Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 -2019 - SEGUNDO A OPINIÃO DA F1.FLASH.COM

Quinta, 20 Junho 2019 17:35 | Actualizado em Sexta, 18 Outubro 2019 22:02

EQUIPAS ASSUSTARAM-SE AO VER QUE OS F1-2021
SÃO TÃO DIFERENTES DOS «CARROS-SHOW» PROMETIDOS!

Já se começa a perceber o súbito adiamento da revelação das regras da «nova F1» de 2021 para Outubro… Muitas equipas terão ficado assustadas ao ver os mais recentes esboços dos carros da nova geração, quando comparados com os desenhos que tinham sido adiantados em 2018 e que aqui recuperamos: o ar espectacular e agressivo ter-se-á perdido, segundo fontes de algumas das equipas, e os últimos esboços apresentam monolugares que parecem Indycars maiores…

O problema parece ser o esforço da FIA de «standardizar» muitos componentes, levando as equipas a temer que os carros se possam tornar praticamente iguais. Em especial, por não ser isso que tem andado a ser discutido num longo processo negocial… O que, por sua vez, surpreendeu Ross Brawn que tem liderado o processo pelo lado da Liberty Media e que declarou à revista alemã «Auto Motor und Sport»: «Permitimos que as equipas participassem no processo de desenvolvimento destes carros, sempre estiveram informadas e conhecem toda a informação. Questiono-me porque não fizeram soar o alarme antes…».

Regras demasiado restritivas e um número exagerado de componentes «standard» são as principais críticas agora feitas. «Parece um Indycar, mas maior. Não acredito que vá parecer muito atraente aos jovens de 20 ou 25 anos…», comentou um projectista que já viu os novos desenhos ainda em óbvio segredo. «A imagem futurista que se planeava no início desapareceu por completo… Quaisquer carros de jogos de computador são melhores».

A razão que estará por trás desta mudança de rumo serão os dados fornecidos pelas simulações feitas pelo grupo de trabalho liderado por Pat Symonds, no túnel de vento da Alfa Romeo… Sempre com o objectivo de permitir mais ultrapassagens, fazendo com que os carros consigam curvar mais próximos do monolugar da frente. E parece que o novo conceito faz com que o carro perseguidor perca apenas 10% da carga aerodinâmica, contra um défice de 50% dos carros actuais! Um assunto que ainda dará pano para mangas…


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos