Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

MUNDIAL - FÓRMULA E - JAGUAR EM NOVA YORK

Quinta, 19 Julho 2018 12:11 | Actualizado em Sexta, 15 Novembro 2019 04:19

PANASONIC JAGUAR RACING TERMINA

ÉPOCA COM PONTUAÇÃO DUPLA

 


 

·         A Panasonic Jaguar Racing termina a sua segunda época na Fórmula E com uma pontuação importante.

·         Mitch Evans cruza a linha de chegada na sexta posição e Nelson Piquet Jr é sétimo.

·         Agora, o próximo desafio é a 5ª época do Campeonato de Fórmula E da ABB FIA e o desenvolvimento do Jaguar I-TYPE 3.

 

A equipa Panasonic Jaguar Racing terminou a sua segunda época no Campeonato de Fórmula E da ABB FIA pontuando com os dois veículos, reforçando assim o progresso da equipa desde que começou a participar nesta categoria.

 

Depois das fortes trovoadas que atingiram a cidade de Nova Iorque na noite anterior, Mitch Evans e Nelson Piquet Jr conseguiram classificar-se em sexto e sétimo lugar, respetivamente, em condições extremamente difíceis e naquela que foi a última corrida da época 2017/18.

 

Depois de um começo de corrida bastante forte, Nelson conseguiu chegar ao quarto lugar. Com estratégias bastante diferentes, Mitch entrou primeiro nas boxes e depois de uma troca bastante rápida de veículo regressou à pista em sexto lugar, com Nelson a entrar uma volta depois e a regressar à pista na oitava posição. Os dois pilotos geriram as suas baterias com mestria e Nelson conseguiu chegar ao sétimo lugar na última volta fazendo com que os dois Jaguar I-TYPE 2 cruzassem pela primeira vez juntos a linha de chegada.

 

O segundo ano da equipa Panasonic Jaguar Racing na Fórmula E será recordado como a época em que se conquistou o primeiro pódio na corrida de Hong Kong e a primeira pole position na prova de Zurique. A missão da equipa inglesa, sob o lema “Race to Innovate”, quer dentro como fora dos circuitos, culminou este ano com o lançamento mundial do seu primeiro SUV completamente elétrico, o Jaguar I-PACE.

 

O Jaguar I-TYPE 2 demonstrou grandes progressos em relação ao seu antecessor, o que fez com que a equipa pudesse lutar pelos pontos com toda a confiança. A equipa inglesa terminou com um total de 119 pontos conseguindo terminar em sexto lugar no campeonato por equipas. Por seu lado, Mitch liderou a equipa da casa e colocou-se na sétima posição no campeonato de pilotos enquanto que Nelson ficou em nono lugar.

 

Com os testes da pré-época para o quinto ano do Campeonato da Fórmula E da ABB FIA a decorrer, a equipa Panasonic Jaguar Racing está a trabalhar afincadamente no desenvolvimento do novo Jaguar I-TYPE 3 com o objetivo de continuar a somar pontos na Fórmula E com a segunda geração destes carros de corrida.

 

James Barclay, Director da equipa Panasonic Jaguar Racing, refere: “Este ano demos um grande passo em frente e estou convencido de que fomos a equipa que mais evoluiu. O ano passado foi um período de aprendizagem e esta época já pontuámos em todas as corridas, exceto em duas ocasiões. Teria sido muito bom termos conseguidos mais dois pódios mas aprendemos muito e o ano que vem vamos estar mais fortes. Gostaria de agradecer a toda a equipa e aos nossos parceiros pelo árduo trabalho levado a cabo e pela sua dedicação. Estamos bastante motivados para dar o nosso melhor durante a próxima época e queremos prologar este momento maravilhoso durante muito mais tempo.”

 

Mitch Evans, #20: Foi fantástico termos conseguido estes pontos. Assegurar a conquista de pontos por parte dos dois veículos era o nosso objetivo e a melhor maneira de acabar o ano. Já estamos a preparar a próxima época. Neste perdemos algumas oportunidades mas estamos bastante motivados para chegar mais longe na próxima época.”

 

Nelson Piquet Jr, #3: “Conseguimos o nosso objetivo, terminar a época a pontuar. Começámos muito fortes e podíamos ter feito mais. Estou ansioso pelo ano que vem, para encontrar o meu melhor ritmo e eficácia desde a primeira corrida da época. Teremos de trabalhar muito para conseguir a regularidade necessária para competir com as outras equipas já a partir do mês de dezembro.”

 

 

 

Sobre a equipa Panasonic à redação

 

A Jaguar regressou à competição em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante premium a participar nas corridas urbanas de Fórmula E da FIA, com totalmente elétricos.

O programa de Fórmula E da Jaguar trará vantagens notórias de I+D para a eletrificação dos futuros automóveis de estrada da Jaguar Land Rover, tendo sido concebido com base no princípio fundador da equipa: "Race to innovate" (Competir para Inovar).

Os fabricantes podem projetar os seus próprios sistemas de propulsão, que incluem o motor, a transmissão, o inversor e a suspensão traseira. Entre os componentes comuns a todas as equipas incluem-se o chassis e a bateria em fibra de carbono, que contribuem para o controlo de custos. O principal objetivo é o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica.

Para além do seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E também se distingue no mundo da competição automóvel pela escolha dos locais das corridas. Com a exceção do ePrix do México, todas as rondas do campeonato têm lugar em circuitos provisórios nas ruas do centro das principais cidades do mundo. Toda a ação em pista, incluindo os treinos, a classificativa e a corrida em si, realizam-se num único dia.

O calendário de 2017/18 começou a 2 de dezembro e contou com 12 corridas em 10 cidades, incluindo provas duplas em Hong Kong e a final de Nova Iorque.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos