Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS - A CITROEN NO RALI DA SUÉCIA

Sábado, 17 Fevereiro 2018 11:43 | Actualizado em Quinta, 28 Março 2024 01:23

13h00: Pódio (Torsby)

12h18: ES 19 – Torsby 2 (9,56 km – Power Stage)

09h51: ES 18 – Likenäs 2 (21,19 km)

07h50: ES 17 – Likenäs 1 (21,19 km)

06h30: Partida para o Dia 4 e Assistência G (Torsby – 15’)

DOMINGO, 18 FEVEREIRO

 

19h56: Assistência Flexi F (Torsby – 45')

19h26: ES 16 – Torsby Sprint (3,43 km)

17h45: ES 15 – Karlstad 2 (1,90 km)

15h08: ES 14 – Vargasen 2 (14,21 km)

14h12: ES 13 – Hagfors 2 (23,40 km)

12h44: ES 12 – Torntorp 2 (19,88 km)

11h40: Assistência E (Torsby – 30')

10h08: ES 11 – Vargasen 1 (14,21 km)

09h12: ES 10 – Hagfors 1 (23,40 km)

07h54: ES 9 – Torntorp 1 (19,88 km)

07h05: Partida para o Dia 3 e Assistência D (Torsby – 15')

SÁBADO, 17 FEVEREIRO

 

RESTANTE PROGRAMA DO RALI DA SUÈCIA
(Nota: GMT+1; mais 1 hora do que em Portugal Continental)

 

 

10. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) + 1’43’’6

9. Tanak/Jarveoja(ToyotaYarisWRC)+1’29’’0

7. Lappi/Ferm(ToyotaYarisWRC)+38’’5
8. Latvala/Anttila(ToyotaYarisWRC)+1’06’’2

6. Suninen/Markkula(FordFiestaWRC)+29’’6

5. Ostberg/Eriksen(CitroënC3WRC)+13’’2

2. Mikkelsen/Jaeger(Hyundaii20WRC)+4’’9
3. Paddon/Marshall(Hyundaii20WRC)+12’’1
4. Breen/Martin(Citroën C3WRC)+12’’6

1. Neuville/Gilsoul(Hyundaii20WRC)1h16’13’’1

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL NO FINAL DO DIA 2

RALI DA SUÉCIA 2018

 

“Não foi um dia fácil, mas não deixo estar satisfeito. À chegada aqui, não contava estar nesta dinâmica tão depressa. Esta tarde, as condições na estrada eram verdadeiramente diferentes das que tivemos nos testes, e as minhas afinações não estavam optimizadas. Mas fiu à luta e fiquei a conhecer bastante melhor o C3 WRC, e espero que isso me ajude a ser ainda mais competitivo daqui para a frente. Sempre me senti mais à vontade na Especiais suecas do que nas Especiais norueguesas, por isso estou ansioso por amanhã!”

Mads Ostberg

 

“Sabia que hoje tinha uma boa posição de partida para a estrada, mas estou particularmente feliz por tudo me ter corrido tão bem. O meu C3 WRC andou muito bem. Amanhã será um dia interessante! É preciso estar atento às evoluções da meteorologia, pois, esta tarde, já começou a aparecer alguma terra. Durante os reconhecimentos, as Especiais que se seguem estavam em pior estado do que as de hoje, e as condições podem complicar-se na segunda passagem.”

Craig Breen

 

“Foi um dia muito difícil para nós, mas chegámos ao fim. Não andámos muito longe do Tänak e do Latvala, mas não me senti suficientemente à vontade, nem pronto a arriscar tudo, e nem procurei contrariar isso. Amanhã, a nossa posição à partida não será, de forma alguma, a ideal para nós, mas vamos trabalhar no sentido de ter uma abordagem inteligente e vamos estar atentos ao que se passa na frente, caso surja a oportunidade de subir na classificação.“ 

Kris Meeke

 

“Tenho de salientar a excelente performance do Craig, que claramente soube tirar partido da sua posição na ordem de partida, mas, mesmo assim, era preciso saber fazê-lo! Foi um sinal de que está confiante no C3 WRC, e, amanhã, espero que ele mantenha o mesmo ritmo. O Mads também foi excelente, tendo em conta o pouco tempo que ele tem ao volante do carro, e vamos continuar a trabalhar em conjunto para que ele ganhe ainda mais confiança. Pelo contrário, o Kris estava em desvantagem devido ao seu lugar de partida, bem como em desvantagem em termos de confiança, pelo que ele não caiu nas tentações do diabo e optou em jogar pelo seguro na esperança de chegar ao fim com uma boa pontuação.”

Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing

O QUE ELES DISSERAM…

 

 

O programa para amanhã inclui oito novas Especiais e ainda 120.31 km cronometrados.

 

Neste pequeno jogo, Crig Breen e Mads Odsberg comprovaram o seu valor. Tiraram total partido da sua ordem de partida favorável (respetivamente 9º e 12º), para se fixarem, ao final do dia, no quarto e quinto lugares, a apenas cinco décimos de segundo do terceiro lugar, no caso de Breen, e 1’’1 no caso de Odsberg! Escusado será dizer que, a partir de agora, ambos estão em modo emboscada. Até porque a sua performance de hoje lhes permite beneficiar de boas posições para a partida de amanhã. Em perfeita sintonia com o seu C3 WRC, Craig Breen foi mesmo o autor de dois melhores tempos consecutivos (ES 6 e 7), enquanto que Mads Ostberg, ainda em fase de aprendizagem da sua ‘montada’, teve um regresso à equipa Vermelha digno de registo, rubricando três terceiros melhores tempos (ES 2, 4 e 7). 

Como é hábito na Suécia, os pilotos optam por levar seis rodas nas duas passagens, de maneira poder trocá-las e, assim, poder contar com pregos mais eficazes tanto quanto possível, mesmo depois dos rails e da terra começarem a aparecer. Mas a neve fresca do dia acabou por condicionar a utilização dos pregos durante a primeira passagem, o que levou as equipas a voltar à Especial, já durante a tarde, apenas com cinco pneus. Era pois preciso preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre atacar e preservar essas pontas afiadas que se cravam no gelo.

Nestas condições, não era mesmo nada agradável andar a fazer de limpa-neve quando se é um dos primeiros a sair para a estrada, e Kris Meeke, que tinha o quarto lugar na ordem de partida graças à sua performance monegasca, teve de viver essa amarga experiência. Mas o britânico manteve-se focado no seu objetivo – obter pontos preciosos na Suécia –, e terminou a etapa na décima posição, depois de uma jornada em que se aplicou muito bem.

Com cerca de 140 km de Especiais cumpridas entre a Suécia e a Noruega, ou seja, a etapa mais longa do rali, este que foi o verdadeiro primeiro dia de prova anunciava-se particularmente difícil. Isto porque as Especiais do dia, situadas entre as mais a norte e, por isso, fortemente cobertas de neve, revelaram-se bem mais estreitas do que nos anos anteriores. Daí que as equipas foram obrigadas a reavaliar escrupulosamente as usas notas iniciais. E, para piorar ainda mais as coisas, durante a noite cai uma bela película de poeira.

 

Autor de dois tempos mais rápidos graças a Craig Breen, o Citroën Total Abu Dhabi WRT animou este segundo dia de prova. Com a boa prestação das duplas Breen/Martin, que ocupa no quarto posto no final do dia, e Mads Østberg/Torstein Eriksen, em quinto lugar, a equipa mantem-se na luta pelo pódio, enquanto Kris Meeke/Paul Nagle, prejudicados pelo seu lugar de partida para a estrada, anicharam-se na décima posição.

CRAIG BREEN E MADS OSTBERG À ESPREITA DE OPORTUNIDADES

66º Rali da Suécia (15-18 fevereiro 2018) – Dia 2

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos