Velocidade Online

Nacional - Ralis

NACIONAL DE RALIS - A CITROEN NO RALI DE CASTELO BRANCO

Quinta, 28 Junho 2018 11:00 | Actualizado em Terça, 18 Setembro 2018 07:56

CPR 2018 - RALI DE CASTELO BRANCO ESTREIA DO C3 R5 DO CITROËN VODAFONE TEAM  NO ASFALTO DE CASTELO BRANCO  José Pedro Fontes e Paulo Babo alinham no Rali de Castelo Branco, no próximo fim de semana, com o novo C3 R5 do Citroën Vodafone Team, com preparação da Sports & You.  A Escuderia Castelo Branco estruturou a sua prova entre sábado e domingo (30 de junho e 1 de julho), delineando-a em 10 classificativas, num total de 130,79 km cronometrados, incluindo uma especial espetáculo noturna.
 
O Rali de Castelo Branco irá marcar a estreia do novo C3 R5 do Citroën Vodafone Team em asfalto em Portugal, sendo elevadas as expectativas de José Pedro Fontes e Paulo Babo à partida desta 5ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2018. “Vamos, finalmente, poder contar com o nosso C3 R5, um carro novo e que tem demonstrado enormes competências nos ralis em que já alinhou, quer em pisos de asfalto, quer em terra, como comprovam os ótimos resultados que a equipa oficial da Citroën Racing tem alcançado, com muitas vitórias em troços e presenças assíduas em vários pódios”, comentou José Pedro Fontes . Relativamente ao Rali de Castelo Branco, “sabemos que vai ser uma estreia, com tudo o que isso encerra, mas o facto de se tratar de um rali tipo sprint, em asfalto, que conhecemos muito bem, coloca as nossas expectativas num plano elevado. Temos tido toda a colaboração da Citroën Racing na preparação do nosso C3 R5 e, assim sendo, queremos apontar a um excelente resultado”, acrescentou o piloto que conta com 3 vitórias neste rali: duas com a Citroën – em 2017 a meias com Inês Ponte e em 2015 com Miguel Ramalho –  mais a de 2014, novamente com Inês Ponte (em Porsche).
 No que se refere ao campeonato, “ está na altura de começar a acumular um bom lote de pontos. Contando com esta prova, faltam 4 ralis para o final da temporada e muito pode ainda acontecer, pelo que vamos olhar para cada rali e só depois fazer a contabilidade final. É para isso que cá estamos, para lutar pelas vitórias, para conquistar pontos e, com isso, premiar o esforço de todas as entidades envolvidas neste projeto, nomeadamente os nossos patrocinadores e todo o staff da Sports & You, que nunca baixa os braços às vicissitudes”. Para preparar este Rali de Castelo Branco, a equipa esteve ontem (quarta-feira), na região de Celourico de Basto, para testar a nova viatura. Segundo José Pedro Fontes: “O C3 R5 mostrou-se muito agradável de conduzir em asfalto, sendo, tal como já esperava, uma ótima base de trabalho, com muito potencial e que, rapidamente, nos permitirá discutir as vitórias. Este teste permitiu-nos ter já uma boa referência de potenciais afinações para o Rali de Castelo Branco, sendo que temos, agora, que acumular quilómetros ao volante e no terreno de jogo, para ganharmos o mesmo ‘feeling’ vencedor que já tínhamos com o DS 3 R5.”

 
 
 
 
 
 
 
Levando o nº 6 nas portas, o novo C3 R5 do Citroën Vodafone Team conta com as mais recentes soluções disponibilizadas pela Citroën Racing, decorrentes de um processo de longo desenvolvimento, que tem tido como palcos várias das provas do WRC. No nosso país, a preparação e assistência à viatura estará a cargo dos profissionais da Sports & You, contando sempre com o apoio da casa-mãe. Para além da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, são parceiros deste projeto as marcas Milaneza, ExpressGlass, Total e Pirelli. 
 
A ESTRUTURA DO RALI DE CASTELO BRANCO  Ultimam-se os preparativos para a realização da edição de 2018 do Rali de Castelo Branco, 5ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2018, prova integralmente em pisos de asfalto, a disputar em 2 Etapas, dividindo-se os seus 10 troços pelos dias de sábado e domingo (30 junho e 1 julho). Organizada pela Escuderia Castelo Branco, terá centro nevrálgico no Antigo Quartel de Cavalaria, sito no Campo dos Mártires da Pátria (Docas), paredes meias com o Parque de Assistência, o Parque Fechado e o local de Partida e Chegada. Iniciando-se na sexta-feira (29 junho) com um Shakedown, a realizar entre as 15h00 e as 18h00, num troço de cerca de 3 km e que servirá para as derradeiras afinações, a Partida oficial da prova será dada às 15h30 do dia seguinte. O cronómetro começará, assim, a contar os tempos a partir das 16h43 de sábado, hora a que tem início a classificativa de Bafareira 1 (17,32 km), que se repete às 18h19, numa dupla passagem intercalada, pelo troço de Grade (11,87 km), às 17h16. Segue-se o reagrupamento para a Super Especial Reconquista noturna, com 2,32 km de extensão, desenhada no centro da cidade, que deverá acontecer a partir das 21h15, sendo que a hora oficial deste troço está ainda por oficializar, tal como a da posterior entrada dos carros em Parque Fechado.  A Etapa de domingo arranca às 09h00 com a saída dos carros do Parque Fechado, para uma dupla passagem pelos troços de S Domingos (9,12 km), de Fonte Longa (14,23 km) e de Alvito (17,63 km). A volta matinal far-se-á, respetivamente, às 09h51, às 10h09 e às 10h42, completando-se o rali à tarde, estando o início desses troços agendado para as 13h36, 13h54 e 14h27. A entrada em Parque Fechado faz-se a partir das 15h50. Uma vez cumpridos os 130,79 km cronometrados dessas 10 classificativas, parte de um percurso que totaliza 369,88 km, o rali terminará, oficialmente, pelas 16h30 com a Entrega de Prémios, a realizar nas Docas.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
C3 R5 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CHASSIS Estrutura:  Chassis reforçado com roll cage soldada em múltiplos pontos  Carroçaria:  Aço e fibra compósita MOTOR Tipo:  Citroën Racing – 1,6 litros com turbo, injeção direta, com restritor FIA de 32 mm  Diâmetro x Curso:  77 x 85,8 mm Cilindrada:  1.598 cc Potência / binário máximos:  282 cv às 5.000 rpm / 420 Nm às 4.000 rpm Potência Específica:  178 cv/l Distribuição:  Dupla árvore de cames à cabeça comandada por corrente, 4 válvulas por cilindro Injeção de combustível: Injeção direta controlada por uma unidade SRG Magneti Marelli  EMBRAIAGEM Tipo:  Duplo disco de cerâmica/metálica TRANSMISSÃO Tipo:  4 rodas motrizes Caixa de velocidades:  Sadev, sequencial de 5 velocidades, controlo manual  Diferencial:  Mecânico à frente e atrás, bloqueio automático  TRAVÕES Frente/Atrás:  Discos ventilados de 355 mm (alcatrão) e 300 mm (terra), pistões de 4 pinças Alcon  Travão de mão:  Controlo hidráulico  SUSPENSÃO Tipo:  McPherson Amortecedores:  REIGER, ajustáveis de 3 vias (compressão/expansão a alta e baixa velocidade) DIREÇÃO Tipo:  Hidráulica de assistência elétrica JANTES  Alcatrão:  Jantes 8x18", com pneus Michelin  DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES Comprimento/Largura:  3.996 mm/1.820 mm Distância entre eixos:  2.567 mm Vias:  1.618 mm (à frente e atrás) Depósito de combustível:  81 litros Peso (regulamentar):  1.230 kg sem piloto e navegador /1.390 kg com piloto e navegador 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
CITROËN VODAFONE TEAM NAS 9 PROVAS DO CPR 2018 Tendo alinhando em todas as 5 anteriores jornadas do Campeonato de Portugal de Ralis 2018, abdicando, de acordo com o regulamento da pontuação do rali açoriano, o Citroën Vodafone Team tem ainda pela frente o seguinte restante calendário:  D ata Pro va  Org a niz a d or  30 junho e 01 julho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco  02 a 04 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira  22 e 23 setembro Rali Amarante Baião (asfalto) Clube Automóvel de Amarante  17 e 18 novembro Rali Casinos do Algarve (asfalto) Clube Automóvel do Algarve

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos