Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL DE RALIS - NELSON SILVA PRESENTE NOS AÇORES

Quinta, 12 Agosto 2021 10:42 | Actualizado em Segunda, 22 Abril 2024 11:55

Nelson Silva à ‘descoberta’ dos Açores

no 40º Rali Além Mar Santa Maria

 

O piloto de Viana do Castelo aceitou um convite para se deslocar ao arquipélago e disputar pela primeira vez a prova pontuável para o campeonato açoriano e assim ‘descobrir’ as classificativas de terra insulares aos comandos do Mitsubishi Evo VI.

 

A segunda temporada completa que Nelson Silva faz na competição automóvel está a ser recheada de novas experiências, tal como as duas anteriores, apesar de 2020 ter sido afetada pela pandemia. Este fazer “rali a rali”, como faz questão de frisar.

Recorde-se que o piloto vianense apenas se iniciou no automobilismo há dois anos, e numa prova do Campeonato de Portugal de Montanha, na Falperra, “por causa da pessoa a quem tinha adquirido o carro, que me queria ver correr lá”. Mas a intenção “sempre foi fazer ralis com este carro. Foi para isso que o adquiri”.

No entanto o primeiro rali de Nelson Silva até foi um pouco a ‘brincar’. O Rali de Viana, tal como a Rampa de Santa Luzia, pois foram dois eventos apoiados pela sua cidade-natal. Depois seguiu-se o Motorshow na Exponor, onde viria “a conhecer o engenheiro João Sousa e a equipa JC Motorsport, que é até hoje a equipa técnica em que confio para me apoiar na minha carreira desportiva”.

A ideia para 2020 era fazer pelo menos “três ou quatro ralis, Vieira do Minho, Viana, Mesão Frio e Famalicão. Mas começou por ser cancelado Vieira do Minho e percebeu-se que, com a pandemia, as restantes provas não iam acontecer”.

Com as restrições Nelson Silva virou-se para a velocidade. “Pois pelo menos os circuitos podiam fazer-se, uma vez que eram à ‘porta fechada’”. E a ‘perninha’ que fez na FEUP 2 deu bons resultados. Nos Legends 1300 conseguiu um 1º e um 2º lugar em Braga, uma vitória no Algarve, e depois de ter falhado a segunda visita ao Algarve, logrou sagrar-se campeão no Estoril. Entre estas experiências ainda deu para experimentar o Ralicross, e conseguiu “um terceiro lugar na Divisão 2RM”.

Mas o chamamento dos ralis era mais forte para o piloto minhoto, e com o Mitsubishi Evo VI decidiu alinhar no Rali Fafe Montelongo, onde foi 6º ‘à geral’ e 1º do Grupo X3.14 e também venceu a prova extra realizada no segundo dia.

Em 2021 os planos de Nelson Silva viraram-se “para o Campeonato Norte de Ralis, onde os planos passavam por fazer Vieira do Minho, Amarante e Famalicão. E antes desse o Rali Spirit. Este era mais para entrar no ritmo dos ralis de asfalto, já que se trata de uma festa, com um ambiente fantástico. O top cinco foi sempre o objetivo, como era no Rali de Famalicão, onde, infelizmente, ficamos sem ALS logo no começo, e não era possível colocar a potência do turbo. Acabamos por ficar em sexto, 3º do Grupo X3.14 e vencemos a Divisão 1 do Desafio Kumho”, destacou o piloto de Viana do Castelo.

E é então que surge o convite para o 40º Rali Além Mar Santa Maria e a primeira deslocação aos Açores. “Tem tudo a ver com o empenho do Valter Cardoso, que foi o elo de ligação para surgir este convite. O José Janela e o engenheiro João Sousa também foram essenciais para que surgisse a possibilidade desta experiência”, explica Nelson Silva.

O piloto minhoto diz mesmo esta participação numa prova do campeonato açoriano “será uma descoberta, diferente de tudo o que conheci até agora. Mas tem sido sempre assim. Vamos encarar o rali com todo o foco, até para proporcionar à organização e ao público de Santa Maria um bom espetáculo, agradecendo este honroso convite. Quanto a resultados, queremos tentar ficar dentro do top dez absoluto final”. A prova será ainda “muito útil, até para o que pretendo fazer para o ano, que é ir à Madeira. Já esteve para acontecer este ano, mas eu e o Zé (Janela) decidimos adiar um ano”.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos