Velocidade Online

Mundial - Autocross/Ralicross

CAMPEONATO MUNDO DE RALICROSS - ALEMANHA

Quinta, 11 Outubro 2018 19:13 | Actualizado em Sábado, 20 Outubro 2018 22:04

PEUGEOT 208 WRX A POSTOS PARA
A ÚLTIMA CORRIDA DO ANO NA EUROPA

 

13 e 14.10.2018 | 11º PROVA – ESTERING (ALEMANHA)

 

A ronda alemã do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (World RX) é um dos eventos mais populares do calendário. Realizada a norte do país, não muito longe da importante cidade de Hamburgo, será a penúltima prova do ano do calendário e a última em solo europeu. O Team PEUGEOT Total regressa às competições bem mais perto de casa, depois de duas intensas semanas de aprendizagem nos EUA e prepara-se para enfrentar as condições meteorológicas difíceis, já que o outono alemão traz, na maioria das vezes, muita chuva.

 

 

·         Sébastien Loeb e Timmy Hansen mantiveram em alta o bom ritmo do Team PEUGEOT Total, alcançando a Final na anterior ronda do Campeonato, no passado fim de semana nos EUA (10ª jornada de um total de 12). Este resultado está em linha com a estratégia da PEUGEOT Sport, pois a equipa prossegue com a aprendizagem e o desenvolvimento do PEUGEOT 208 WRX Evo, naquela que é a sua primeira temporada como equipa 100% oficial no WRX.

 

·         Após um promissor desempenho nos EUA, Kevin Hansen, o benjamim da equipa, está determinado em juntar-se aos seus colegas de equipa na Final de Estering.

 

  • Buxtehude é uma pista rápida e radical, muito variada em termos de velocidade e aderência, e com muitos outros desafios que os pilotos terão de enfrentar. Localizado nas profundezas de uma zona rural, a 35 quilómetros de Hamburgo, o circuito tem 952 metros de extensão e possui uma configuração 60% alcatrão/40% terra, sendo a largura do traçado entre os 10 e os 16 metros. O recorde da pista data do ano passado: 35,277 segundos, uma proeza da autoria de Johan Kristoffersson, o entretanto coroado Campeão de 2018. O fim de semana promete oferecer uma experiência de ralicross ao estilo old school, com uma configuração compacta e milhares de fãs entusiásticos que criam um ambiente de festa ao longo do todo o evento. 

 

Kenneth Hansen, Diretor do Team PEUGEOT Total

“Buxtehude é um circuito interessante porque permite diversas formas de abordagem, tanto em termos de set-up como no estilo de condução. O circuito é relativamente pequeno mas tem um pouco de tudo, desde uma reta rápida, onde podemos chegar aos 170/180 km/h, até uma chicane em terra a subir que se pode tornar bastante difícil. Embora a pista não tenha uma zona de salto, não é raro ver os carros no ar devido às covas e buracos que se formam no piso. É quase como um carrocel, mas é muito divertido. Nesta altura do ano, o tempo na zona é muito imprevisível. O curioso é que, se chover, a terra tende a absorver a humidade. Penso que se trata de um circuito favorável ao nosso carro, portanto estamos a contar com um bom desempenho.”

 

Sébastien Loeb, PEUGEOT 208 WRX Evo #9

“A corrida na Alemanha é um grande desafio. É uma pista onde ‘voamos’ bastante porque a aderência é quase inexistente, tanto no alcatrão como na terra, o que torna as coisas particularmente difíceis. É consideravelmente estreita, mas é interessante. Para ser sincero, não é um dos meus circuitos favoritos, mas espero que, com as nossas mais recentes evoluções, o carro seja competitivo e possamos obter um bom resultado. Como sempre, o objetivo é ter um fim de semana ‘limpo’ logo desde o início, evitando andar ‘embrulhado’ na multidão: este é o verdadeiro segredo para ter sucesso no ralicross. O que tem sido encorajador é o progresso constante que temos feito no desenvolvimento do 208 WRX: os engenheiros e os mecânicos têm trabalhado arduamente. Espero que isso se traduza em pista.”

 

 

 

Timmy Hansen, PEUGEOT 208 WRX Evo #21

‘’A pista alemã é um circuito de terra ‘a sério’, onde temos de andar sempre em modo de ataque, logo desde o início. Vai ser divertido. Depois do fim de semana nos EUA, onde as ultrapassagens eram muito difíceis, Buxtehude vai ser um pouco diferente. Tudo pode acontecer. É um verdadeiro circuito de ralicross, do tipo ‘old school’. Estou ansioso por correr lá: é o tipo de pista onde atiramos o carro para uma curva, aceleramos a fundo e atiramos com terra pelo ar, ou seja, divertimo-nos à grande. No ano passado, fui 2º na Alemanha, pelo que só há uma forma de melhorar esse resultado!”

 

Kevin Hansen, PEUGEOT 208 WRX #71

“Passar de Austin para Buxtehude vai ser um contraste tão grande como aquele que o meu irmão sentiu no passado fim de semana, quando passou do circuito dos Nitro Games, no Utah, para o circuito de Austin, no Texas. Buxtehude é uma pista de ralicross muito tradicional e é uma das minhas preferidas. Nos dois últimos anos cheguei sempre à Final, portanto tenho um bom ‘feeling’ da pista e conto com um bom resultado. A secção de terra é mesmo ‘old school’: as pistas mais recentes têm uma mistura de pó de alcatrão com terra, sendo que essa camada tende a desaparecer muito rapidamente, e depois temos uma superfície muito mais firme logo abaixo. A zona de terra tradicional que encontramos na Alemanha é muito mais solta, portanto temos atravessar muito mais o carro, o que torna a condução bem mais agressiva: pura diversão!”

 


CAMPEONATO DE PILOTOS (após 10 provas de 12)

1. Johan KRISTOFFERSSON / Volkswagen Polo R - 281 pontos

2. Mattias EKSTRÖM / Audi S1 - 204

3. Petter SOLBERG / Volkswagen Polo R - 202

4. Andreas BAKKERUD / Audi S1 - 200

5. Sébastien LOEB / PEUGEOT 208 WRX - 195

6. Timmy HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 163

7. Niclas GRÖNHOLM / Hyundai i20 - 124

8. Kevin HANSEN / PEUGEOT 208 WRX - 113

9. Janis BAUMANIS / Ford Fiesta - 79

10. Timur TIMERZYANOV / Hyundai i20 - 77

CAMPEONATO DE EQUIPAS (após 10 provas de 12) 

1. PSRX Volkswagen Sweden - 483 pontos

2. EKS Audi Sport - 404

3. Team PEUGEOT Total - 358

4. GRX Taneco - 201

5. GC Kompetition - 130

6. Olsbergs MSE – 50

 

 


informationsSABIA QUE…

A PEUGEOT é uma das grandes estrelas do Salão Automóvel de Paris deste ano, espaço situado não muito longe do local onde nascem os PEUGEOT 208 WRX, nas oficinas da PEUGEOT Sport em Versailles. No certame francês, a marca apresenta o espetacular protótipo e-Legend, um concept car 100% elétrico inspirado no lendário modelo 504 de 1968, dotado de um conjunto de baterias que anima todas as quatro rodas. Com 462 CV, o protótipo e-Legend apresenta uma aceleração dos 0 a 100 kmh em menos de 4 segundos até uma velocidade máxima de 220 km/h e uma autonomia estimada em 600 km. O Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (World RX) também está empenhado num futuro100% elétrico: uma das razões pelas quais a PEUGEOT escolheu esta disciplina como o ponto central do seu programa desportivo oficial.

 


 

 

informationsWORLD RX: A CATEGORIA, AS CORRIDAS E AS REGRAS

Saiba tudo sobre o World RX - a categoria, as corridas e as regras: https://bit.ly/2rZlFxb
Veja os episódios da série PEUGEOT “WRX Racing Test” em
https://bit.ly/2qN7LgU

informationsO WRX NA TV

No ano passado as provas do Campeonato do Mundo FIA WRX foram vistas na TV por mais de 24 milhões de pessoas, dos quais 17 milhões na Europa, números que têm vindo a crescer de forma constante. Em complemento, são mais de 32 milhões de minutos de filmagens vistas no YouTube que, combinadas com as imagens de Instagram e Facebook, fazem com que o alcance digital do ralicross seja superior a 34 milhões de visualizações. Entre as principais emissoras de televisão incluem-se a SportTV (Portugal), L'Equipe (França), CBS (EUA), RTBF (Bélgica), SVT (Suécia) e RDS (Canadá).

A final da jornada de Esterin será transmitida no domingo (14 outubro), na Sport TV 2, a partir das 12h00 (hora em Portugal Continental).


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos