Três candidatos ao título no Clio Trophy Portugal
A primeira época do Clio Trophy Portugal não poderia ter um desfecho mais emocionante, com os três pilotos candidatos ao título a ‘atacarem’ a derradeira prova do calendário, o Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, separados por um escasso ponto. Danny Carreira, Gil Antunes e Pedro Pereira Jr. prometem uma luta, ao segundo, no asfalto da Marinha Grande, Alcobaça e Pombal.
O mais acessível troféu dos ralis nacionais é, também, o
mais disputado na época de 2024. O Clio Trophy Portugal tem proporcionado excelentes lutas e o equilíbrio promete continuar na prova de todas as decisões, este fim-de-semana, no Rallye Vidreiro – Centro de Portugal. Apenas um ponto separa os três primeiros classificados, com Danny Carreira e Gil Antunes empatados no topo da classificação, com 78 pontos, e Pedro Pereira Jr. logo atrás, no terceiro lugar.
O jovem Danny Carreira tornou-se no primeiro (e único) piloto a repetir vitórias na competição da Renault Portugal, ao juntar o triunfo na ronda ibérica, em Chaves / Verín, à vitória que já tinha conseguido em Castelo Branco/Vila Velha de Ródão. O piloto de 23 anos, navegado por Marco Vilas Boas, está confiante para a decisão no Rallye Vidreiro – Centro de Portugal (ver declarações em baixo).
Gil Antunes, por outro lado, iniciou a época da melhor maneira, ao ganhar o Rally de Lisboa, e tem estado consistentemente na luta pelos pódios, chegando ao Centro de Portugal depois de conquistar dois segundos lugares consecutivos. O ex-campeão nacional de 2 Rodas Motrizes, acompanhado por Diogo Correia, é um profundo conhecedor do Rallye Vidreiro, onde já competiu com diferentes modelos da Renault e Dacia.
Pedro Pereira Jr. e Tiago Silva também têm sido uma dupla em destaque no troféu dos Clio Rally5, ganhando o Constálica Rallye Vouzela e Viseu e acumulando já um total de três pódios em quatro provas. O piloto da Mealhada confessa que gosta de pilotar à chuva (ver em baixo) e isso poderá ser importante nos troços da Marinha Grande, Alcobaça e Pombal.
Nuno Coelho ocupa, nesta altura, o quarto lugar do troféu, mas tem condições para surpreender os favoritos, como já demonstrou ao subir ao pódio tanto em Vouzela/Viseu como em Chaves/Verín. O piloto portuense, que volta a ser acompanhado por Ricardo Cunha, quer confirmar o bom momento de forma neste final de época.
Um dos mais jovens pilotos do Clio Trophy Portugal, Luís Caetano (22 anos), está numa trajetória ascendente e ocupa o quinto lugar da competição. O piloto leiriense e o navegador David Monteiro vão tentar igualar ou até melhorar o quarto lugar que conseguiram na última passagem pela região Centro, em Vouzela/Viseu.
Paulo Barata também está em discussão direta com Luís Caetano pelo quinto lugar final, numa época em que o piloto de Góis, navegado por Joaquim Alvarinhas, tem aliado a consistência a um andamento cada vez mais interessante. O mesmo se pode dizer de Henrique Azenha e Henrique Marques, outra dupla que tem evoluído com o Renault Clio Rally5, aproveitando a fiabilidade da máquina da Alpine Racing, que, até agora, apresenta um registo imaculado de desistências por problemas técnicos.
Dário Rebelo está de regresso ao Clio Rally5 e ao Clio Trophy Portugal, agora com Alberto Silva a seu lado. O piloto de Vieira do Minho vai tentar vingar o azar que condicionou a sua época, ainda no inaugural Rally de Lisboa.
Chuva baralha as contas?
A temporada do Clio Trophy Portugal encerra num dos mais emblemáticos ralis de asfalto nacionais, embora as condições atmosféricas possam provocar dificuldades acrescidas às equipas. Com a chuva prevista para sexta-feira e sábado, as escolhas de pneus e a gestão dos riscos vão ser fatores importantes na jornada decisiva, organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande. O Rally Vidreiro – Centro de Portugal, cujo parque de assistência está localizado no Parque de Negócios de Alcobaça, terá um total de nove classificativas – incluindo uma Super Especial noturna, no sábado – e 110,32 quilómetros cronometrados.