Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

MUNDIAL - FÓRMULA E - ROWLAND NO 2º LUGAR EM CHINA

Terça, 26 Março 2019 20:24 | Actualizado em Sexta, 08 Novembro 2019 09:22

Rowland com excelente segundo lugar na China

 

 

 A Nissan alcançou a sua primeira presença no pódio no campeonato totalmente elétrico de circuitos urbanos de Fórmula E ABB FIA, com a conquista do segundo lugar por parte do piloto britânico Oliver Rowland no e-Prix de Sanya, na China.

 

Rowland partiu na pole e liderou as primeiras 18 voltas da prova rumo àquela que seria a primeira presença do piloto e da Nissan no pódio do campeonato.

 

A equipa Nissan e.dams registou a sua melhor classificação pontual da temporada já que Sebastien Buemi, colega de equipa de Rowland, conseguiu alcançar a sexta posição apesar de ter arrancado no final da grelha de partida.

 

Este fim de semana na China foi a segunda vez que a Nissan colocou dois automóveis na sessão de Super Pole. O fabricante japonês tornou-se também o primeiro participante a pontuar duas pole positions na quinta temporada da Fórmula E. Sebastien Buemi tinha já alcançado o primeiro lugar da grelha na qualificação em Santiago.

 

Este resultado marca a estreia no pódio para a Nissan que decidiu participar no campeonato esta temporada para demonstrar a faceta de desempenho da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da marca para a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

No início do dia a Nissan liderou ambas as sessões de treino, Rowland foi o mais rápido na primeira sessão de treino e Buemi conseguiu os seus melhores tempos na segunda.

 

Buemi foi também o mais rápido nas sessões do seu grupo de qualificação e Rowland foi o mais rápido na geral na sessão da Super Pole que decidia as seis primeiras posições iniciais.

 

Um período de advertência no final da prova seguido de uma bandeira vermelha deu a Rowland uma última oportunidade para atacar o vencedor Jean-Eric Vergne. Embora o piloto britânico não tenha conseguido recuperar a primeira posição, foi capaz de suportar a pressão dos que o perseguiam quando o circuito foi libertado para o sprint final de 10 minutos até ao fim da corrida.

 

O ataque de Buemi começou na pit lane após um incidente na Super Pole. O piloto suíço embateu na barreira durante a sua prova na Super Pole e subsequentemente teve de abdicar da sua posição inicial em quinto lugar devido à retenção do automóvel em parque fechado por parte dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo.

 

O atraso obrigou Buemi a iniciar a prova a partir da recta das boxes, o que não impediu o piloto de iniciar um ataque implacável ao grupo, recuperando 16 posições ao longo dos 45 minutos da prova. Contudo, após a prova o piloto recebeu uma penalização de 10 segundos por contacto, o que o relegou para a oitava posição.

 

«Estivemos muito perto de triunfar nas últimas provas portanto alcançar a primeira presença no pódio para a Nissan foi muito recompensador para a equipa», afirmou Michael Carcamo, Diretor da Nissan Global Motorsports. «Esta temporada, seis pilotos diferentes já conseguiram a pole position e seis pilotos diferentes já venceram provas até ao momento, a Fórmula E é inquestionavelmente um dos campeonatos mais competitivos do mundo».

 

«Agora que alcançámos a nossa primeira presença no pódio vamos concentrar-nos em atingir o patamar mais elevado desse pódio. Sabemos que se trata de um grande desafio», continuou Michael. «A equipa Nissan e.dams foi rápida este fim de semana, e o Oliver e o Sebastien fizeram um excelente trabalho. Mas as outras equipas também estão focadas em alcançar o sucesso, portanto vamos ter de nos superar novamente em Roma, daqui a três semanas».

 

Jean-Paul Driot, fundador da Nissan e.dams, não poupou elogios a ambos os pilotos da equipa na prova de hoje na China.

 

«Naturalmente que estou muito orgulhoso do Oliver. Esta é a sua temporada de estreia e ele tem vindo a melhorar consistentemente a cada prova», afirmou Driot. «Hoje acumulámos muitos pontos mas é claro que queremos mais, o ritmo que o Sebastien impôs hoje também lhe permitiria discutir a vitória. A forma como recuperou posições foi impressionante e agora todos os elementos da equipa estão empolgados com o início das provas europeias do campeonato em Roma».

 

CITAÇÕES DOS PILOTOS

OLIVER ROWLAND

«Foi uma boa prova. Arranquei bem e liderei a corrida durante bastante tempo a partir da pole.

Senti alguma dificuldade em manter o ritmo em algumas partes da prova e decidi poupar alguma energia, mas o ‘Jev’ (Jean-Eric Vergne) conseguiu surpreender-me. Após a bandeira vermelha mantive um ritmo muito forte mas era essencial assegurar os pontos hoje.

Foi fantástico ganhar o meu primeiro pódio e conseguir 21 pontos. Falhei o pódio no México e talvez tenha falhado a vitória em Hong Kong mas hoje finalmente consegui chegar ao pódio. Se tivesse sido bem-sucedido nos outros resultados talvez tivesse arriscado um pouco mais para chegar à vitória hoje.

Estou muito feliz e todos na equipa e na Nissan merecem este resultado.»

 

SEBASTIEN BUEMI

«Hoje mantive um ritmo muito bom mas quando começamos no fim do pelotão as coisas tornam-se mais difíceis.

Para além de começar na pit lane só me deixaram arrancar quando o último automóvel já levava bastante avanço.

É fantástico para a Nissan conquistar a sua primeira presença no pódio hoje. O Oliver tem feito um trabalho excelente e é ótimo para a equipa ter dois pilotos que dão o máximo e são competitivos».

 


 

Vídeo em:

https://www.nismo.com/nismo.tv/video-sanya-e-prix-wrap/

 

 

CALENDÁRIO - 2018-19

15 de dez.: Riade, Arábia Saudita

12 de janeiro: Marraquexe, Marrocos

26 de janeiro: Santiago, Chile

16 de fevereiro: Cidade do México, México

10 de março: Hong Kong

23 de março: Sanya, China

 

13 de abril: Roma, Itália

27 de abril: Paris, França

11 de maio: Monte Carlo, Mónaco

25 de maio: Berlim, Alemanha

22 de junho: Berna, Suíça

13/14 de julho: Nova Iorque, EUA

 

 

###

 

Sobre a Nissan Motor Co., Ltd.

A Nissan é um fabricante de veículos global e abrangente que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No ano fiscal de 2017, a empresa vendeu 5,77 milhões de veículos a nível global, gerando receitas no valor de 11,9 biliões de ienes.

A 01 de abril de 2017, a empresa lançou o “Nissan M.O.V.E. para 2022”, um plano de seis anos que tem como objetivo um aumento de 30% das receitas anuais para 16,5 biliões de ienes até ao final do ano fiscal de 2022 e um fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 biliões de ienes. Como parte do Nissan M.O.V.E. para 2022, a empresa planeia alargar a sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo automóvel elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF.

A sede global da Nissan em Yokohama, Japão, gere operações em seis regiões: Ásia e Oceânia; África; Médio Oriente e Índia; China; Europa; América Latina e América do Norte. A Nissan possui uma força de trabalho global com 247.500 elementos e tem trabalhado em parceria com o fabricante francês Renault desde 1999.

Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors.

A Renault-Nissan-Mitsubishi é, atualmente, o maior grupo automóvel do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,6 milhões de veículos no ano de 2017.

Para obter mais informações sobre os nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nissan-global.com. Também pode seguir-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos