Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

NACIONAL TODO O TERRENO - DESAFIO TOTAL MAZDA

Quinta, 24 Maio 2018 15:59 | Actualizado em Sexta, 20 Julho 2018 09:41

Desafio Total/Mazda em Reguengos

 

OITO MAZDA PROTO

NA CAPITAL DOS VINHOS

 

Baja TT Reguengos de Monsaraz / Capital dos Vinhos de Portugal. É esta a longa denominação da próxima prova do Desafio Total/Mazda 2018, que se disputa já neste fim-de-semana naquela região alentejana, palco de tantas batalhas das mais conceituadas provas de todo-o-terreno nacionais. Será a 3ª jornada da presente temporada do Desafio, pelo que no seu final atingir-se-á a primeira metade dos pontos a distribuir em 2018.

 

Neste particular, a vantagem pontual vai, nesta altura, para a dupla Jorge Cardoso/Joaquim Norte, que nesta prova terão o nº 526 nas portas do seu Mazda Proto. Eles somam 36 pontos fruto dos dois 2ºs lugares alcançados nas duas primeiras provas do ano, a Baja TT do Pinhal e a Baja de Loulé. Seguem-lhes no encalço, com apenas menos 5 pontos, Pedro Dias da Silva/José Janela (nº 508), vencedores da prova algarvia. À espreita de nova vitória está outra dupla, Francisco Gil/Filipe Rasteiro (nº 512), vencedora no Pinhal. Somam 26 pontos, mais 9 do que Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (nº 516), eles que foram 3ºs na jornada algarvia.

 

A completar o lote de oito Mazda Proto – viaturas de todo-o-terreno com silhueta do SUV CX-5 – inscritos na prova da Sociedade Artística Reguenguense estão outras formações: Bruno Oliveira/Paulo Marques (nº 523), Floriano Roxo/Pedro Carrapiço (nº 592) e Filipe Videira/André Coimbra (nº 599). Estreantes no Desafio são Mário Pedro e João Santos, cujo Mazda Proto terá nº 548 nas portas.

 

Prevê-se, por isso, uma árdua batalha por terras do interior alentejano, não só pela vitória nesta 3ª prova do Desafio Total/Mazda 2018, como também pelo melhor lugar em termos de geral, já que invariavelmente alguns Mazda Proto têm surgido no top-5 de algumas provas do Nacional de TT, por vezes até conseguindo discutir a vitória, passando, por isso, pela liderança. Fruto do tempo maioritariamente seco que tem assolado a região, prevê-se uma prova dura, física e em termos mecânicos, pelo que quem melhor souber gerir a corrida irá garantir os 25 pontos correspondentes à vitória.

 


A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal em resumo

Organizada pelos conceituados profissionais da Sociedade Artística Reguenguense, a Baja TT Reguengos de Monsaraz/Capital dos Vinhos de Portugal é, simultaneamente, a terceira prova do Desafio Total Mazda 2018 e do Nacional de TT. Tem o seu centro nevrálgico naquela localidade alentejana e compõe-se de 2 Etapas (3 Secções), num total de 381,48 km. A 1ª Secção inclui o Prólogo de 8,28 km, e as restantes duas integram um Sector Selectivo (SS) cronometrado comum, com 142 km de extensão.

 

Com as Assistências concentradas no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, será também daqui que, a partir das 22h30 de Sexta-feira (25 Maio) será feito o Cerimonial de Partida. Na manhã do dia seguinte (Sábado) tem início a parte competitiva desta Baja TT, rumando os concorrentes ao Prólogo, troço a disputar pelo primeiro concorrente na estrada a partir das 10h30. Segue-se, a partir das 15h30, a primeira passagem pelo SS, percurso que se repete no Domingo, a partir das 11h00. O final da prova far-se-á no Pódio montado na Praça da Liberdade, com a respectiva entrega de prémios que está agendada para as 16h00.

 

Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT

Recorde-se que esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda acompanha, pela primeira vez na sua história, a totalidade das provas (6) pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, competição da responsabilidade da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tendo o seguinte Calendário:

 

Data

Prova

Organizador

16 e 17 Março*

Baja TT do Pinhal

Escuderia Castelo Branco

07 e 08 Abril*

Baja TT de Loulé

Clube Automóvel do Algarve

25 a 27 Maio

Baja TT Reguengos de Monsaraz / Capital dos Vinhos de Portugal

Soc. Artística Reguenguense

16 e 17 Junho

Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana

Gondomar Automóvel Sport

07 e 08 Setembro

Baja TT de Idanha-a-Nova

Escuderia Castelo Branco

25 a 27 Outubro

Baja TT Portalegre 500

ACP Motorsport

*já disputado

 

Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal conta com o alto patrocínio da Total e parcerias com a EuropAssistance e a Avivar.


Desafio Total Mazda 2018

(após a 2ª de 6 provas)

Cl. Pilotos                     Navegadores         Pontos

Jorge Cardoso            Joaquim Norte          36 pontos

Pedro Dias da Silva     José Janela              31 pontos

Francisco Gil              Filipe Rasteiro          26 pontos

Bruno Rodrigues         Ricardo Claro           15 pontos

 

 

10 Anos de Desafio Total/Mazda

Palmarés

Ano     Piloto                     Navegador

2017    Pedro Dias da Silva   José Janela

2016    Etelvino Carvalho     João Penedo

2015    João Rato                João Ratinho

2014    Carlos Pinto             Miguel Sanchez

2013    Etelvino Carvalho     Nuno Gonçalves

2012    João Rato                José Motaco

2011    João Rato                José Motaco

2010    João Pais                 João Rato

2009    João Pais                 -

2008    Bruno Oliveira          -


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos