Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

MUNDIAL - FÓRMULA E - NISSA É O PRIMEIRO CONSTRUTOR ORIENTAL ENVOLVIDO

Sexta, 14 Dezembro 2018 10:14 | Actualizado em Quarta, 18 Setembro 2019 02:15

Nissan preparada para iniciar a temporada de Fórmula E como primeiro fabricante japonês na disciplina

 

Sebastien Buemi e Oliver Rowland prontos para a primeira prova

 

 

 A equipa da Nissan e.dams está a postos para encetar o seu desafio de competições urbanas elétricas quando o campeonato de Fórmula E ABB FIA der início à quinta temporada, esta semana.

 

O anterior campeão desta disciplina, o suíço Sebastien Buemi, e o seu recém-anunciado colega de equipa britânico, Oliver Rowland, irão competir no circuito de 2,495 quilómetros e 21 curvas de Ad Diriyah, junto à capital da Arábia Saudita, Riade.

 

A corrida deste fim de semana é a primeira de 13 a serem disputadas numa dúzia de grandes cidades de todo o mundo. Enquanto líder global em vendas de automóveis elétricos e primeiro fabricante automóvel japonês a participar na Fórmula E, a Nissan irá utilizar este campeonato para divulgar a faceta de desempenho da Mobilidade Inteligente da Nissan.

 

A Nissan irá competir com 10 outros fabricantes/equipas durante a quinta temporada (2018/2019), que assinala grandes mudanças na Fórmula E. A quinta temporada irá contar com a novíssima "Gen 2" de automóveis de Fórmula E com novos chassis e baterias e uma nova e espetacular aerodinâmica. Os novos automóveis têm maior autonomia, o que permite eliminar a anterior mudança de veículo a meio das provas.

 

O novo formato da competição inclui provas de 45 minutos mais uma volta e um inovador "modo de ataque". Os pilotos irão ter acesso a 25 quilowatts de potência extra assim que passarem numa zona de ativação. A zona será claramente visível e irá estar assinalada no circuito para os fãs nas bancadas e para os que acompanham através da televisão.

 

A Nissan tirou partido dos seus anos de experiência no desenvolvimento e fabrico do Nissan LEAF – o automóvel elétrico mais vendido no mundo – para desenvolver um novo grupo motopropulsor para o seu automóvel de Fórmula E, incluindo o novo motor elétrico, inversor, caixa de velocidades e software. O novíssimo automóvel de competição elétrico foi destaque numa digressão mundial a 2 de dezembro com a primeira demonstração da Fórmula E no Japão durante o Festival NISMO, na Fuji International Speedway, seguido de um evento de lançamento, em Tóquio.

 

«Foram necessários muitos anos de planeamento e meses de intensos preparativos, mas estamos prontos para a nossa prova de estreia na Fórmula E», afirmou Michael Carcamo, Diretor da Nissan Global Motorsports. «Tirámos partido da nossa experiência enquanto líder global em veículos elétricos para a estrada para ajudar a desenvolver o nosso grupo motopropulsor para a Fórmula E, e o que agora aprendemos na pista irá fazer o percurso inverso e beneficiar os clientes de automóveis elétricos da Nissan».

 

«Com um automóvel por piloto durante toda a prova, a quinta temporada abre um novo capítulo no Campeonato de Fórmula E ABB FIA», disse Jean-Paul Driot, Chefe de Equipa da Nissan e.dams. «A nova parceria, o novo grupo motopropulsor e o novo chassis da Nissan e.dams trazem consigo uma pressão adicional, mas estes desafios são extremamente motivadores para a equipa, para os pilotos e para a Nissan».

 

Os automóveis irão entrar na pista pela primeira vez a 14 de dezembro para um teste inicial às 14h30, hora local. O formato compacto de apenas um dia de prova da Fórmula E, a 15 de dezembro, inclui treinos livres, qualificação e corrida num único dia, com a partida a ser dada às 15h05m, hora local.

 

 

 

Sebastien Buemi

«Estamos confiantes num forte desempenho da equipa da Nissan e.dams, mas a expectativa para a primeira ronda é muito difícil de avaliar. Não sabemos exatamente em que ponto estamos, mas, enquanto piloto, o meu objetivo é sempre vencer. Vejamos como estamos após a qualificação. O objetivo é, sem dúvida, lutar pelo melhor resultado possível».

 

«A melhor forma de nos familiarizarmos com as pistas é utilizar o nosso simulador. Normalmente, treino dois dias antes de cada evento, segunda e terça-feira, e viajo na quarta-feira para o local da corrida. Terei dois dias para me habituar à nova pista».

 

«Com os novos simuladores, consigo boas referências antes mesmo de pisar a pista. Já conheço a velocidade nas curvas e os pontos de travagem, toda a gestão de energia. Basicamente, tudo é feito no simulador e está muito bem interligado».

 

Oliver Rowland

«Estou extremamente entusiasmado e orgulhoso por fazer parte da família Nissan e.dams. Aguardo com expectativa os novos desafios que a Fórmula E proporciona. Penso que os automóveis e os outros pilotos representarão enormes desafios para mim, mas estou pronto para avançar, dar o máximo e descobrir aquilo de que sou capaz».

 

«Vi muitos pilotos da Fórmula E fazerem coisas extraordinárias ao longo dos anos, e é verdadeiramente entusiasmante ser um deles. Tive uma carreira de sucesso nas séries de promoção, Fórmula Renault, World Series by Renault e Fórmula 2, sempre a lutar por campeonatos. Agora, a Nissan e.dams proporciona-me esta grande oportunidade na Fórmula E. Estou pronto para o desafio».

 

FACTOS RÁPIDOS

PERFIS DOS PILOTOS

Perfil de Sebastien Buemi - https://www.nismo.com/driver/sebastien-buemi/

Perfil de Oliver Rowland - https://www.nismo.com/driver/oliver-rowland/

 

CIRCUITO EPRIX DE AD DIRIYAH

Comprimento: 2,495 km

Curvas: 21 curvas

 

PROGRAMA

Sexta-feira, 14 de dezembro

14h30 – 15h00: Teste experimental

Sábado, 15 de dezembro

07h00 – 07h45: Treino livre 1

09h05 – 09h35: Treino livre 2

10h50 – 11h26: Qualificação

11h35 – 11h55: Super pole

15h05: Corrida (45 min + 1 volta)

Domingo, 16 de dezembro

08h00 - 11h00: Sessão de teste

13h00 – 16h00: Sessão de teste


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos