Velocidade Online

Mundial - Outras Fórmula

MUNDIAL - FÓRMULA ACADEMY SUDAMERICA

Quinta, 26 Abril 2018 22:36 | Actualizado em Domingo, 23 Setembro 2018 11:35

Automobilismo brasileiro ganha Fórmula Academy Sudamericana

Categoria-escola chega para ocupar lacuna nas categoria brasileiras de monopostos

 

 – Finalmente a nova geração de pilotos brasileiros terá uma nova e excelente opção para o desenvolvimento dos jovens talentosos esportistas do automobilismo nacional. A Linardi Sports, empresa que atua no automobilismo brasileiro há 30 anos lança no próximo dia 2 de maio em São Paulo, a Fórmula Academy Sudamericana com sete provas em território brasileiro (calendário abaixo). O objetivo da categoria é garantir o próximo passo na difícil carreira dos pilotos recém-saídos do kart na busca pelo topo do esporte mundial.

A Fórmula Academy Sudamericana traz os monopostos já conhecidos do meio automobilístico brasileiro, usados na Fórmula Futuro em 2010 e 2011, e a Fórmula 4 sul-americana, de 2014 a 2016. Os carros têm os padrões de tecnologia e segurança europeus e norte-americanos e são construídos pela fábrica francesa Signature seguindo os padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O chassi Signatech é feito de fibra de carbono, com gaiola, tanque de combustível, cintos e sistema de prevenção contra incêndios fabricados na Europa e Estados Unidos sob licença da FIA. O motor de 1.8 litro e 16 válvulas tem 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico, acoplado à uma transmissão SADEV de cinco velocidades sequencial, também de fabricação francesa.

A Fórmula Academy Sudamericana surgiu também de uma parceria com o piloto e promotor argentino radicado no Uruguai, Gerardo Tato Salaverria, que passou os direitos dos carros da extinta Fórmula 4 sudamericana para a Linardi Sports. “Estou feliz por ver esses carros com tecnologia atual correndo novamente no País conhecido como um dos melhores celeiros de talentos no automobilismo. Tenho certeza que os pilotos brasileiros ficarão felizes com a novidade”, comemora Gerardo Salaverria.

Novo conceito promocional no Automobilismo Brasileiro

A grande novidade da Linardi Sports, empresa que teve equipes nas maiores categorias brasileiras, será o formato das provas do calendário que passará por vários autódromos do País. Muito semelhante aos eventos do automobilismo norte-americano, a Fórmula Academy Sudamericana trará um novo conceito para o público que curte as emoções de disputas em alta velocidade. Na programação de algumas provas deste ano da Fórmula Academy Sudamericana a Linardi Sports promoverá uma serie de atrações para toda a família e amigos do aficionado em esporte a motor.

As atrações começam pela parceria com uma das mais famosas duplas da música brasileira: Fernando e Sorocaba. “Nosso projeto promove a corrida como um evento de entretenimento nos mesmos moldes do automobilismo norte-americano. Pretendemos colocar atrações dentro do autódromo no final de semana das provas onde o público poderá se divertir com seus familiares”, conta animado o promotor Linneu Linardi da Linardi Sports.

Cobertura de Televisão

A Fórmula Academy Sudamericana terá a transmissão do canal especializado BandSports com a prova e imagens editadas para ir ao ar no domingo seguinte ao da prova. Todas as corridas terão apresentação dos pilotos, equipes e seus patrocinadores na abertura da transmissão, garantindo de cara o retorno televisivo dos patrocinadores de cada piloto. “A Fórmula Academy Sudamericana pretende ocupar a lacuna que existe há alguns anos no automobilismo brasileiro que hoje ainda tem categorias com custos perto de 1 milhão de reais ou mais. Nossa intenção é profissionalizar cada vez mais o esporte e dar oportunidade aos jovens pilotos para desenvolverem o potencial que adquiriram com o kart”, lembra o promotor Linneu Linardi. Com participações em várias categorias como a Fórmula Atlantic nos Estados Unidos, Stock Car Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil, o promotor frisa que o interesse da categoria é acima de tudo o piloto. “A peça principal para nós é o piloto e faremos tudo para a promoção do talento de cada um na pista”, completa Linneu Linardi.

A Fórmula Academy Sudamericana utilizará o sistema de monogestão, que proporcionará condições técnicas iguais para todos os pilotos, como logística, suporte em pista, organização e manutenção, para garantir ao piloto as melhores condições para treinos e corridas do fim de semana.

O formato dos finais de semana conta com treinos livres e classificatórios e duas corridas. O grid da segunda prova tem os seis primeiros colocados na primeira com inversão de posições. O sistema de pontuação segue o critério da Fórmula 1: 1º 25 pontos, 2º 18, 3º 15, 4º 12, 5º 10, 6º 8, 7º 6, 8º 4, 9º 2, 10º 1 ponto. A melhor volta e o pole position de cada corrida recebem um ponto.

O carro

Chassi

Projetado e construído com padrões de tecnologia e segurança da FIA: chassi Signatech de fibra de carbono, bicos, gaiola, tanque de combustível, cintos, sistema de prevenção contra incêndios, todos feitos na Europa e nos EUA sob licença da FIA.

Motor

1.8 de 16 válvulas 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico.

Câmbio

Câmbio SADEV de cinco velocidades sequencial.

Volante

O volante é semelhante ao das principais categorias mundiais, sensores de aquisição de dados de parâmetros de motor, força G, longitudinal e transversal, velocidade, posição do volante, posição do acelerador e pressão dos freios.

Freios

Marca Alcon – fabricação inglesa com discos ventilados nas quatro rodas.

 

Calendário FORMULA ACADEMY SUDAMERICANA

Rodadas duplas – serão sete etapas no Brasil e a última em Montevideo, Uruguai.

20/05 Interlagos – SP – 1ª etapa

10/06 Cascavel – PR – 2ª etapa

22/07 Londrina PR – 3ª etapa

19/08 Curitiba ou SP – 4ª etapa

23/09 Campo Grande – MS – 5ª etapa

14/10 Velo Cittá – RS – 6ª etapa

25/11 Interlagos – SP – 7ª etapa

09/12 – Montevideo – UY – 8ª etapa

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos