Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2021 - DOBRADINHA PARA A TOYOTA NO RALI SAFARI

Terça, 29 Junho 2021 18:39 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 05:52

Toyota nos dois lugares mais altos do pódio no Rali Safari

A TOYOTA GAZOO Racing venceu o desafiante Rali Safari no Quénia. Sébastien Ogier e o co-piloto Julien Ingrassia conseguiram a sua quarta vitória em seis provas esta época, alargando a sua liderança no campeonato mundial de ralis da FIA, enquanto Takamoto Katsuta terminou em segundo lugar, também ao volante do Yaris WRC, estreando-se num pódio do WRC. Com este resultado, a meio da época, a Toyota aumenta a sua liderança na classificação de fabricantes para 59 pontos.

A prova fez jus à sua reputação de ser a mais exigente do calendário, com inúmeras dificuldades para todas as equipas.
 
Resumo da Prova:
A TOYOTA GAZOO Racing chegou ao Quénia na segunda-feira, 21 de junho 2021, para que os pilotos tivessem o primeiro contacto com as exigentes condições e para tomarem as suas notas para o rali. Quase 20 anos depois, a prova conhecida pela aventura e extrema dureza, voltava a fazer parte do calendário do mundial de ralis da FIA e prometia muitas surpresas e “armadilhas”.
 
Após o shakedown na quarta-feira, onde o Sébastien Ogier mostrou ser o mais rápido, o Rali Safari teve a Cerimónia de partida na quinta-feira em Nairobi com os 3 Yaris WRC a dominar a primeira especial da mítica prova africana. Sébastien Ogier foi o mais rápido com 0.3 segundos de avanço sobre o jovem Kalle Rovanperä e 0,7s à frente de Elfyn Evans.
 
Na sexta-feira, apesar de ser o segundo dia da prova, foi na verdade o primeiro dia inteiro de rali, com 6 especiais que mostraram ser desafiantes para a Toyota. Na terceira e mais longa especial da prova (SS3), Elfyn Evans estava em quarto lugar da geral quando chocou com uma pedra e foi obrigado a desistir. Kalle Rovanperä foi o mais rápido em SS4 and SS5, subindo temporariamente para a liderança do Rali. No entanto, atascou ao final dia, caindo para sétimo da geral. Sébastien Ogier perdeu tempo com um problema técnico, caindo para sétimo lugar, mas recuperou e terminou o dia em quarto lugar da geral. O piloto nipónico do programa de desafio da Toyota, Takamoto Katsuta surpreendeu com um dia “limpo” e mostrou toda a sua consistência, ao subir para segundo lugar da geral ficando a apenas 18,8 segundos da liderança.
 
No sábado, Sébastien Ogier venceu metade das seis etapas do dia. A chuva intensa tornou a derradeira especial de “Sleeping Warrior” muito lamacenta e escorregadia e o francês conseguiu subir para o terceiro lugar. Takamoto Katsuta manteve a segunda posição da geral, mesmo perante o drama da fase final do dia. Assim, no final do terceiro dia de prova, apenas 18,1s separavam Katsuta e Ogier, com este último, a mais de um minuto à frente do quarto classificado.
Tanto Kalle Rovanperä como Elfyn Evans regressaram à prova. Rovanperä continuou a recuperar subindo até à sétima posição geral, enquanto Evans subiu para a 12ª posição.
 
Domingo contou com as cinco derradeiras especiais, que apesar de curtas, continuaram a ser muito desafiantes. Já na primeira especial do dia, o líder teve problemas e foi obrigado a desistir, promovendo o Takamoto Katsuta para a liderança pela primeira vez na sua carreira, com Sébastien Ogier a assumir a segunda posição. A apenas duas especiais do fim, os 2 Toyota Yaris WRC ficaram empatados, com o francês a reclamar vitória na power stage final. Sébastien Ogier somou o seu quarto triunfo esta época para a Toyota e nono triunfo da Toyota na história do Rali Safari.
 
Com dois pontos de bónus obtidos na Power Stage, Ogier lidera o campeonato com 34 pontos de avanço sobre o seu companheiro de equipa Elfyn Evans, que continua em segundo lugar na classificação. O primeiro pódio de Katsuta é um resultado marcante para o programa de desafio da TOYOTA GAZOO Racing WRC, que tem ajudado a desenvolver o talento do piloto japonês desde 2015. Os quatro Toyota Yaris WRC terminaram dentro do top 10. Kalle Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen conseguiram terminar na sexta posição geral, e ficaram em segundo lugar na Power Stage.
Evans e o co-piloto Scott Martin terminaram em 10º lugar da geral, tendo ficado em terceiro na Power Stage.
 
Classificação final do Rali Safari no Quénia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 3h18m11.3s
2 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +21.8s
3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m09.5s
4 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) +1m44.7s
5 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +1m54.6s
6 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +10m53.4s
7 Onkar Rai/Drew Sturrock (Volkswagen Polo GTI R5) +29m26.4s
8 Karan Patel/Tauseef Khan (Ford Fiesta R5) +33m30.4s
9 Carl Tundo/Tim Jessop (Volkswagen Polo GTI R5) +36m40.7s
10 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +49m22.7s

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos