Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2019 - A CITROEN NO RALI DA TURQUIA

Segunda, 16 Setembro 2019 11:10 | Actualizado em Sábado, 12 Outubro 2019 01:15

DOMINADORES, OS C3 WRC CONSOLIDAM A LIDERANÇA  Rali da Turquia (12 a 15 setembro ) – Etapa 2
 
 
As duplas Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Esapekka Lappi/Janne Ferm garantiram, cada uma delas, duas vitórias em troços, tendo batalhando entre si ao longo de toda a 2ª Etapa.
 
Terminariam, assim, o dia no 1º e 2º lugares da classificação geral, após nova performance dominante, que os fez aumentar a sua vantagem sobre os seus adversários.
 
Integrando duas das classificativas mais lentas e mais técnicas do fim de semana, bem como o troço de Kizlan, uma nova especial muito rápida – velocidade média de quase 110 km/h – os 109,8 quilómetros da Etapa de hoje mostraram-se, como era esperado, extremamente desafiantes. As condições mais pareciam de testes, pois a temperatura do piso atingiu os 50 graus Celsius.
 
Em tais condições de calor extremo e apesar das estradas terem uma base dura e muito arenosa, os pilotos tinham que estar muito confiantes para com as capacidades de poupança dos pneus, apostando em levar consigo três compostos Michelin médios e mais dois pneus duros, já que partiam para a estrada já numa ordem elevada (9ª posição). Foi exatamente essa a abordagem adotada por Sébastien Ogier e Julien Ingrassia esta manhã e que deu, de imediato, os seus frutos, já que a reivindicaram a sua primeira vitória em troços do fim de semana em Yesilbelde (33 km), tendo a dupla francesa passado mais de 25 minutos a combinar um ritmo elevado com uma cuidada gestão dos pneus do seu C3 WRC. Com os seus rivais mais diretos a mais de um minuto atrás de si, os sêxtuplos Campeões do Mundo concentraram-se num ritmo que lhes permitiu minimizar os riscos, tanto quanto possível nestas estradas tão demolidoras. A dupla alcançaria nova vitória na segunda passagem por Yesilbelde, ultrapassando os seus companheiros de equipa, assumindo, assim, o 1º lugar da geral, posição que mantiveram até ao final do dia. Irão partir para a Etapa final de amanhã muito determinados em completar o que seria uma excelente performance global da equipa e um bom resultado para o campeonato.
 
Apostando num conjunto de pneus de composto duro (4, mais um intermédio), Esapekka Lappi e Janne Ferm também impressionaram na ronda matinal. Garantiram dois 2ºs melhores tempos consecutivos, para logo depois fazerem o melhor tempo na SS10, tudo isto sem correr riscos desnecessários no seu C3 WRC. Conscientes da necessidades do Citroën Total World Rally Team em garantir o 1º e o 2º lugar no final do rali, adotaram o mesmo ritmo na parte da tarde, permitindo-lhes manter-se longe de problemas. Pelo caminho, a dupla finlandesa

 
 
 
 

 
 
conseguiria nova vitória na repetição de Kizlan e, embora tenham perdido o 1º lugar para os seus companheiros de equipa, depois de terem deixado o motor ir abaixo na SS12, ainda têm uma vantagem significativa sobre os seus adversários mais diretos.
 
O Citroën Total World Rally Team irá agora trabalhar nos dois C3 WRC, unidades que se têm mostrado incrivelmente fiáveis, de modo a assegurar o melhor equipamento para as duplas que os conduzem e permitirlhes cumprir os restantes 38,62 quilómetros de troços da etapa final, de amanhã. 
 
O QUE ELES DISSERAM… Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing "Foi um dia perfeito hoje! Foi novamente exigente mas as nossas equipas de mo n straram grande inteligência na gestão da Etapa . T ambém mostraram a velocidade do C3 WRC , com um total de 4 vitórias em troços, e a sua força. São recompensas para os elementos da equip a técnica, que têm dado tudo o que têm . É agora crucial manter este ritmo e terminar o trabalho amanhã, garanti ndo o 1º e 2º lugares e marcar tantos pontos quanto possível na Power Stage.”
 
Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT "Foi uma Etapa muito boa, com um ritmo adequado e sem problemas técnicos de qualquer tipo no nosso C3 WRC. Não foi um dia fácil, porém, mas fizemos uma aposta ousada na escolha dos pneus esta manhã , que se mostrou acertada . De tarde tivemos de lidar com condições incrivelmente quentes e abrasivas para os pneus. Tentei ter cuidado e não correr muitos riscos para minimizar eventuais problemas. O n osso objetivo é agora cruzar a linha de chegada nesta posição e, se pudermos, juntar alguns pontos na Power Stage , no que seria um bónus. " 
 
Esappeka Lappi, Piloto do Citroën Total WRT "Não importa se estamos na frente ou em 2º esta noite, o principal é levar para casa este resultado para a equip a . E sto u m uito satisfeito c o m a m inha própri a performance até a g ora, a p esar d o p e q u e n o erro n a SS12. Conseguimos alguns bons tempos de nov o , adotando uma abordagem cuidada com um C3 WRC que é, garantidamente, muito rápido neste tipo de superfície " 
 
 
RALI DA TURQUIA 2019 - CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 2ª ETAPA 1. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3:20:12.0 2. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +0.2. 3. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +1:17.1 4. Suninen / Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +1:26.9

 
 
 
 

 
 
5. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +2:24.7 6. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +3:14.4 7. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +3:29.5 8. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +4:38.2 9. Tidemand / Floene (Ford Fiesta WRC) +6:55.8 …
 
RESTANTE PROGRAMA DO RALI DA TURQUIA (Nota: horas locais; m ai s 2 hora s do que em Portugal Co n tin e ntal)
 
 
AMANHÃ, DOMINGO, 15 SETEMBRO 08h55: Partida e Assistência G (Asparan – 15’) 09h38: ES 14 – Marmaris 1 (7,05 km) 10h36: ES 15 – Gökçe (11,32 km) 11h24: ES 16 – Çiçekli (13,20 km) 13h18: ES 17 – Marmaris 2 Power Stage (7,05 km) 13h38: Chegada (Asparan) 14h15: Pódio
 
 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos