Velocidade Online

Nacional - Trófeus Monolarca

NACIONAL - TROFÉUS MONOMARCA - QUALIFICAÇÃO AO RUBRO NOS KIA PICANTO GT

Domingo, 24 Junho 2018 07:15 | Actualizado em Segunda, 16 Julho 2018 07:48

Qualificação ao rubro na visita do Kia Picanto GT Cup a Vila Real

 

·         Hugo Araújo e Francisco Esperto repartiram louros nas duas sessões em disputa;

·         Rui Silva e Henrique Nogueira sobressaíram entre os “Júniores”;

·         Vários pilotos ficaram separados por poucas décimas de segundo, prometendo corridas marcadas pelo equilíbrio e incerteza sobre o vencedor final;

·         Num dia marcado pelo forte sol que se fez sentir, características da pista e o apoio do público fizeram as delícias dos concorrentes.

 

Vila Real, 22 Junho 2018 – Debaixo de um intenso calor, mas plenos de entusiasmo por enfrentar as zonas mais sonantes do traçado de Vila Real. Foi assim que os pilotos encararam o primeiro dia de competição do Kia Picanto GT Cup na mítica pista citadina. Impressiona, sobretudo, o primeiro contacto com a descida de Mateus, “até meio, uma aflição; depois, um alívio”, descreve Nuno Caetano, arrebatado pelas sensações ao volante do Kia Picanto GT Cup.

 

Nas duas sessões de 10 minutos que prenderam todos os que assistiram ao vivo — e pelo cronómetro — o espetáculo que teve lugar em pista, Hugo Araújo e Francisco Esperto assumiram nota de destaque, sendo respetivamente os mais rápidos na Q1 e Q2. Mas todos tiveram combates muito particulares, voltando a colocar ênfase no equilíbrio do plantel.

 

Qualificação 1

Numa luta empolgante atrás do “muito satisfeito” Hugo Araújo terminaram Rui Silva e Filipe Serra, 2º e 3º classificados. O melhor ‘Júnior’ desta primeira sessão, o vencedor do Kia Racing Opportunity deixou para trás muitos ‘Pros’ e festejou com isso o melhor resultado do ano, enquanto Filipe Serra, apoiado pela concessão Kia “SGS Car”, fechou o pódio. 

 

Convidado da Kia Portugal para esta visita ao concelho vilarealense, mas longe de ser um estreante no automobilismo, Duarte Aguiar qualificou-se num excelente 4º posto, prometendo travar na corrida de sábado um combate renhido com Tiago Ribeiro e Hugo Marcos. Menos de quatro décimos de segundo separaram este trio, num exemplo de competitividade, mas não muito longe ficou Francisco Marrão. Embora correr em ‘casa’, Marrão continua à procura de “fazer subir os níveis de confiança” ao volante do seu Picanto. Ainda assim, superou o segundo melhor “Júnior”, Mariano Pires, e o 9º classificado, Nuno Caetano, antevendo-se uma grande disputa entre o grupo.

 

A fechar o top 10 com as cores do concessionário Kia “Corvauto” terminou João Santos, seguindo-se o estreante Tiago Teixeira, José Supico, a piloto “Univex” Leonor Espinhal e o ‘pole-sitter’ da qualificação seguinte, Francisco Esperto, que depois de falhar algumas vezes “o ponto de travagem ideal” antes da chicane, não conseguiu melhor do que o último tempo — precisamente o contrário do que viria a suceder na sessão seguinte.

 

Qualificação 2

Se Francisco Esperto e Hugo Araújo centraram as atenções sobre si com meros 0,49 milésimos de segundo a separá-los na luta pela pole-position, Filipe Serra, Henrique van Uden, Hugo Marcos e Henrique Nogueira (1º Júnior) fizeram questão de concluir a Q2 enquadrados no mesmo segundo, comprovando o equilíbrio do pelotão e a confiança crescente de todos os pilotos à medida que acumulam quilómetros.

 

Novamente segundo entre os “Júniores”, Mariano Pires tirou mais de um segundo ao seu melhor tempo na Q1 e foi o 7º mais rápido. Atrás ficaram João Santos, que assim recuperou dois lugares. No 9º e 10º lugares ficaram Nuno Caetano e Francisco Marrão.

 

A aprenderem progressivamente os truques do circuito, mas separados por margens pequenas, ficaram Rui Meireles, José Supico e Leonor Espinhal, cabendo ao segundo convidado da Kia Portugal — o presidente do município anfitrião, Rui Santos — o ‘fecho’ desta lista. Bem-humorado, confessou ter procurado “divertir-se e não estragar o carro”.

 

“Não podia ter sido melhor este primeiro dia de competição do Kia Picanto GT Cup no emocionante Circuito de Vila Real. Além dos nossos pilotos voltarem a demonstrar uma grande maturidade em pista, ficou novamente patente a competitividade do carro e do plantel que lhe dá corpo, com lutas muito interessantes entre todos os concorrentes”, destaca Tiago Raposo Magalhães.

 

Para o responsável da CRM Motorsport, “encontram-se reunidas as condições para duas grandes corridas no sábado e domingo, até pelo apoio contagiante do público local”, assinala.

 

 

 

 

Programa Kia Picanto GT Cup — Vila Real Racing Weekend

Sábado, 23 de Junho

10h-10h25: Corrida 1


Domingo, 24 de Junho

14h40-15h05: Corrida 2


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos