Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2019 - RALI DE PORTUGAL - PEUGEOT CUP RALI IBÉRICA

Quinta, 06 Junho 2019 09:19 | Actualizado em Sábado, 13 Abril 2024 01:05

 

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA é uma organização da Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o patrocínio da Huawei, Vodafone, Pirelli e Total e o apoio logístico da Sports & You.

 

Nota: Devido à continuidade do Vodafone Rally de Portugal, a Entrega de Prémios desta prova far-se-á no rali seguinte (Terras d’Aboboreira, a 6 e 7 setembro). As equipas/pilotos poderão continuar em prova, para os restantes 2 dias (sábado e domingo) de rali, não influindo o resultado final que venham a obter nas classificações da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019.

24h00                            Parque Fechado e Final do Rali para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA

20h10                            Flexi-Service A (Exponor)

20h00/20h10             Zona Técnica (Exponor)

19h03                            SSS7 Lousada (3,36 km)

18h23                            Partida da 3ª Secção

                                         Zona de Combustível (Lousada)

15h23                             SS6 Arganil 2 (14,62 km)

14h35                             SS5 Góis 2 (18,78 km)

13h51                             SS4 Lousã 2 (12,35 km)

13h48                            Partida da 2ª Secção

12h33/12h48              Zona de pneus & combustível (Arganil)

11h48/12h33               Reagrupamento e Zona Técnica (Arganil)

11h20                            SS3 Arganil 1 (14,62 km)

10h32                            SS2 Góis 1 (18,78 km)

09h48                            SS1 Lousã 1 (12,35 km)

08h35/08h50              Zona de pneus & combustível (Coimbra)

08h30                            Partida Dia 1 (Coimbra) – 1ª Secção

Sexta-feira, 31 de maio

 

19h10                               Parque Fechado

19h00                               Cerimónia de Partida - Porta Férrea, Coimbra

Quinta-feira, 30 de maio

 

Nota: As horas são indicativas, para o primeiro carro a sair para a estrada

PARA A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019

PROGRAMA DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL

 

Uma vez chegados ao Controlo Final, colocado no Parque de Assistência da Exponor, conhecer-se-ão os nomes dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal, em termos de PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.

 

Antevê-se, assim, nesta 3ª jornada do ano, um novo e exigente desafio para os protagonistas desta fórmula promocional, num cenário inédito para esta copa monomarca, onde os “Leões” irão rugir fortemente, frente a uma vasta e fervorosa moldura humana que ali é esperada.

 

Essa resistência de pilotos e máquinas é, nesta prova, ainda mais significativa pelo facto desta etapa única não ter qualquer Parque de Assistência intermédio, apenas havendo uma denominada Zona Técnica, entre as duas rondas, no Reagrupamento de Arganil, em que os ‘Leões’ apenas podem contar com a ajuda de um mecânico e utilizar, única e exclusivamente, as ferramentas que levarem a bordo dos seus 208 R2. Será um fator que marcará a diferença entre os mais experientes em reparações mecânicas, na eventualidade de serem necessárias intervenções de recurso que os permitam manter-se em prova.

 

Contando com a reconhecida fiabilidade e robustez dos 208 R2 – recorde-se que na anterior jornada, em Córdoba, chegaram ao final do rali todos os que se apresentaram à partida – as duplas lusas, espanholas, britânicas e a estónio-ucraniana da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA têm pela frente uma dupla passagem pelos tradicionalmente duros troços da região centro – Lousã (12,35 km), Góis (18,78 km) e Arganil (14,62 km) – num saudoso regresso da nossa prova máxima a esta icónica região, num dia que terminará na mais suave e espetacular Super Especial de Lousada (3,36 km), rematando 7 classificativas que somam 94,50 km cronometrados.

 

Saindo de Coimbra na manhã de sexta-feira (31 de maio), as 15 duplas da Peugeot inscritas irão colocar as suas capacidades à prova num percurso total de 529,94 km, que terminará em Matosinhos.

 

Depois dos troços desenhados em Fafe (Portugal) e em Córdoba (Espanha), a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA regressa à estrada pela porta grande, sob a égide do Vodafone Rally de Portugal.

ESTREIA DA COPA EM ARGANIL NUMA ETAPA DE 95 KM CRONOMETRADOS

 


Piloto

País

Copa

Copiloto

País

Equipa

80

Daniel Berdomás

ESP

-

David Rivero

ESP

TRS Rally Team

81

Daniel Nunes

POR

-

Rui Raimundo

ESP

Inside

82

Josep Bassas

ESP

Junior

Axel Coronado

ESP

GCMotorsport

83

Pedro Antunes

POR

Junior

Alexandre Rodrigues

POR

The Racing Factory

84

José Mª Reyes

ESP

Junior

Diego Sanjuán

ESP

SMC

85

Sergi Francolí

ESP

Junior

María Salvo

ESP

Mavisa

86

Georg Linnamäe

EST

Junior

Volodymyr Korsia

UCR

ALM Motorsport

87

Hugo Lopes

POR

Junior

Nuno Mota Ribeiro

POR

AMSport

88

Carlos Fernandes

POR

-

Valter Cardoso

POR

Inside

90

Ricardo Sousa

POR

Junior

Luis Marques

POR

Prolama

91

Nabila Tejpar

GBR

Junior

Ladies

Max Freeman

GBR

PT racing

92

Ruairi Bell

GBR

Junior

Darren Garrod

GBR

PT racing

93

Paulo Moreira

POR

-

Marco Macedo

POR

Ares Racing

94

Santiago García

ESP

Junior

Néstor Casal

ESP

Ares Racing

95

José Luis Peláez

ESP

-

Rodolfo del Barrio

ESP

GCMotorsport

Coimbra/Matosinhos, 30 e 31 de Maio de 2019

LISTA DE INSCRITOS DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA
VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2019 (1ª Etapa)

 

Na classificação das Equipas, a Inside lidera (41 pontos), inscrevendo nesta prova nada menos do q duas duplas. Segue-se o TRS Rally Team (39 pontos), que no Vodafone Rally de Portugal terá a responsabilidade por dar assistência ao Peugeot 208 R2 do atual líder da copa e a GC Motorsport (35 pontos), aqui com dois carros inscritos. Estão, neste momento, classificadas 11 equipas.

 

Do lado português, a lista de presenças da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA no Vodafone Rally de Portugal completa-se com Hugo Lopes/Nuno Ribeiro, Ricardo Sousa/Luis Marques, Carlos Fernandes/Valter Cardoso e Paulo Moreira/Marco Macedo, aqui com o estatuto de rookies. Do outro lado da fronteira chegam Sérgi Francoli/María Salvo, José Luís Pélaez/Rodolfo del Barrio, e Santiago Garcia/Néstor Casal, mais os britânicos Ruiari Bell/Darren Garrod e Nabila Tejpar/Max Freeman e, finalmente, o jovem representante estónio Georg Linnamae e o seu navegador ucraniano Volodymyr Korsia.

 

Dadas as reduzidas diferenças pontuais entre os cinco primeiros classificados (foram os únicos a acumular, à data, mais de 26 pontos) e tendo em conta que uma vitória vale 25 pontos, um 2º lugar 20 e um 3º 17, antecipa-se que, no final do rali, este ranking vá sofrer alterações de monta, influenciadas também pelas restantes pontuações para o top-10 e o extra de 5 pontos a dividir pelas duplas que registarem os melhores tempos nos 7 troços do rali.

 

Presentes estão Daniel Berdomás/David Rivero, atuais líderes da copa, ambos com 39,08 pontos (Pilotos e Navegadores, respetivamente), Daniel Nunes, o 2º classificado nos Pilotos (37,38 pontos), que volta a contar com Rui Raimundo ao seu lado, depois de, em Espanha, ter tido outro co-piloto, e Josep Bassas (29,67 pontos), com Axel Coronado como novo navegador. De regresso, após ausência no Sierra Morena, está Pedro Antunes (29,62 pontos), estreando Alexandre Rodrigues a ditar-lhe as notas. O espanhol José María Reyes remata o atual top-5 de Pilotos, somando 26,42 pontos, e será navegado por Diego Sanjuan.

 

Depois do Cerimonial de Partida, agendado para a tarde de quinta-feira (30 maio), frente à Porta Férrea da Universidade de Coimbra, os 15 representantes da Peugeot inscritos na copa irão fazer-se à estrada, competindo entre si em 7 exigentes classificativas em terra, desenhadas na icónica região de Arganil – que se estreia no mapa da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA – e que prometem muita animação na luta pelas melhores posições.

 

Coimbra servirá de palco para o arranque do Vodafone Rally de Portugal, 3ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019. Serão 15 as duplas, em representação de 4 países – Portugal e Espanha (com 6 equipas cada), Reino Unido (2) e Estónia (1) – que, a partir dali, irão atravessar uma única etapa de contornos muito exigentes e novos face ao que habitualmente defrontam nesta copa de ralis que se corre, desde 2018, na Península Ibérica.

 

Estão em maioria os candidatos da Junior Cup (menos de 26 anos de idade), com dois terços do plantel, que volta a contar com a habitual representante britânica na Ladies Cup.

São 15 as duplas inscritas nesta edição da prova portuguesa do WRC, que apostam na tradicional robustez e fiabilidade dos Peugeot 208 R2 que lhes servem de cavalo de batalha, para enfrentar as sinuosas e algo demolidoras Especiais em terra da região de Arganil, que compõem, em estreia, a 1ª Etapa deste rali e a estrutura desta jornada da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Os jovens talentos irão bater-se ao longo de um extenso dia que ligará a Universidade de Coimbra à Exponor, em Matosinhos.

Terceira prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019, o Vodafone Rally de Portugal tem um lugar muito especial no coração dos jovens Leões, por se tratar de uma ronda do Mundial de Ralis, a primeira de 2019 da copa ibérica, que poderá dar-lhes uma visibilidade adicional às suas competências ao volante.

 

na primeira ronda ‘mundialista’ da época

15 Peugeot 208 R2

 

Vodafone Rally de Portugal – Apresentação

PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos