Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

NACIONAL - CAMPEONATO NACIONAL DE TODO O TERRENO - DESAFIO MAZDA

Sábado, 17 Março 2018 19:41 | Actualizado em Segunda, 24 Setembro 2018 12:58

Baja TT do Pinhal 2018

 

Pedro Dias da Silva lidera Desafio e é terceiro à geral na Sertã

 

Arrancou ao início da tarde desta chuvosa Sexta-feira de final de Inverno a prova de abertura do Campeonato Nacional de TT, que, este ano, é também a ronda inaugural de mais uma temporada, a 11ª do Desafio Total Mazda. A Baja TT do Pinhal contou com os primeiros dois troços cronometrados, o Prólogo e o primeiro Sector Selectivo, que totalizaram aproximadamente 80 quilómetros em pistas entre Oleiros e a base da prova, Sertã.

 

Em termos de Desafio Total Mazda, o grande destaque vai a prova sem mácula que a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela está a realizar. A equipa que venceu o Desafio em 2017 lidera, para já, a competição promovida pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, mas acumula um não menos relevante terceiro lugar à geral, tendo mesmo passado pelo segundo posto, de que só abdicaram já na fase final do Sector Selectivo.

 

Com sete equipas a disputar esta prova de abertura da temporada de 2018, Pedro Dias da Silva imprimiu um ritmo forte desde o arranque, confinante nas suas, mas também nas capacidades do seu Mazda Proto e o resultado está à vista. À chegada, no final do dia à Sertã, esclarecia que “foi um dia muito bom para nós e que nos coloca em excelente posição para a segunda etapa. Correu tudo bem. O carro esteve irrepreensível e estou ciente de que não garantimos o segundo posto devido a um erro que cometi já no final do dia, num cruzamento em que era impossível inverter a marcha. Perdemos algum tempo, que nos custou o segundo lugar, que ocupávamos desde o primeiro CP (controlo de passagem). Estamos muito satisfeitos, mas plenamente convencidos de que a etapa de amanhã será exigente. Assim, temos que fazer uma gestão rigorosa do andamento para alcançar os nossos objectivos.”

 

Segundos classificados no Desafio Total Mazda ao cabo da primeira etapa Nuno Tordo/António Serrão tiveram um arranque difícil com uma prestação complicada no Prólogo. O Sector Selectivo “correu-nos bem melhor e conseguimos imprimir um ritmo bem mais forte. Estou contente com este segundo lugar e queremos estar na luta amanhã,” esclareceu o piloto.

 

 

 

Depois do segundo tempo do Desafio no Prólogo, Francisco Fil/Filipe Rasteiro garantiram ao final do dia o terceiro posto numa etapa em que rodaram “de forma muito calma. Sem correr riscos. Continuo a ter dificuldades com o carro, que tem um habitáculo muito pequeno para mim. Fazemos o que podemos e amanhã ainda há muita corrida...” afirmou Francisco Gil.

 

Bruno Rodrigues/Ricardo Claro tiveram um primeiro dia duro, com dificuldades logo no prólogo, terminando com a quarta posição. Jorge Cardoso/Joaquim Norte não evitaram um despiste no troço de abertura da prova e acabaram por condicionar o resto do Prólogo, já que o seu carro ficou a bloquear a pista. Desta forma, Cardoso e ainda os restantes pilotos do Desafio, Floriano Roxo/Nuno Roxo e Filipe Videira/André Coimbra que, assim tiveram de cumprir o troço em ligação. Filipe Videira acabou por abandonar com o seu Mazda proto preso numa zona de muita lama do Sector Selectivo, enquanto Floriano Roxo e Jorge Cardoso garantiram, respetivamente, a quinta e sexta posições.

 

Para amanhã estão reservados os 102,25 km do Sector Selectivo 2 - Sertã/Isna/Proença/Moitas/Sertã (início às 08h10), e a derradeira especial ao cronómetro de 140,9 km, Sertã/Oleiros/Isna/Proença-a-Nova. A chegada ao Pódio Final está agendada para as 15h45 em Proença-a-Nova.

 

Classificação da 1ª Etapa (Desafio Total Mazda)

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 1h14m44,91s

2º Nuno Tordo/António Serrão 1hm23m53,51s

3º Francisco Gil/Filipe Rasteiro, 1h30m11,87s

4º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro 1h32m12,08s

5º Floriano Roxo/Nuno Roxo, 1h38m34,31s

7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte 1h46m32,00s

 

Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT

Recorde-se que esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda é composta, pela primeira vez na sua história, por todas as 6 provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, da responsabilidade da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal mantém o alto patrocínio da Total e as parcerias com a EuropAssistance e a Avivar. Assume esta nova estrutura, procurando tirar um maior partido de um crescente grau de competitividade e das interessantes lutas que se registam no pelotão dos diferentes Mazda Proto inscritos, não sendo raras as vezes que os pilotos que os tripulam se envolvam na luta pelos lugares da frente das próprias provas.

 

Recorde-se o Calendário do Desafio Total Mazda 2018:

 

Data

Prova

Organizador

16 e 17 Março

Baja TT do Pinhal

Escuderia Castelo Branco

07 e 08 Abril

Baja TT de Loulé

Clube Automóvel do Algarve

25 a 27 Maio

Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal

Soc. Artística Reguenguense

16 e 17 Junho

Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana

Gondomar Automóvel Sport

07 e 08 Setembro

Baja TT de Idanha-a-Nova

Escuderia Castelo Branco

25 a 27 Outubro

Baja TT Portalegre 500

ACP Motorsport

 

10 Anos de Desafio Total/Mazda: Palmarés

Ano     Piloto                     Navegador

2017    Pedro Dias da Silva   José Janela

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                João Ratinho

2014    Carlos Pinto             Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                José Motaco

2011    João Rato                José Motaco

2010    João Pais                 João Rato

2009    João Pais                 -

2008    Bruno Oliveira          -


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos