Velocidade Online

Nacional - Ralis

NACIONAL - RALIS - FERNANDO TEOTONIO FOI REI EM CASTELO BRANCO

Terça, 25 Junho 2019 18:54 | Actualizado em Sexta, 15 Março 2024 00:31

Fernando Teotónio foi rei em Castelo Branco

Com mais este triunfo, o piloto reforçou a liderança nos Desafios Kumho Asfalto e Centro, bem como no Campeonato Centro de Ralis.
Já Gonçalo Henriques deu um verdadeiro recital de condução e triunfou novamente nas duas rodas motrizes.

O Rali de Castelo Branco distribuía pontos aos participantes nos Desafio Kumho Asfalto e Centro e foram 19 as duplas que assinaram presença na prova albicastrense, distribuídos pela Divisão 1, onde alinharam 6 e pela Divisão 2, que ostentou 13 participantes.
A prova da Escuderia de Castelo Branco acabaria por ser atribulada para os concorrentes do Campeonato Centro de Ralis.
Das 7 especiais previstas no percurso, duas foram anuladas, por razões de segurança relacionadas com um incêndio florestal e com a assistência médica a uma equipa, na sequência de uma saída de estrada, retirando cerca de 30 kms de competição ao percurso programado.

Tábua, Mortágua e agora Castelo Branco.
São já três os triunfos à geral assinados pela dupla Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, no competitivo e fiável Mitsubishi Lancer EVO IX preparado pela Domingos Sport, sendo deles a contribuição mais forte para os 5 triunfos absolutos Kumho já alcançados esta época.
A história da vitória em Castelo Branco resume-se a uma coisa: domínio total.
Fernando Teotónio venceu à geral a prova, no que respeita às contas do Campeonato Centro de Ralis e, obviamente, entre os KUMHO, tendo sido o mais rápido em todas as especiais de classificação, imprimindo um ritmo que se revelou completamente inalcançável para a concorrência.
Quem mais perto ousou rodar foram Armando Carvalho e Ana Santos.
Cada vez mais competitivos aos comandos do Mitsubishi EVO V, a equipa assinou sempre o 2º tempo absoluto nas 3 especiais que disputaram de forma “normal” e, preparavam-se para assegurar um justo segundo lugar nas contas do Campeonato Centro de Ralis e da Divisão 1 KUMHO quando, um furo na penúltima especial os forçou a parar para mudar a roda e, no processo, a perderem quase oito minutos, ficando assim arredados dos lugares cimeiros, concluindo a prova no 5º lugar da Divisão 1. Mereciam muito melhor.
Desta forma, a 2ª posição na Divisão 1 KUMHO foi reivindicada por Nuno Mateus e Paulo Pimentel (Mitsubishi Lancer EVO IV), que estiveram envolvidos numa dupla batalha em Castelo Branco, pois, além de estarem a lutar pelas posições de relevo no Desafio Kumho Portugal, assumiram um papel de destaque na “guerra” do Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, onde viriam a oferecer a primeira vitória aos pneus KUMHO nesta competição (ver caixa).
A regularidade foi a arma utilizada por Nuno Ferreira e Pedro Cação, no caminho para o último degrau do pódio.
Sem problemas de maior no seu Lancer EVO VII, Nuno Ferreira registou tempos interessantes e foi recompensado com uma presença no pódio final desta divisão.
Logo atrás de si, a 4ª posição coube a Rui Santos e Eduardo Santos. O seu Subaru Impreza WRX permitiu-lhes recolher mais uma bom pecúlio de pontos para as contas Kumho da temporada.

Gonçalo Henriques não deu hipótese na Divisão 2

A dificuldade em subir ao pódio final e o ruído do motor do Renaul Clio não enganavam.
Percorrer a última especial e a ligação até ao pódio final do Rali de Castelo Branco,  foi uma verdadeira Odisseia para Gonçalo Henriques e Tomás Branco.
Depois de 5 troços cronometrados em que, não só dominaram a seu belo prazer nas contas da Divisão 2 do Desafio Kumho Portugal, mas rapidamente chegaram ao comando entre as duas rodas motrizes e ao pódio absoluto nas contas do Campeonato Centro de Ralis, viram o motor do Renault Clio falhar na última especial e se, o avanço que detinham, lhes permitiu vencer o Desafio Kumho na sua divisão, viram-se relegados para fora do pódio do CCR, onde tudo fizeram para merecer ficar.
Prova após prova, Gonçalo Henriques tem-se revelado um jovem piloto muito promissor.
Aplauso para a prova de António Santos e Tiago Carvalho.
A dupla “espreme” tudo do Opel Kadett e voltaram a assinar uma exibição de grande nível, coroada com o 2º lugar final nesta divisão.
O pódio da Divisão 2 Kumho, ficou preenchido com Pedro Silva e Luís Ribeiro (Peugeot 206 GTi). Chegaram ao 3º lugar logo no primeiro troço cronometrado de domingo e construíram uma vantagem que lhes permitiu ficar a salvo de ataques nesta luta pelo pódio.
4ª posição para o Ford Escort MKII de Hélder Cordeiro e Bruno Pereira, na frente de David Lucas/Roberto Santos (Peugeot 206 GTi), 5ºs na prova da sua terra.
O 6º lugar foi garantido por Paulo Santos e Valter Santos, num Peugeot 205, com mais um “leão” a suceder na ordem classificativa, já que, Vítor Gomes e Joel Oliveira lograram ser 7ºs, aos comandos de um Peugeot 206 GTi.
Ainda não foi uma prova isente de sobressaltos a que foi protagonizada pela dupla da Habimóvel, Luís Almeida e Ricardo Bettencourt. Pelo menos, concluíram o rali mas têm ambição para ir muito mais além do que o 8º posto na Divisão 2.
9º lugar para António Almeida/Pedro Henriques (BMW 325i), fechando as contas do Top10 a equipa Marco Martins/Pedro Dias, num Honda Civic 3P.

Apenas 3 abandonos a registar entre as equipas KUMHO.
Gaspar Pinto continua a enfrentar uma autêntica série negra. Um problema nos travões do Mitsubishi EVO V, ditou mais um abandono precoce do piloto nortenho.
A mesma sina foi repartida com os dois Citroen C2 inscritos com pneus KUMHO.
Filipe Abrantes apenas concluiu a dupla passagem pela Super Especial, mas desistiria durante o único troço cumprido na manhã de domingo, com problemas na caixa de velocidades.
Já Fábio Nunes deitaria a toalha ao chão uma classificativa após, no primeiro troço da tarde, com problemas na barra de direção, após uma ligeira saída de estrada.

O Desafio Kumho Portugal ruma agora ao Alto Minho.
Já no próximo fim-de-semana, cumpre-se mais uma jornada do Desafio Kumho Norte, integrada no Rali Viana do Castelo, organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos