Velocidade Online

Nacional - Karting

NACIONAL - KARTING - SANTIAGO RIBEIRO EM ESPANHA

Sábado, 04 Maio 2019 07:41 | Actualizado em Segunda, 18 Novembro 2019 03:33

Presente na segunda etapa do Campeonato de Espanha de Karting, realizada em Recas, Santiago Ribeiro deixou boas indicações da evolução constante que vem exibindo aos comandos do Birel ART da Escola de Karting do Oeste.

Santiago Ribeiro foi um de vários pilotos portugueses a competir a semana passada na segunda etapa do Campeonato de Espanha de Karting, realizada no Karting Correcaminos de Recas, nos arredores da cidade de Toledo. Aos comandos de um Birel ART/Iame/VEGA da categoria Júnior, o jovem da Região Oeste deixou excelentes indicações da sua evolução, ao mesmo tempo que mostrou muita motivação e competitividade. Desde logo, Santiago Ribeiro mostrou estar preparado para as exigências do Campeonato de Espanha de Karting, muitos 'degraus' acima da realidade a que está habituado na competição em Portugal. Nos treinos cronometrados, Santiago Ribeiro efetuou a sua melhor volta em 57.279s, ficando com o 21º tempo (entre os 41 participantes) e a cerca de sete décimas de segundo da pole positivo. De entre os quatro pilotos portugueses a competir na categoria Júnior, o jovem da Região Oeste efetuou o melhor tempo, ex équo com José Barros (57.279s).

Nas duas mangas de qualificação realizadas no sábado, Santiago Ribeiro tornou a exibir-se em bom nível. Na primeira, saindo do 13º lugar teve um bom desempenho na pista, mas, no final em virtude das muitas disputas que teve com adversários, acabou por ter a frente do seu kart danificada, o que lhe valeu uma penalização de cinco segundos, projetando-o para o 21º lugar. Na segunda manga de qualificação, tornou a ser infeliz e a ter outro toque na frente do seu kart, sendo de novo penalizado, concluindo ainda assim no 17º lugar, o que lhe garantiu a qualificação para as duas e decisivas corridas de Domingo.

No Domingo, nas corridas, reservadas apenas aos melhores 34 dos 41 participantes, Santiago Ribeiro voltou a estar bem, tendo em conta a sua inexperiência. Na Corrida 1, saindo do 22º lugar num pelotão recheado de pilotos de enorme talento, alguns deles com grande experiência internacional, Santiago Ribeiro terminou em 26º. Na Corrida 2, saindo de 26º, o piloto esteve de novo forte e competitivo, ganhando quatro posições durante as 15 voltas de prova, vindo a concluir em 22º, 'rematando' de forma competente uma boa prestação neste fim de semana por terras do país vizinho.

O Santiago esteve muito forte durante todo o fim de semana, mostrando-se muito competitivo numa realidade à qual não está habituado, inserido num pelotão numeroso de pilotos e altamente competitivo”, disse Nuno Inácio, responsável máximo da Escola de Karting do Oeste. “Nos treinos e nas mangas de qualificação, não esteve tímido e impôs o seu talento, conseguindo com naturalidade qualificar-se para as duas corridas de Domingo, que são verdadeiras Finais. Tendo em conta que nas duas mangas de qualificação foi penalizado por danos na carenagem frontal, conseguiu qualificar-se, o que mostra que sem esses contratempos estaria ainda mais acima na classificação. Nas corridas 1 e 2, tornou a mostrar-se forte mentalmente, especialmente na segunda em que conseguiu evoluir no pelotão, para ganhar quatro posições. Deste fim de semana, o balanço que fazemos é bastante positivo, com o Santiago cada vez a mostrar-se mais forte, técnica e mentalmente.”


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos