Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

CAMPEONATO PORTUGAL TODO O TERRENO - DESAFIO MAZDA EM IDANHA A NOVA

Quarta, 05 Setembro 2018 13:03 | Actualizado em Sábado, 21 Setembro 2019 13:03

Desafio Total Mazda 2018

 

PREVÊ-SE LUTA ACESA PELOS PONTOS EM IDANHA-A-NOVA

 

A duas provas do final da edição de 2018 do Desafio Total/Mazda – a Baja TT de Idanha-a-Nova (na estrada a partir desta 6ªF) e a Baja Portalegre 500 (no último fim de semana de Outubro) – encontra-se tudo ainda em aberto relativamente à atribuição dos diferentes títulos do presente ano. Será, assim, no palco de Idanha que se irão definir melhor os contornos e as estratégias com vista a se conhecerem os ‘Campeões’ desta iniciativa da Mazda e da Total, através de seis equipas que, aos comandos dos competitivos Mazda Proto, irão lutar pelos lugares do pódio e pelas pontuações associadas: 25 para o vencedor, 18 para o 2º classificado e 15 para o terceiro, para além dos pontos extra atribuídos aos mais rápidos no Prólogo e nos 3 Sectores Selectivos da prova albicastrense.

 

À partida desta penúltima das 6 provas que, este ano, compõem o calendário do Desafio Total/Mazda, numa estrutura que, pela primeira vez, acompanha a totalidade do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, é a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela (nº 508) quem conta com uma contabilidade mais robusta (72 pontos), que, entre outros resultados, somam este ano 2 vitórias – nas Bajas de Loulé e Gondomar – que deram um importante empurrão à sua pontuação acumulada.

 

Numa prova conhecida pela sua espectacularidade mas também por alguma dureza, eles terão de gerir bem a vantagem de 17 pontos que, presentemente, tem sobre os seus adversários mais directos, os muito regulares Jorge Cardoso/Joaquim Norte (nº 526), que, nesta edição do Desafio e entre outras pontuações, somam presenças no lugar intermédio de 3 pódios: Bajas TT do Pinhal, de Loulé e de Gondomar. Falta-lhes uma vitória no palmarés e vão aqui lutar por ela, apostando na fiabilidade do seu Mazda Proto.

 

No seu encalço estão Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (nº 516), a terceira dupla que, em condições normais, ainda poderá aspirar aos títulos do presente ano. Somando, neste momento, 48 pontos, estão, por isso, a apenas 7 pontos da vice-liderança e a 24 do topo da tabela, pelo que também a eles lhes interessa um valiosíssimo 1º lugar.

 


Já as restantes 3 presenças em Idanha já estão longe em termos pontuais, mas nem por isso irão andar mais devagar, pretendendo demonstrar a sua constante evolução aos comandos dos Mazda Proto e lutar pelos lugares do pódio. Filipe Videira/André Coimbra (nº 599) somam 15 pontos e Floriano Roxo/Pedro Carrapiço (nº 592) têm 10 pontos. A sexta e última inscrição é a de Mário Pedro/João Santos (nº 548), eles que apenas estiveram na jornada de Reguengos e que ainda não têm qualquer resultado.

 

À semelhança das anteriores provas do Nacional de TT, não será de estranhar ver-se os Mazda Proto do Desafio Total Mazda a imiscuírem-se entre os candidatos aos títulos da categoria maior do todo-o-terreno nacional, lutando pelos melhores tempos nos diferentes Sectores Selectivos da prova. Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal conta com o alto patrocínio da Total e parcerias com a EuropAssistance e a Avivar.

 

 

A Baja TT de Idanha-a-Nova em resumo

Prova habitualmente dura, em termos físicos como mecânicos, a Baja TT de Idanha a Nova é organizada pela Escuderia Castelo Branco nos terrenos circundantes àquela localidade. Disputando-se entre 6ª Feira e Sábado (7 e 8 de Setembro), será a 5ª e penúltima prova do Desafio Total Mazda 2018 e do próprio Nacional de TT, contando com 508,17 km de extensão total, divididos por 2 Etapas, com 1 Prólogo e 3 Sectores Selectivos (SS).

 

A 1ª Etapa arranca para a estrada às 14h40 de 6ª Feira, iniciando-se a competição às 15h00 com o Prólogo (8 km). Segue-se o SS 1 (17h30), com 85,44 km, no eixo Sra. Almortão/Zebreira Norte/Sra. Almortão, rumando-se, no final o dia ao Parque Fechado (21h30). Dali voltando a sair às 08h00 de Sábado, os concorrentes têm pela frente 2 SS, intervalados por um Reagrupamento: às 08h20 começam os 140,19 km do SS 2 (Sra. Almortão/Zebreira/Rosmaninhal/Sra. Almortão) e às 14h25 os 179,9 km do SS 3 (Sra. Loreto/Penamacor/Monfortinho/Zebreira/Sra. Almortão).

 

Quem melhor souber gerir este 5º embate do ano irá garantir valiosos 25 pontos da vitória no Desafio Total Mazda, numa baja TT cujo Final está agendado para as 17h30, no Pódio montado no centro de Idanha-a-Nova.

 


Desafio Total Mazda 2018

(após a 4ª de 6 provas)

Cl. Pilotos                     Navegadores         Pontos

Pedro Dias da Silva     José Janela              72 pontos

Jorge Cardoso            Joaquim Norte          55 pontos

Bruno Rodrigues         Ricardo Claro           48 pontos

Francisco Gil              Filipe Rasteiro          26 pontos

      Bruno Oliveira            Paulo Marques          26 pontos

Filipe Videira              Pedro Santos           15 pontos

Floriano Roxo             Pedro Carrapiço        10 pontos

 

 

10 Anos de Desafio Total/Mazda

Palmarés

Ano     Piloto                     Navegador

2017    Pedro Dias da Silva   José Janela

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                João Ratinho

2014    Carlos Pinto             Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                José Motaco

2011    João Rato                José Motaco

2010    João Pais                 João Rato

2009    João Pais                 -

2008    Bruno Oliveira          -


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos