Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

MUNDIAL - FÓRMULA E . CIDADE DO MEXICO - NISSAN E DAMS COM CONFIANÇA REFORÇADA

Sábado, 16 Fevereiro 2019 12:11 | Actualizado em Quinta, 14 Novembro 2019 16:17

A Nissan e.dams chega ao México com confiança reforçada

 

Um circuito único e altitudes elevadas esperam Buemi e Rowland

 

 

 A Nissan e.dams está entusiasmada por enfrentar os desafios da Fórmula E em novos patamares – literalmente – após uma ronda impressionante no Chile, onde a equipa começou na "pole" e liderou dois terços da corrida.

 

A competição deste fim de semana no Autódromo Hermanos Rodriguez na Cidade do México, vai decorrer na pista a maior altitude do calendário do Campeonato de Fórmula E ABB FIA, a mais de dois mil metros acima do nível do mar. O baixo nível de oxigénio e a baixa pressão atmosférica vão colocar novos desafios à equipa: quanto mais baixa a pressão, mais difícil é arrefecer o grupo motopropulsor e a bateria dos automóveis de totalmente elétricos da Fórmula E.

 

Apesar de se tratar da primeira temporada de Fórmula E da Nissan, a empresa já possui um sólido histórico no que diz respeito a automóveis elétricos no México. O Nissan LEAF foi colocado à venda no país em 2014. A Nissan lançou recentemente o LEAF de segunda geração naquele mercado e este é o primeiro automóvel no México cujo processo de compra pode ser totalmente realizado através de plataformas digitais.

 

Os fãs que se deslocarem ao e-Prix da Cidade do México vão ter a possibilidade de ver de perto o Nissan LEAF na “e-cidade” que faz parte do circuito.

 

A Nissan tornou-se a primeira marca japonesa a juntar-se à Fórmula E no início da quinta temporada, que está a ser disputada com 13 provas em 12 cidades por todo o mundo. A Nissan está a utilizar esta competição totalmente elétrica para demonstrar a faceta de desempenho da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

A Nissan vai participar na corrida deste fim-de-semana com o seu piloto Sebastien Buemi, que detem o melhor resultado em qualificação do campeonato após as primeiras três rondas. A sua "pole position" em Santiago no Chile, foi a primeira para a Nissan nesta sua temporada de estreia.

 

Buemi e o seu colega Oliver Rowland vão tentar melhorar o seu desempenho esta semana durante a compacta agenda na Cidade do México, onde os treinos, qualificação e corrida vão todos decorrer no mesmo dia, eliminando a sessão de testes experimentais de sexta-feira.

 

«Tivemos um ritmo excecional em Santiago», diz Michael Carcamo, diretor da Nissan Global Motorsports. «Agora, o nosso objetivo é transformar esse ritmo em resultados na Cidade do México. Estamos confiantes que um excelente resultado final está ao virar da esquina».

 

«Estivemos no top dois nas voltas de abertura na primeira ronda. Foi um azar termos sido empurrados na primeira curva enquanto nos encontrávamos na frente do grupo em Marrocos. Posteriormente, começámos na "pole" e liderámos na maior parte da corrida no Chile», lembra Michael. «O nível da competição neste campeonato é muito intenso, mas o nosso ritmo geral tem sido muito consistente. Se formos rápidos o suficiente durante tempo suficiente, vamos obter resultados».

 

A Nissan e.dams fez ainda mais quilómetros de desenvolvimento virtual em preparação para este fim-de semana, com testes de ambos os pilotos no simulador da equipa. Os testes vão continuar no domingo na Cidade do México, no âmbito de um teste oficial do campeonato.

 

«O ar é mais rarefeito e as curvas são apertadas na Cidade do México», diz Jean-Paul Driot, o chefe de equipa da Nissan e.dams. «Vai ser um desafio muito diferente do de Santiago, onde tínhamos muitas retas longas. Temos mais de 18 curvas em pouco mais de 2 quilómetros, pelo que é garantida muita ação».

 

«A estratégia vai ser muito importante nesta corrida, utilizando a potência das ativações do modo de ataque. Espero que os fãs nos apoiem novamente, votando pelo Sebastien e Olivier através de #FANBOOST. O nosso objetivo será conseguir uma boa classificação final no sábado e continuar o nosso programa de desenvolvimento nos testes de domingo», concluiu Jean-Paul.

 

Buemi recebeu potência extra em ambas as corridas anteriores através de #FANBOOST. Os fãs podem ajudar o seu piloto favorito a obter potência extra ao fazer tweets ou publicações no Instagram com os hashtags #FANBOOST e #sebastienbuemi ou #oliverrowland.

 

A ação de sábado na Cidade do México começa às 07:30 e a corrida de 45 minutos (mais uma volta) está agendada para as 16:03.

 

CITAÇÕES DOS PILOTOS

 

SEBASTIEN BUEMI

«A Cidade do México é uma pista especial para nós, porque utilizamos parte da pista de Fórmula 1 e parte do estádio. Isto é algo único à Fórmula E.

 

É um grande desafio conduzir aqui, dado que há muitas curvas num espaço relativamente apertado. A altitude da Cidade do México também constitui um desafio extra, dado que pode ser bastante quente e a atmosfera tem menos oxigénio. Isto pode ter um efeito sobre o arrefecimento da bateria e do grupo motopropulsor. No entanto, tivemos a corrida mais quente de sempre de Fórmula E em Santiago e o nosso automóvel aguentou bem, portanto acho que não vamos ter grandes problemas.

 

Conseguimos manter um bom ritmo em Santiago e o grupo motopropulsor Nissan e.dams melhorou imenso desde a fase de teste pré-temporada. Agora vai tratar-se de ter um dia sem problemas desde os treinos à qualificação e depois em toda a corrida. Estou confiante que vamos ser muito competitivos.»

 

OLIVER ROWLAND

«Estou ansioso por voltar a sentar-me no Nissan e.dams na Cidade do México. Apesar de não termos alcançado o resultado que queríamos em Santiago, estou a começar a sentir-me confortável com o automóvel e mal posso esperar por voltar à pista.

 

Para mim, progredir é conseguir concluir todo o dia. Não consegui acertar o meu ritmo com o primeiro setor na última ronda de qualificação. Caso contrário, creio que poderíamos ter feito parte da "Super Pole".

 

Quando as luzes se apagam para o arranque, tenho sentido que estou muito forte nas corridas e consigo conquistar algumas posições rapidamente. Obter um bom resultado na volta de qualificação é super importante, por isso se continuar a progredir, sinto que vou conseguir alcançar bons resultados.»

 

FACTOS RÁPIDOS

Programa

Sábado, 16 de fev.

7:30 – 8:15: Treinos livres 1

10:00 – 10:30: Treinos livres 2

11:45 – 12:21: Qualificação

12:30 – 12:50: Super Pole

16:03: Corrida (45 min + 1 volta)

Domingo, 17 de fev.

9:00 – 12:00: Sessão de teste 1

14:00 – 17:00: Sessão de teste 2

Pista

Comprimento: 2093 km

Curvas: 18 curvas


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos