 140 cv

Caixa: Manual 5 velocidades

 

Palmarés Tiago Raposo Magalhães

1992: 2º classificado Troféu Concha de Cristal ACP

1997: Vice-campeão Troféu Diana Shell

2001: Vice-campeão Troféu Toyota Yaris Cup

2006: 3º classificado Troféu Peugeot 206

2007: Campeão Nacional de Ralis (Clássicos)

2013: Campeão Nacional Fórmula Ford

 

 

Palmarés Tiago Carvalho

1992: 3º classificado Troféu Concha de Cristal ACP

1998: Campeonato Nacional TT (motociclos)

2001: 7º classificado +400 cc

2002: Vice-campeão 125 cc

2009: 4º classificado Rali Aguiar da Beira

2011-16: Troféu Super Seven by Kia

2016: Vice-campeão Troféu Super Seven by Kia (Classe Business)

 

 

Programa Rali Vidreiro Centro de Portugal

 

Sexta-feira, 8 de Junho:

16h05: Partida

17h00: PE1 — S. Pedro de Moel 1 (8,64 km)

19h15: PE2 — S. Pedro de Moel 2 (8,64 km)

21h05: PE3 — Super Especial (1,50 km)

 

Sábado, 9 de Junho:

8h40: Partida

9h40: PE4 — Pinhal do Rei 1 (12,98 km)

10h45: PE5 — Mata Mourisca 1 (15,37 km)

11h25: PE6 — Assanha da Paz 1 (10,87 km)

12h40: PE7 — Pinhal do Rei 2 (12,98 km)

14h50: PE8 — Mata Mourisca 2 (15,37 km)

15h30: PE9 — Assanha da Paz 2 (10,87 km)

16h45: PE10 — Pinhal do Rei 3 (12,98 km)

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos