Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2019 - A CITROEN NA VOLTA À CÓRSEGA

Segunda, 01 Abril 2019 12:38 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:18

O C3 WRC NO PÓDIO COM OGIER-INGRASSIA 62ª Volta à Córsega (28 a 31 março) – Etapa 2
 
 
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia foram absolutamente impressionantes nas duas passagens por Castagniccia (47,18 km), a Especial mais longa do fim de semana, colocando o seu C3 WRC C3 no terceiro lugar à Geral, no final da segunda Etapa. Esapekka Lappi e Janne Ferm terminaram o dia na sétima posição, revelando um melhor conhecimento do carro à medida que cumpriam mais Especiais.
 
 
Percorrendo as zonas de Cap Corse, Désert des Agriates e Castagniccia, três das regiões mais emblemáticas do centro e norte da Córsega, o segundo dia de competição contou com uma grande variedade de perfis de estrada e, portanto, a mesma proporção de dificuldades. Em destaque esteve a Especial de Castagniccia, uma novidade no percurso, com 47,18 km de estradas estreitas e sinuosas, e que se tornou na Especial mais difícil do dia.
 
Determinados em lutar até ao limite, apesar de ainda não terem o set-up totalmente correto no seu carro, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia mostraram, mais uma vez, a sua coragem na primeira passagem e na sua estreia naquela que se esperava ser a Especial decisiva do rali. Os sêxtuplos campeões do mundo recorreram a todo seu talento para registar o terceiro melhor tempo, a 1,4 segundos do vencedor, o que os levou ao quinto lugar à Geral. De seguida, já da parte da tarde, a dupla francesa subiu mais um lugar na classificação quando um dos seus rivais teve um furo (ES11), antes de protagonizar uma performance excepcional na segunda passagem por Castagniccia. Registando o segundo tempo mais rápido, Ogier e Ingrassia ascenderam ao terceiro posto à geral, com 5,1 segundos de vantagem sobre o quarto classificado, apesar de um problema de motor já no final da Especial.
 
Depois de um início difícil ontem, Esapekka Lappi e Janne Ferm tentaram também optimizar o comportamento do seu C3 WRC C3 ao longo do dia, tendo em perspectiva o resto da temporada. Registando um quarto

 
 
 
melhor tempo da parte da tarde, apenas a 2,9 segundos do vencedor da Especial (ES11), confirmaram que a sua abordagem foi eficaz, tendo encerrado a jornada de hoje na sétima posição à Geral.
 
A curta Etapa final de amanhã levará os concorrentes em direcção a Calvi, onde os esperam duas novas Especiais com uma distância competitiva de 52 quilómetros. Uma emocionante batalha em perspectiva...
 
O QUE ELES DISSERAM… Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing "Sabíamos que hoje ia ser o dia mais difícil do fim de semana, e o Sébastien e o Julien mostraram, mais uma vez, toda a sua forte experiência e caráter, conseguindo fazer valer estes seus atributos na Especial mais difícil do dia, e terminar com um lugar no pódio. Foi um excelente desempenho da parte deles, pois, apesar de termos feito alguns progressos na afinação, obviamente, que o comportamento do carro ainda não está a 100%. O Esapekka e o Janne não têm a experiência dos seus colegas de equipa na gestão deste tipo de situação, mas aguentaram-se bem e testaram algumas soluções em competição e trabalham no set-up do seu C3 WRC que, certamente, serão úteis em eventos futuros."
 
Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT "Foi uma pena termos perdido bastante potência no motor a cerca de dez quilómetros do final da última Especial, pois, caso contrário, acho que teríamos vencido a nossa primeira Especial neste fim de semana. Felizmente, esta avaria só durou dois ou três quilómetros, depois voltou tudo ao normal. Estou feliz por regressar ao Top3. Espero que o ‘feeling’ ligeiramente melhor que o carro mostrou durante a tarde se confirme amanhã, de forma a podermos continuar a nossa progressão. Até porque parece que vamos ter de lutar até o fim, se quisermos segurar o terceiro lugar. Tem sido nas estradas mais largas que temos perdido mais tempo, mas as Especiais de amanhã não são tanto assim, por isso espero que sejam mais adequadas ao nosso estilo de condução."
 
Esappeka Lappi, Piloto do Citroën Total WRT "Embora a nossa posição não seja ainda aquela que esperávamos, o principal é que melhorámos bastante ao longo do dia de hoje. O nosso andamento foi melhor. O Seb também fez alguns bons momentos, por isso tudo leva a crer que estamos no caminho certo. Amanhã, vamos dar o nosso máximo para terminar o rali em grande."
 
VOLTA À CÓRSEGA 2019  CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 2ª ETAPA 1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:56:50.0 2. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) + 4.5 3. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +44.8 4. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +49.9

 
 

5. Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) +1:32.1 6. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +1:54.5 7. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +1:59.3 8. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +3:21.4 9. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +3:55.9 10. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +6:35.4
 
RESTANTE PROGRAMA DA VOLTA À CÓRSEGA (Nota: horas locais ; mais 1 hora do que em Portugal Continental)
 
DOMINGO, 31 MARÇO 07h30: Partida Dia 3 (Place Saint Nicolas – Bastia) 08h10: Assistência E (Aeroporto de Bastia – 15’) 09h45: ES 13 – Eaux de Zilia (31,85 km) 12h18: ES 14 – Calvi - Power Stage (19,34 km) 13h18: Chegada (Citadelle de Calvi) 15h00: Pódio (Citadelle de Calvi)
 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos