Velocidade Online

Mundial - Outras Fórmula

MUNDIAL - FORMULA E - JAGUAR FAZ PONTOS EM MARRAQUECHE

Terça, 15 Janeiro 2019 21:52 | Actualizado em Sábado, 12 Outubro 2019 01:02

Para além do seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo de competição automóvel pela escolha dos locais das corridas. Todas as rondas do campeonato têm lugar em circuitos provisórios nas ruas do centro das principais cidades do mundo como Riyadh, Hong Kong, Sanya, Mónaco, Roma, Paris e terminam com uma sessão dupla num único fim-de-semana em Nova Iorque.

 A partir de agora, as equipas vão competir com um veículo por piloto, pelo que não será necessária a troca de piloto no mesmo carro.

Os fabricantes podem projetar os seus próprios sistemas de propulsão, que incluem o motor, a transmissão, o inversor e a suspensão traseira. Para controlo de custos, todas as equipas partilham o chassis e a bateria em fibra de carbono. O principal objetivo é o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica.

O programa de Fórmula E da Jaguar trará vantagens notórias de I+D para a eletrificação dos futuros modelos de produção em série da Jaguar Land Rover, tendo sido concebido com base no princípio da equipa: "Race to Innovate" (Competir para Inovar).

A Jaguar regressou à competição em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante Premium a participar nas corridas de carros elétricos em circuitos urbanos de Fórmula E da FIA.

Sobre a equipa Panasonic

Notas à redação

 

“Fiquei preso após o incidente inicial e quase caí para os últimos lugares, o que fez com que ficasse fora da luta pelos primeiros lugares. Numa perspetiva estratégica acho que pecámos por ter sido demasiado cautelosos. Podíamos ter sido mais agressivos, mas isto é muito fácil de dizer depois da corrida ter terminado. Esta prova confirmou que, se alguma coisa correr mal logo no início e cais para os últimos lugares, é melhor atacar com alguma agressividade porque os riscos nessas posições são mínimos. Se não atacas e ficas com energia suficiente para chegar ao final, todos os outros vão defender-se bastante bem. Foi uma pena… primeira volta, primeira curva e todo um trabalho prévio perdido. Mas tudo é positivo nesta aprendizagem e há muitas coisas que podemos melhorar para tornar o carro mais competitivo.”

Nelson Piquet Jr, #3 P14:

 

“Fomos muito competitivos durante todo o dia e isso é muito interessante. O melhor tempo desta manhã conseguido na segunda ronda de treinos foi bastante positivo. É verdade que não pudemos, como esperávamos, tirar o máximo proveito da qualificação - enganei-me durante a minha volta Super Pole, mas nas corridas, às vezes, estas coisas acontecem. E hoje foi um desses dias em que as coisas não saem como queremos. O incidente logo na primeira curva obrigou-me a sair da pista e caí dez lugares. Algo sobre o qual não tens o controlo e que resulta bastante frustrante. Nesse momento a sorte não esteve do nosso lado. O Jaguar I-TYPE 3 é rápido e é isso que nos deve dar força para enfrentar o resto do campeonato.”

Mitch Evans, #20 P9:

 

“Deixámos Marraquexe com uma pequena sensação de frustração. Tínhamos um carro com o qual podíamos ter subido ao pódio; estávamos bastante confiantes com o ritmo alcançado por Mitch na FP2 onde conseguiu o melhor tempo. Infelizmente, a manobra descabida de Jean-Eric Vergne na primeira curva arruinou a corrida dos nossos dois carros. Foi uma grande pena que a atuação de terceiros tenha impedido a nossa subida ao pódio. Corremos sempre a um bom ritmo e Mitch conseguiu pontuar, mesmo com o carro danificado - um aspecto interessante e positivo a ter em conta com otimismo, uma vez que mesmo com o carro danificado conseguimos conquistar alguns pontos. Mais, acho que sair em quinto lugar, cair para décimo quinto e terminar em nono é um excelente exemplo da estratégia de Mitch e de toda a equipa. É verdade que a sorte nem sempre está do nosso lado e este foi um desses dias. Mas temos sempre de ver o lado positivo das coisas e é óbvio que temos um carro rápido e com ritmo para subir ao pódio.”

James Barclay, Diretor da equipa Panasonic Jaguar Racing refere:

 

A equipa Panasonic Jaguar Racing regressou à pista de Marraquexe no domingo para uma intensa jornada de testes pelas mãos dos novos pilotos, o brasileiro Pietro Fittipaldi e o inglês Harry Tincknell.

 

O neozelandês demonstrou um excelente ritmo e uma gestão de energia muito competitiva tendo, mesmo com o carro bastante danificado, conseguido regressar à luta pelas primeiras posições. Terminou em nona posição e conquistou dois pontos muito importantes para ele e para a equipa. Por seu lado, Nelson conseguiu avançar cinco posições e acabou a prova em 14º lugar.

 

Os dois pilotos saíram do lado bom da grelha, parte direita, e tiveram de sair da pista para evitar o incidente que aconteceu logo na primeira curva. Ambos conseguiram continuar a prova mas acabaram por perder lugares. Mitch acabou mesmo por sofrer alguns danos mecânicos no difusor traseiro quando o Mahindra, de Pascal Wehrlein, embateu na parte traseira do Jaguar I-TYPE 3.

 

Mitch Evans começou muito bem o dia, com uma condução fantástica na FP2, tendo conseguido o melhor tempo. O piloto Kiwi classificou-se para a Super Pole na sexta posição mas começou a corrida no quinto lugar devido à penalização do piloto português, António Félix da Costa. O seu companheiro de equipa, Nelson Piquet Jr., também conseguiu meter-se entre os dez primeiros tendo conquistado a nona posição na grelha de partida.

 

 A segunda corrida do Campeonato de Fórmula E da ABB FIA realizada em Marraquexe provou que a equipa Panasonic Jaguar Racing possui ritmo e qualidade, apesar de apenas ter conseguido dois pontos neste circuito.

 

·         Mitch coloca-se em 7º lugar e Nelson no 13º posto do campeonato, enquanto que a equipa inglesa fica situada na sexta posição

·         Nelson Piquet Jr. terminou em 14º depois de cair para a 19ª posição ao evitar bater no incidente da primeira curva

·         Mitch Evans conseguiu alcançar o 9º lugar, apesar de ter perdido dez posições devido a uma ação evasiva logo na primeira curva

·         Os dois pilotos da equipa classificaram-se entre os dez primeiros com muitas possibilidades de subir ao pódio

 

CONQUISTA PONTOS EM MARRAQUEXE

EQUIPA PANASONIC JAGUAR RACING


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos