Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS - RALI AUSTRÁLIA

Domingo, 19 Novembro 2017 10:48 | Actualizado em Quarta, 27 Março 2024 06:27

Rali da Austrália (16-19 novembro 2017) – 3ª Etapa

 

UM FIM DE ÉPOCA COM SABOR AMARGO PARA OS C3 WRC

A última ronda da temporada foi muito frustrante para o Citroën Total Abu Dhabi WRT, com duas das suas formações - Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau e Craig Breen/Scott Martin – a abandonarem devido a saídas de estrada, com poucos minutos de diferença entre si. Alinhando em Rali2, Kris Meeke e Paul Nagle terminaram o Rali da Austrália na sétima posição.

{  O terceiro e último dia do Rali da Austrália ficou marcado por fortes chuvas na região de Coffs Harbour. Para começar o dia, as equipas tinham pela frente as Especiais de Pilbara Reverse, Bucca e Wedding Bells, correspondentes a 48 km de troços de cronometrados.

 

{  Stéphane Lefebvre chegou ao final da ES17 com a suspensão e a roda traseira esquerdas do seu C3 WRC bastante danificadas. O piloto francês entrou em subviragem numa zona lamacenta e saiu da trajetória, embatendo no tronco de uma árvore à saída da curva, o que literalmente arrancou a roda da sua ancoragem. Os danos eram demasiado graves para prosseguir em prova e Lefebre foi forçado a desisitir.

 

{  Poucos minutos depois, o C3 WRC de Craig Breen surgiu nos monitores como tendo parado na ES18. Apesar das condições meteorológicas difíceis, o irlandês esforçou-se ao máximo para manter o quarto lugar, mas, ao descrever uma curva numa trajectória demasiado aberta, acabou por capotar o carro. Em menos de um quarto de hora, o Citroën Total Abu Dhabi WRT regsitava um segundo abandono!

 

{  O sol voltou a brilhar quando as equipas se dirigiram para a Assistência Intermédia. Tendo retomado a prova em Rali2 na manhã de domingo, com o único objetivo de aproveitar a Etapa para testes, Kris Meeke ocupava então o oitavo posto da Geral.

 

{  Após as chuvas da manhã, a organização dediciu anular a segunda passagem por Pilbara Reverse. Restava apenas cumprir a Super Especial de Wedding Bells para concluir a temporada.

 

{  Kris Meeke alcançou a quinta posição nesta última Especial, subindo para o quinto posto da Geral no seguimento do abandono de Latvala.

 

 

 

O QUE ELES DISSERAM…

KRIS MEEKE: “Os planos para hoje consistiram em preparar as coisas para 2018. Nessa perspectiva, foi muito bom ter começado a chover porque é nestas condições que temos ainda imenso para progredir. Para mim, não foi fácil andar a fundo não tendo nada a ganhar, mas tudo o que experimentámos e aprendemos hoje será, sem dúvida, muito útil no futuro.”

 

CRAIG BREEN: “Foi um capotanço pacanda bem forte. Há já muito tempo que não me acontecia uma coisa destas. Felizmente, o C3 WRC é um carro muito sólido e os seus dispositivos de segurança fizeram impecavelmente o seu trabalho. Não tínhamos a certeza de que íamos terminar a prova em quarto lugar, e sabia que tinha de andar a fundo para contrariar qualquer contra-ataque do Paddon, que tinha a estrada em condições ligeiramente melhores do que eu. Não queria terminar a temporada noutro quinto lugar sem lutar a sério por ele.”

 

STÉPHANE LEFEBVRE: “Obviamente, esta não foi a melhor maneira de terminar a temporada. Na primeira etapa, fiz apenas um erro, numa curva longa para a direita. As condições meteorológicas eram terríveis, com imensa água por todo lado, tornando algumas zonas tão escorregadias como no gelo. Fui apanhado numa poça lamacenta. O carro entrou ligeiramente em subviragem e batemos no tronco de uma árvore. Foi lamentável e peço desculpa a todos os elementos da equipa.” 

 

RALI  DA AUSTRÁLIA

CLASSIFICAÇÃO GERAL (provisória) – 3ª ETAPA (Final)    

1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:35:44.8

2. Tänak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) +22.5
3. Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) +59.1
4. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +2:27.7

5. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) +3:05.6
6. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) +3:49.5
7. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) +22:58.4

 

WRC 2017 / CLASSIFICAÇÕES FINAIS

PILOTOS

1. Sebastien Ogier - 232 pontos

2. Thierry Neuville - 210 pontos

3. Ott Tänak - 189 pontos
4. Jari-Matti Latvala - 136 pontos

5. Elfyn Evans - 128 pontos

6. Dani Sordo - 95 pontos

7. KRIS MEEKE - 77 pontos

8. Hayden Paddon - 74 pontos
9. Juho Hanninen - 71 pontos
10. CRAIG BREEN - 64 pontos
11. Esapekka Lappi - 62 pontos
12. Andreas Mikkelsen - 54 pontos
13. STEPHANE LEFEBVRE - 30 pontos

14. Teemu Suninen - 29 pontos

15. Mads Østberg - 29 pontos

CONSTRUTORES

1. M-Sport WRT - 428 pontos
2. Hyundai Motorsport - 345 pontos
3. Toyota Gazoo Racing WRT - 254 pontos
4. Citroën Total Abu Dhabi WRT - 222 pontos


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos