Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2021 - RED BULL SUPERA MERCEDES NA ESTRATÉGIA E VENCE GRANDE PRÉMIO DE FRANÇA

Segunda, 21 Junho 2021 09:48 | Actualizado em Terça, 23 Abril 2024 19:56

Red Bull supera Mercedes na estratégia e vence GP da França

 


 

O GP da França já começou com muita ação, como esperado. Max Verstappen largou na pole e atrás dele o heptacampeão e maior rival, Lewis Hamilton. Na largada Verstappen conseguiu segurar Hamilton por alguns metros, indicando que manteria a posição, porém logo na curva 1 perdeu o controle da traseira do carro e a liderança.  A falha do holandês  lembrou o erro de Lewis em Baku, com uma excelente largada seguida de um erro.

 

O pelotão da frente se manteve até o início da paragem nos boxes. Max Verstappen fez o pit stop na volta 19 e conseguiu voltar em terceiro. Em seguida, foi a vez de Hamilton parar. A equipa Mercedes  fez um bom pit stop de 2.2s, porém Lewis foi lento demais na passagem pelo pit lane, resultado: viu Max Verstappen assumir a segunda posição na saída dos boxes sem ter como reagir, uma vez que não podia acelerar naquela parte da pista. Neste momento a Red Bull de Sérgio Perez assumia a liderança da corrida.

 

Somente na volta 25, Pérez fez seu pit stop e retornou em quarto. Assim, Verstappen virou  líder, seguido de Hamilton e Bottas.

 

A temporada vem sendo um verdadeiro jogo de xadrez no que diz respeito às estratégias das equipas. Na Espanha, a Mercedes levou a melhor fazendo um undercut de Hamilton em Verstappen, mas desta vez a Red Bull deu o troco. Na volta 32 a equipa líder do campeonato chamou o holandês para os boxes para colocar os pneus macios, ele retornou em P4 atrás de seu companheiro, Pérez.

 

Com isso a situação era a seguinte: Hamilton assumiu a liderança, porém seus pneus duros e já gastos não teriam um bom rendimento, chamar o heptacampeão para os boxes era arriscado também, poderia lhe custar a vitória na corrida. Como Bottas vinha atrás, a equipa Mercedes decidiu deixar Hamilton na pista e usar o finlandês como uma espécie de “escudo” para segurar Pérez e Verstappen o maior tempo possível.  

 

Na volta 36, Verstappen troca de posição com Pérez e parte para o ataque contra as Mercedes. Valtteri Bottas falha na missão de proteger Hamilton e Max assume a segunda colocação na volta 44, como se não bastasse o mexicano da Red Bull aproveitou o vácuo e passou Bottas também.

 

Nas voltas finais, a disputa entre Mercedes e Red Bull, Hamilton e Verstappen se intensificou. Volta a volta a distância diminuía entre os primeiros colocados. Após uma escapada de Lewis Hamilton, na volta 48, a diferença para Verstappen caiu para 3.5s. Com os pneus muito gastos o multicampeão- que é conhecido pela incrível  habilidade no gerenciamento de pneus- não conseguiu manter a victória e na penúltima volta da corrida o carro 33 da Red Bull passou na frente para se consagrar campeão e líder do campeonato, abrindo 12 pontos de vantagem.

 

No final da corrida a equipa Mercedes se desculpou pelo rádio com Hamilton por não ter arriscado chamá-lo para os boxes após Verstappen parar. Lewis na entrevista pós corrida reconheceu o melhor ritmo e carro da rival Red Bull. Já o campeão da corrida falou da dificuldade para manter o carro estável e da sorte no undercut sobre Lewis.

 

A temporada segue mais disputada do que nunca. Max Verstappen afirmou que seguirá assim até o fim do campeonato. Sem muito descanso, no próximo fim de semana, o duelo será em Spielberg, Áustria, no Red Bull Ring. A expectativa é de um GP de muita ação na pista.

 

 

Classificação final GP da França

 

1     Max Verstappen       Red Bull Racing

2     Lewis Hamilton         Mercedes

3     Sergio Pérez            Red Bull Racing

4     Valtteri Bottas           Mercedes

5     Lando Norris             McLaren

6     Daniel Ricciardo       McLaren

7     Pierre Gasly              AlphaTauri

8     Fernando Alonso      Alpine

9     Sebastian Vettel       Aston Martin

10   Lance Stroll              Aston Martin

11   Carlos Sainz             Ferrari

12   George Russel          Williams

13   Yuki Tsunoda            AlphaTauri

14   Esteban Ocon           Alpine

15   Antonio Giovinazzi    Alfa Romeo

16   Charles Leclerc         Ferrari

17   Kimi Räikkönen         Alfa Romeo

18   Nicholas Latifi           Williams

19   Mick Schumacher     Haas

20   Nikita Mazepin          Hass


Texto de Victoria Xavier - Fórmula 1 na Veia - www.velocidadeonline.com 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos