Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2019 - GRANDE PRÉMIO DE INGLATERRA - SEGUNDO AS PREVISÕES DA PIRELLI

Quinta, 25 Julho 2019 19:56 | Actualizado em Quinta, 17 Outubro 2019 20:45

GRANDE PRÉMIO DA ALEMANHA – ANTEVISÃO

 

PNEUS DO CENTRO DA GAMA PARA UM TRAÇADO VARIADO

 

 No passado, o circuito de Hockenheim demarcava-se pelas elevadas velocidades e suas intermináveis retas. A actual variante inaugurada em 2002 é muito mais equilibrada, e com uma maior variedade de retas e curvas. Este facto, contribuiu na escolha para este fim-de-semana dos compostos do centro da gama: C2 (duro/branco), C3 (médio/amarelo) e C4 (macio/vermelho). Esta nomeação é quase equivalente à da época passada, em que se optou pelo médio, macio e ultramacio. 

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  • Hockenheim não tem uma característica que o defina. Cada volta reúne uma variedade interessante de curvas e velocidades, com secções rápidas combinadas com outras mais lentas e técnicas, que encontram no Motodrom, a zona de referência para os espetadores.
  • Este ano não se registaram alterações significativas na pista ou no asfalto. O traçado é de desgaste e pressões médias referente à abrasão e aerodinâmica. A evolução da pista ao longo do fim-de-semana é bastante baixa.
  • As cargas laterais e longitudinais para os pneus são quase iguais ao longo da volta, o que em teoria ajuda a encontrar a afinação adequada que permite trabalhar os pneus de uma forma exemplar.
  • No ano passado o aparecimento da chuva abriu uma importante janela de estratégias. Lewis Hamilton em Mercedes, impôs-se com uma táctica de uma paragem (foi o único do top seis que apenas parou uma vez), trocando de macio para ultramacio. Max Verstappen finalizou em quarto, mesmo ao visitar as boxes por três ocasiões. A probabilidade da presença da entrada do Safety Car é de 50%.
  • Em 2018, Sebastian Vettel estabeleceu durante a sessão de classificação a volta mais rápida de sempre em Hockenheim. A volta mais rápida em corrida, essa, segue na posse de Kimi Räikkönen (McLaren-Mercedes) desde 2004.

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1 E COMPETIÇÃO AUTOMÓVEL

“A história diz que Hockenheim não se conta entre as pistas em que as equipas se sentem mais familiarizadas, como consequência da alternância com Nürburging nos últimos tempos. Apesar de isso, não é um traçado que engloba cuidados particulares – com um desgaste dos pneus bastante equilibrado. Uma exceção à norma, é a zona do Motodrom, que é de corte stop-and-go, como a ligeira curvatura, que inclui as curvas 12 e 13. O desgaste e a degradação são geralmente baixos, o que permitiu em tempos recentes assistir a longos turnos. Tal como aconteceu o ano passado, a meteorologia é difícil de prever em Hockenheim nesta altura do ano, um fator que deverá ter influência sobre a estratégia”.

OUTRAS INFORMAÇÕES PIRELLI

  • Coincidindo com o Grande Prémio da Alemanha celebra-se o evento mais importante do ano para a Pirelli, ocorre próximo da fronteira do país Alemão com a Bélgica. Falamos das 24 horas de Spa, evento pontuável para o campeonato Blancpain GT. Equipar os 72 carros que fazem parte da competição este ano (mais as restantes competições suporte), obriga a Pirelli a disponibilizar 13.000 pneus e mais de 100 pessoas.
  • Aproveitando que nem a Fórmula 2 nem a Fórmula 3 competem durante o Grande Prémio da Alemanha, o programa de desenvolvimento com os novos pneus de 18 polegadas para a F2 do próximo ano, seguem em frente em Itália.
  • Regressam as Pirelli Hot Laps a Hockenheim, com a estreia da Lamborghini entre os fabricantes que fazem parte no programa. Cada novo modelo que abandona a fábrica de Sant’Agata Bolognese calça exclusivamente pneus Pirelli, um acordo que remonta aos anos sessenta do século passado.
  • Entre as três equipas principais, apenas os pilotos da Red Bull optaram pelo mesmo número de pneus. Os da Mercedes e Ferrari optaram por caminhos distintos, com a Scuderia a selecionar uma quantidade maior de composto macio.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos