Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO DO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2018 - HAAS MOSTRA O SEU CARRO PARA ESTA ÉPOCA

Quarta, 14 Fevereiro 2018 22:27 | Actualizado em Sexta, 17 Agosto 2018 05:58

SEM AVISAR, Haas revela primeiro carro da F1 2018.

– o contendor de 2018 da Haas F1 Team para o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, o VF-18, foi apresentado hoje oficialmente através das redes sociais e do website da equipa.

O VF-18 é uma evolução do segundo carro da formação, o VF-17, que levou a Haas F1 Team até ao oitavo lugar do Campeonato de Construtores de 2017. Quarenta e sete pontos foram marcados pelo VF-17 durante a segunda temporada da Haas F1 Team, mais dezoito que o total alcançado pela equipa na sua época de estreia, em 2016.

Incorporar a sigla “VF” no nome do carro sublinha a história da Haas Automation, o patrocinador principal da equipa. A primeira máquina CNC construída pela Haas Automation foi a VF-1, debutada em 1988. O “V” significa vertical, que é uma designação standard da indústria para fresadora vertical. Gene Haas, o fundador da Haas Automation, adicionou “F1” ao nome para, oficiosamente, designá-la como a “Very First One” (n.d.r.: a primeira de todas) da companhia.

Como presidente da Haas F1 Team, a sigla “F1” dessa primeira máquina ganhou importância, uma vez que a Haas usa a Fórmula 1 para tornar a Haas Automation numa marca premium e global.

“As pessoas veem o que podemos fazer na Fórmula 1e acreditam que a Haas Automation consegue construir máquinas industriais de nível mundial”, disse Haas, cuja equipa é a primeira oriunda dos Estados Unidos da América desde 1986. “Ser um concorrente na Fórmula 1 oferece-nos um nível de credibilidade que não alcançamos através da publicidade tradicional”.

Haas tornou a Haas Automation no maior construtor de máquinas CNC da América do Norte ao centrar-se em detalhes e num constante refinamento. Aplicou esses mesmos atributos à Haas F1 Team.

“Eliminámos muitas variáveis onde sabíamos que eramos mais fracos”, afirmou Haas. “Focámo-nos naquilo que é preciso para tornar o nosso carro consistente e permitir-nos diminuir a diferença para as equipas de topo”.

Para além do refinamento, o VF-17 carrega a adição significativa do Halo e uma redução profunda da barbatana de tubarão.

“A maior parte da evolução do carro deve-se à introdução do Halo”, afirmou Guenther Steiner, o chefe de equipa da Haas F1 Team. “Os aerodinamistas tiveram que realizar alguns estudos, mas os designers tiveram que trabalhar arduamente para modificar o chassis para que o Halo pudesse suster as forças exigidas. O peso mínimo do carro foi aumentado, devido ao Halo, e tem um centro de gravidade mais elevado simplesmente devido ao posicionamento do Halo. Mas todos estamos no mesmo barco.

O regulamento manteve-se estável entre 2017 e 2018, portanto, o VF-18 é uma evolução do nosso carro do ano passado. Tem menos de reinventar e mais de refinar. Podemos ver elementos do carro do ano passado no deste ano.

O nosso carro de 2017 era bastante bom, mas nem sempre tiramos dele o seu máximo, e esse é o nosso objectivo de 2018. Tornámos o carro o mais leve possível de modo a poder ter o máximo de lastro. Conseguimos realizar um bom trabalho de modo a podermos colocar peso onde desejarmos.”

As cores corporativas da Haas Automation foram mantidas no VF-18. O cinzento domina a decoração, pontuada por tons de vermelho e preto, que incorpora o aspecto da linha completa de centros de maquinação verticais e horizontais da Haas Automation. Aproximadamente mil e trezentos colaboradores formam a Haas Automation, sendo as máquinas exportadas a partir de Oxnard, na Califórnia, para mais de sessenta países. O VF-18 evidencia o compromisso da Haas Automation com a tecnologia e inovação face a uma audiência global e apaixonada.

“A decoração marca um ligeiro regresso à que tínhamos no nosso primeiros carro, o VF-16”, disse Steiner. “Demonstra clareza, precisão, tal como uma máquina CNC construída pela Haas Automation.

O VF-18 testará no Circuit de Barcelona – Catalunya entre os dia 26 e 1 de Março e, posteriormente, entre 6 e 9 de Março. O primeiro Grande Prémio da temporada, o Grande Prémio da Austrália, terá lugar em Melbourne no dia 25 de Março.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos