Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDIAL DE RALIS 2018 - DUPLO PÓDIO TOYOTA GAZOO RACIONG EM INGLATERRA

Segunda, 08 Outubro 2018 18:42 | Actualizado em Segunda, 25 Março 2024 04:39

Duplo pódio da TOYOTA GAZOO Racing no Rali da Grã-Bretanha aumenta a liderança no campeonato de construtores

A TOYOTA GAZOO Racing aumentou a sua vantagem no topo da classificação do campeonato de construtores após um duplo pódio no Rali da Grã-Bretanha no País de Gales: o quarto evento consecutivo, onde dois Toyota Yaris WRC terminam entre os três primeiros. Jari-Matti Latvala empenhou-se numa emocionante luta pela vitória, terminando em segundo lugar, com Esapekka Lappi em terceiro.

O Rali da Grã-Bretanha, a antepenúltima prova do campeonato, teve início na sexta-feira à noite com a super especial noturna de 1,7 km, em Tir Prince Raceway na costa norte do País de Gales. Esapekka Lappi foi o piloto mais rápido, 0,3 segundos à frente de Jari-Matti Latvala, que empatou em segundo lugar com outro piloto. Ott Tänak garantiu que os três Toyota estivessem entre os cinco primeiros a apenas 0,9 segundos do vencedor Lappi.
 
A manhã de sexta-feira revelou-se desafiante devido à lama muito escorregadia. Ott Tänak, chegou motivado à Grã-Bretanha após três vitórias consecutivas no mundial de ralis e começou o dia a imprimir um forte ritmo, nas rápidas e por vezes estreitas pistas da floresta do norte de Gales. Na parte da tarde, foi novamente o mais rápido em 2 especiais - apesar de um furo na segunda - terminando o dia em primeiro lugar com quase meio minuto de avanço para o seu rival mais próximo. Depois de terem começado bem o dia, tanto Latvala como Lappi foram melhorando o seu ritmo ao longo do dia, evoluindo a afinação dos seus Yaris WRC. Latvala terminou o dia em terceiro a apenas 2.5 segundos do segundo classificado, e Lappi em quarto da geral, a apenas 4.6 segundos do seu colega Finlandês.
 
No sábado, as equipas enfrentaram o dia mais longo da prova, com 150 Km cronometrados, sem passagem pela assistência e divididos em nove etapas no centro do País de Gales. Durante o circuito matinal de cinco etapas, Ott Tänak aumentou sua vantagem para 48 segundos, mas devido a um dano no radiador em SS16 foi obrigado a parar para evitar danos ao motor do Yaris WRC. Vendo assim goradas as suas aspirações a mais uma vitória no mundial de ralis.
 
Os outros dois Yaris WRC continuaram num ritmo muito forte e, quer Jari-Matti Latvala, quer Esapekka Lappi, aproximaram-se do líder, levando a luta pela vitória até o último dia do Rali. Latvala terminou o dia em segundo da geral, a apenas 4,4 segundos do líder, com Lappi em terceiro a 7,4 segundos do seu compatriota e colega.
 
No domingo, Latvala conseguiu uma excelente vitória na especial no início da manhã (SS20), levando-o à primeira posição. Continuou a lutar até o final e terminou a apenas 10,6 segundos da vitória, para conquistar o seu terceiro pódio, nos últimos quatro ralis.
 
Lappi começou o dia com uma margem de apenas 1,7 segundos sobre o piloto em quarto lugar, mas imediatamente aumentou a sua vantagem ao vencer SS19. Terminou o rali com mais de meio minuto de diferença para quarto lugar para alcançar a sua terceira subida ao pódio em cinco provas. Com os resultados de Latvala e Lappi, a TOYOTA GAZOO Racing amplia a liderança no campeonato de construtores para 20 pontos.
 
Depois de ser forçado a desistir no sábado à tarde, Ott Tänak recomeçou (em Rally 2) no domingo e conquistou quatro pontos, ficando em segundo lugar com Latvala na Power Stage (SS20). Com dois ralis ainda para pontuar, o Estónio fica a 21 pontos da liderança do campeonato de pilotos.
 
Citação no último dia do Rali da Grã-Bretanha:
Tommi Makinen (Diretor da Equipa):
“Assistimos hoje a uma luta brilhante de Jari-Matti. Fez tudo o que podia, mas parece que Ogier estava um pouco forte demais desta vez. É bom ver duas duplas nossas no pódio novamente, e este resultado significa que estamos no bom caminho no campeonato dos construtores. Obviamente, ainda estamos desapontados com o que aconteceu com Ott no sábado. Torna a luta pelo título de pilotos mais difícil, mas ainda há muitos pontos disponíveis e ele é claramente o piloto mais forte agora, por isso tudo ainda pode mudar. Acredito que nada será decidido até à última prova na Austrália.”
 
Classificação final do Rali da Turquia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 3h06m12.5s
2 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +10.6s
3 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +35.1s
4 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +1m10.4s
5 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m14.4s
6 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m15.9s
7 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m18.4s
8 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC) +1m21.6s
9 Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5) +9m14.7s
10 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +10m48.9s
19 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +20m38.9s

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos