Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

CAMPEONATO NACIONAL DE TODOS O TERRENO - BAJA LOULÉ - DESAFIO MAZDA - PEDRO DIAS DA SILVA

Quinta, 19 Abril 2018 21:44 | Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2018 17:23

Baja Loulé é a segunda prova da temporada de 2018

 

Pedro Dias da Silva comanda Desafio após o primeiro dia de competição

 

Está terminado o primeiro dos dois dias de competição que compõem a edição de 2018 da Baja Loulé, organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Com seis Mazda Proto à partida, esta estreia do Desafio Total Mazda em terras algarvias era aguardada com natural interesse, sendo que, a exemplo do sucedido na Baja TT do Pinhal, os concorrentes da competição levada a cabo pela Mazda e pela Total não defraudaram as expectativas.

 

A dupla vencedora do Desafio Total Mazda no ano passado, Pedro Dias da Silva/José Janela, mostrou, uma vez mais, estar apostada “em fazer estragos” no topo da classificação e, depois de terem assegurado o segundo melhor tempo à geral no Prólogo, terminaram o dia com o quinto lugar à geral, liderando, naturalmente o Desafio. Cumpridos os primeiros 88 quilómetros ao cronómetro, o piloto de Tomar revelava que “correu dentro do que queríamos. Não valia a pena correr riscos e havia zonas muito perigosas, principalmente por causa da lama. Estamos contentes com o resultado, mas há ainda muita corrida amanhã...”

 

Os segundos melhores do Desafio neste primeiro dia foram a dupla portalegrense formada por Francisco Gil e Francisco Rasteiro, que levaram o Mazda Proto ao 16º lugar da geral, com uma etapa cumprida “em ritmo muito calmo. Com os pneus de que dispomos não valia a pena arriscar. O carro está ótimo e queremos voltar a garantir um bom resultado, portanto este é o andamento que nos interessa.”

 

A fechar o pódio provisório ficaram Jorge Cardoso/Joaquim Norte, eles que chegaram a ocupar a segunda posição do Desafio. “O piso estava muito traiçoeiro com muita lama e ainda apanhámos alguns sustos. Ainda assim correu bem e estamos prontos para amanhã.”

 

Bruno Rodrigues/Ricardo Claro asseguraram, provisoriamente, o quarto lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda, posição que satisfaz a equipa que andou com muito cuidado, em particular nas zonas mais escorregadias. Pelo caminho ficaram Nuno Tordo/António Serrão (Turbo) e Filipe Videira/André Coimbra (Injecção), sendo que este último conseguiu reparar a avaria, tendo recebido autorização da direcção de prova para alinhar na etapa de amanhã.

 

A segunda e derradeira etapa desta Baja Loulé 2018 conta com dois Sectores Selectivos. O primeiro tem início pelas 8h10 e dista aproximadamente 81 quilómetros, enquanto o último conta com 140,0 quilómetros. O final da prova (cerimónia de pódio em Almancil) está agendado para as 15h16. 

 

Classificação da 1ª Etapa (Desafio Total Mazda)

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 1h29m25,1s

2º Francisco Gil/Filipe Rasteiro, 1h41m53,8s

3º Jorge Cardoso/Joaquim Norte 1h41m59,3s

4º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro 1h46m26,6s

 

Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT

Recorde-se que esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda é composta, pela primeira vez na sua história, por todas as 6 provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, da responsabilidade da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

 

Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal mantém o alto patrocínio da Total e as parcerias com a EuropAssistance e a Avivar. Assume esta nova estrutura, procurando tirar um maior partido de um crescente grau de competitividade e das interessantes lutas que se registam no pelotão dos diferentes Mazda Proto inscritos, não sendo raras as vezes que os pilotos que os tripulam se envolvam na luta pelos lugares da frente das próprias provas.

 

Recorde-se o Calendário do Desafio Total Mazda 2018:

 

Data

Prova

Organizador

16 e 17 Março

Baja TT do Pinhal

Escuderia Castelo Branco

07 e 08 Abril

Baja TT de Loulé

Clube Automóvel do Algarve

25 a 27 Maio

Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal

Soc. Artística Reguenguense

16 e 17 Junho

Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana

Gondomar Automóvel Sport

07 e 08 Setembro

Baja TT de Idanha-a-Nova

Escuderia Castelo Branco

25 a 27 Outubro

Baja TT Portalegre 500

ACP Motorsport

 

10 Anos de Desafio Total/Mazda: Palmarés

Ano     Piloto                     Navegador

2017    Pedro Dias da Silva   José Janela

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                João Ratinho

2014    Carlos Pinto             Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                José Motaco

2011    João Rato                José Motaco

2010    João Pais                 João Rato

2009    João Pais                 -

2008    Bruno Oliveira          -


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos