Velocidade Online

Nacional - Ralis

NACIONAL - RALIS - RALI DE MORTÁGUA

Sábado, 04 Maio 2019 07:30 | Actualizado em Segunda, 02 Dezembro 2019 09:26

Espectadores não necessitam de se movimentar para ver os carros

15ª edição do Rali de Mortágua apresenta

geografia de troços inédita a nível mundial

O Rali de Mortágua, a terceira prova da temporada do Campeonato de Portugal de Ralis e que antecede o Vodafone Rally de Portugal, dispõe de uma configuração geográfica das provas especiais de classificação (PEC) inédita a nível mundial. Este esquema delineado pelo Clube Automóvel do Centro, cuja equipa organizadora é liderada por Luís Santos, vai permitir aos espectadores, nos dias 3 (sexta) e 4 (sábado) deste mês de Maio, ver a passagem dos carros várias vezes no mesmo local.

“Quando foi delineada a estrutura desta 15ª edição do Rali de Mortágua priorizámos três parâmetros muito importantes: segurança; facilidade de acesso e conforto do público/retorno dos patrocinadores; e estrutura de troços compacta e com um bom ritmo para os pilotos. Creio que conseguimos uma boa articulação de todos os fatores em equação e será inédito a nível mundial ter duas classificativas [Mortágua-Moitinhal e Mortágua-Chão de Calvos] a começar no mesmo local. A partida dessas PEC’s é feita numa rotunda, no centro da vila de Mortágua, percorrendo-se o primeiro quilómetro em asfalto, para depois entroncar em dois traçados distintos, já em piso de terra. E lembro que essas classificativas são percorridas três vezes”, explica Luís Santos, diretor da prova.

O mesmo responsável sublinha, por outro lado, a particularidade de os pilotos terem a sua tarefa nos treinos facilitada pelo facto de apenas uma parte do troço de Mortágua-Moitinhal ser nova, já que o traçado de todos os restantes foi utilizado na edição anterior.

“Foram criadas duas zonas de espectadores, com amplos parques de estacionamento, e lembro que o parque de assistências no aeródromo, junto ao qual também passam classificativas, dista apenas 2 quilómetros de Mortágua. Portanto, estou na expetativa de ver qual será a reação do público e dos meios de comunicação, mas creio que toda a gente vai gostar desta estrutura da prova, a avaliar por algumas considerações de que já tomei conhecimento”, diz aquele que é também o presidente do Clube Automóvel do Centro.

Ao contrário das duas últimas edições, este ano não haverá pilotos estrangeiros do Mundial e, a propósito, Luís Santos recorda que a “culpa” é das alterações introduzidas no calendário daquele campeonato…

“Infelizmente, a entrada do Rali do Chile no WRC estragou os nossos planos, ao posicionar-se entre a Argentina e o Rali de Portugal. Cheguei a estabelecer contactos com a Hyundai e ainda fiquei na expetativa de o Sebastien Loeb não fazer as provas sul-americanas, ficando disponível para disputar o Rali de Mortágua. De qualquer modo, com um plantel de pilotos

 

portugueses de elevadíssima qualidade e com alguns dos melhores carros R5 da atualidade, seguramente que eles vão fazer deste Rali de Mortágua um espetáculo de grande nível competitivo. Por último, gostaria de salientar que uma prova desta envergadura não seria possível, entre outros, sem os apoios indispensáveis das autarquias de Águeda e de Mortágua”, finalizou o diretor do rali.

Horário do Rali de Mortágua

SEXTA-FEIRA (3 de Maio)

16h39    Partida de Mortágua (Câmara Municipal)

21h00    PEC 1A – Águeda Street Stage (2,59 Km)

21h15    PEC 1B – Águeda Street Stage (2,59 km)

22h13    PEC 2 – Super Especial de Mortágua (2,06 Km)

23h33    Final em Mortágua (Câmara Municipal)

SÁBADO (4 de Maio)

09h20    Partida de Mortágua (Câmara Municipal)

10h10    PEC 3 – Mortágua-Moitinhal 1 (6,55 km)

10h33    PEC 4 – Mortágua-Chão de Calvos 1 (5,66 km)

10h52    PEC 5 – Sobral-Tojeira 1 (18,00 Km)

11h35    PEC 6 – Felgueira 1 (16,92 km)

12h25    Entrada no Parque de Assistência (Aeródromo de Mortágua)

12h55    Saída do Parque de Assistência

13h12    Chegada ao Reagrupamento (Câmara de Mortágua)

13h52    Saída do Reagrupamento

14h05    PEC 7 – Mortágua-Moitinhal 2

14h28    PEC 8 – Mortágua-Chão de Calvos 2

14h47    PEC 9 – Sobral-Tojeira 2

15h30    PEC 10 – Felgueira 2

16h19    Chegada ao Reagrupamento (Câmara de Mortágua)

16h34    Saída do Reagrupamento

16h47    PEC 11 – Mortágua-Moitinhal 3

17h10    PEC 12 – Mortágua-Chão de Calvos 3

17h35    Entrada no Parque de Assistência (Aeródromo de Mortágua)

17h45    Saída do Parque de Assistência

18h00    Final do rali (pódio), frente à Câmara de Mortágua

 

Para mais informações: http://www.ralidemortagua.pt


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos