Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

FÓRMULA E - NOVO MONOLUGAR EXPOSTO EM GENEBRA

Quarta, 07 Março 2018 09:41 | Actualizado em Quarta, 14 Novembro 2018 02:01

DS E-TENSE FE 19 BY DS AUTOMOBILES:
A ÚNICA REPRESENTAÇÃO DO SAVOIR-FAIRE FRANCÊS NA FÓRMULA E


Envolvida no Campeonato FIA de Fórmula E desde a temporada de 2015/2016, a DS Automobiles será o único construtor francês aprovado pela FIA para a Temporada 5 (2018/2019), época que irá ter em pista toda uma nova geração de monolugares 100% elétricos.

A DS Automobiles orgulha-se de apresentar o seu mais recente bólide 100% elétrico para a Fórmula E: o DS E-TENSE FE 19.

Em menos de três anos, a eficiente tecnologia desenvolvida pela DS Performance, departamento de competição da DS Automobiles, conta já no seu currículo com 4 vitórias e 10 subidas ao pódio em corridas disputadas em quatro continentes.

Paralelamente, o savoir-faire acumulado em competição tem permitido acelerar o desenvolvimento da gama de modelos eletrificados da DS Automobiles, Marca que, no futuro, contará com versões híbridas plug-in ou 100% elétricas de toda a sua gama de modelos.

Os visitantes do DS World em Paris (33, rue François, 1er) terão a oportunidade única de ver, ao vivo e em antestreia, o DS E-TENSE FE 19, que estará exposto a partir de amanhã (dia 7 de março), ostentando uma pintura exclusiva em preto mate com detalhes dourados.

Saiba mais sobre o DS E-TENSE FE 19 neste vídeo: https://youtu.be/M4rUvWij-qg

 

Marca avant-garde, a DS Automobiles estreou-se na Temporada 2 do Campeonato FIA de Fórmula E, quando novos regulamentos técnicos deram aos construtores a oportunidade de demonstrar as suas competências específicas.

 

No final de 2018, a Temporada 5 desta competição marcará o início de uma nova era na Fórmula E, com a entrada em cena de uma segunda geração de monolugares de competição. Além da profunda renovação do chassis que lhes serve de base, em conjunto com desenvolvimentos aerodinâmicos concebidos para gerar mais carga descendente e menos resistência ao vento, abdicando de uma asa traseira, os novos monolugares estarão equipados com uma nova bateria, novos pneus e uma proteção frontal adicional – denominada HALO – no cockpit.

 

Entretanto, a DS Performance utilizou os seus três anos de experiência na Fórmula E para repensar totalmente o seu grupo propulsor. O seu novo motor DS E-MOTOR 19 incorpora um sistema de regeneração de energia otimizado, tendo a marca aproveitado todo o seu savoir-faire para conceber um novo sistema de transmissão, uma nova geometria para a suspensão traseira, um novo sistema de refrigeração, um novo sistema de travagem totalmente ativo e ainda uma nova eletrónica para otimizar a gestão da energia.

 

Desde a criação da DS Automobiles em 2014, a DS Performance tem recorrido à excelência tecnológica do seu bem-sucedido programa de Fórmula E para definir a sua visão da mobilidade automóvel do futuro. A tecnologia desenvolvida pelos homens e mulheres que trabalham em Versailles, na sede da Marca, mostrou ser eficiente e competitiva, como demonstra o registo de vitórias da equipa neste campeonato 100% elétrico. Ao longo dos últimos meses a Marca tem vindo a aplicar as lições aprendidas em competição no seu laboratório de alta tecnologia, de forma a aperfeiçoar não só o desenvolvimento do DS7 CROSSBACK E-TENSE 4x4, como também dos seus próximos modelos eletrificados.

 

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Na próxima temporada, a Fórmula E vai sofrer uma autêntica revolução. Os progressos recentes, alcançados por todos os construtores envolvidos na Fórmula E, estimulou-nos profundamente no sentido de nos superarmos e de sermos ainda mais criativos. A nova geração de carros terá uma potência de 250 kW e uma bateria de 54 kWh. Por conseguinte, os pilotos do DS E-TENSE FE 19 vão beneficiar do dobro da autonomia e performance, ganhos que demonstram com clareza o progresso fenomenal que a Fórmula E proporcionou no domínio da tecnologia dos carros elétricos. É graças a este nível tecnológico que podemos oferecer aos nossos clientes modelos cada vez mais inovadores e com melhores performances, o que constitui a força motriz por detrás do nosso envolvimento neste campeonato verdadeiramente avant-garde.”

 

O DS E-TENSE FE 19 incorpora um conjunto de novas soluções concebidas pela DS Performance. O desenvolvimento do modelo teve início em setembro de 2016, tendo os primeiros componentes sido submetidos a testes em banco na primavera seguinte. O objetivo de um peso mínimo de 900 kg – incluindo piloto e bateria (380 kg) – representou um enorme desafio, estando a DS Performance a trabalhar também num inovador sistema de regeneração de energia, com base num dispositivo de travagem controlado eletronicamente.

 

Na sua primeira aparição pública, o DS E-TENSE FE 19 apresenta uma pintura em preto mate que exprime a nova assinatura visual da DS Performance, sendo que os detalhes em dourado representam o savoir-faire  único de França no domínio dos bens de luxo, conceito que é tão caro à DS Automobiles.

 


 

Entretanto, as lições retiradas da competição estão a acelerar o desenvolvimento da gama de veículos eletrificados da DS Automobiles. No futuro, vão estar disponíveis versões Plug-in ou 100% elétricas de todos os seus modelos, dos quais o DS7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 é o primeiro exemplo concreto, proposta equipada com dois motores elétricos que proporcionam uma potência de 300 cavalos e uma autonomia de condução em modo 100% elétrico superior a 60 km.

 

Yves Bonnefont, Diretor Geral da DS Automobiles: “Temos muito orgulho na forma como a DS Performance defende as cores da DS na Fórmula E. A nossa Marca é jovem e ambiciosa e os veículos elétricos são, desde o início, uma parte fundamental da nossa estratégia. Em 2025, 35 por cento dos modelos DS que vamos ter no mercado serão versões eletrificadas. Além disso, 2018 é um ano extremamente importante para nós devido ao lançamento do DS7 CROSSBACK e à estreia do DS E-TENSE FE 19. Ao longo dos próximos meses serão reveladas mais surpresas que beneficiam largamente das inovações avant-garde que fazem parte das forças criativas da DS Automobiles.”

 

 

DS E-TENSE FE 19 – DADOS TÉCNICOS

 

TIPO                                                           MONOLUGAR

COMP. X LARG. X ALT.                        5,16 M X 1,77 M X 1,05 M

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS                 3,10 M

PESO MíNIMO                                        900 KG, COM CONDUTOR

BATERIAS                                                               54 KWH, 385 KG

MOTOR                                                     ELÉTRICO, ÀS RODAS TRASEIRAS

REGENERAÇÃO DE ENERGIA                          250 KW

ALIMENTAÇÃO                                     900 V

TRAVÕES                                                 DISCOS EM CARBONO VENTILADOS,

                                                                     PINÇAS DE 4 ÊMBOLOS,

                                                                     TRASEIROS COM CONTROLO ELETRÓNICO

VELOCIDADE MÁXIMA                     230 KM/H

                                                                      (OTIMIZADA PARA CIRCUITOS URBANOS)

0 AOS 100 KM/H                                    2,8 SEGUNDOS

DISTÂNCIA DE TRAVAGEM                             100 M DOS 230 PARA 40 KM/H

PNEUS                                                       MICHELIN PILOT SPORT EV SEASON 5,

                                                                     245X40R18 (À FRENTE), 305X40R18 (ATRÁS)


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos