O quarto Grande Prémio da temporada de Fórmula 1 é a primeira prova no continente europeu. A Eleven Sports irá trazer toda a emissão do GP do Azerbaijão, no circuito de Baku, a capital do país do leste europeu. Será que o domínio da Mercedes conhecerá finalmente rival com a Ferrari ou a Red Bull capazes de destronar Hamiltin e Bottas do topo da classificação?

A Eleven Sports estará, mais uma vez, a acompanhar a par e passo, todos os momentos de mais um fim-de-semana que se prevê repleto de emoções e espectacularidade. As emissões arrancam na sexta-feira, pelas 9h45, com a primeira sessão de treinos livres, que começará às 10h.

Será uma sexta-feira repleta de diretos, pois para além dos treinos livres da F1, também os treinos e qualificação de F2 terão transmissão em direto entre as emissões da F1.

No sábado, depois da primeira corrida da F2 em Baku, terá lugar a transmissão da última sessão de treinos livres, a partir das 10h40 e a sessão de qualificação com arranque previsto para as 13h40, vinte minutos antes dos monolugares acelerarem na pista na luta pelo pole position.

O momento alto do fim-de-semana será, claro está, o GP do Azerbaijão, cuja partida está prevista para domingo às 13h10. Mas a emissão da Eleven Sports começará muito antes. Às 10h a Eleven Sports 3 transmitirá a segunda corrida do fim-de-semana da Fórmula 2, e a partir das 11h30 abrirá a emissão do GP de F1, com a parada dos pilotos e todo um conjunto de conteúdos e pré-corrida até à hora do arranque.

Dados e Estatísticas

  • Nenhum piloto conseguiu, até hoje, vencer por duas vezes em Baku. Do atual elenco de pilotos, apenas Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo poderão conseguir ganhar pela segunda vez este fim-de-semana pois os demais nunca venceram no Azerbaijão.
  • Também ao nível de pole positions, nenhum piloto conseguiu repetir o primeiro lugar da grelha em Baku. Neste caso, apenas Hamilton e Vettel poderão repetir o feito neste GP.
  • A Mercedes é a escuderia com melhor registo nesta prova, tendo conseguido duas vitórias nos últimos dois anos, sendo que há dois anos ainda era designado como GP da Europa.
  • Até agora em 2019, o vencedor foi sempre o piloto que partiu do segundo lugar da grelha. E nenhum piloto conseguiu a pole por mais do que uma vez.
  • Com 6.003km de extensão, o circuito de Baku é o mais longo urbano do calendário. Apenas Spa-Francorchamps é mais longo que Baku.
  • O circuito de Baku encerra também a curiosidade de ter o troço mais estreito com apenas sete metros de largura entre as curvas 9 e 10. Sendo que a largura média entre as curvas 7 e 12 é de apenas 7.2 metros. Outra curiosidade sobre este circuito é que é o que a um nível de altitude mais baixo, a cerca de -28 metros abaixo do nível do mar, o que se compreende por Baku ser a capital com menor nível de altitude em todo o planeta.
  • Se Vettel liderar uma volta neste GP, será a 100ª vez que lidera uma corrida. E se a Ferrari conseguir a pole e vencer a corrida, será a 100ª vitória a partir da pole da escuderia italiana.
  • Se Hamilton estabelecer a volta mais rápida irá deixar para trás Alain Prost e assumirá de forma isolada o 3º posto entre os pilotos com voltas mais rápidas em GP de F1, apenas atrás de Raikkonen e Schumacher.