Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS - A CITROEN VA VOLTA A CORSEGA

Domingo, 08 Abril 2018 00:15 | Actualizado em Terça, 23 Abril 2024 03:43

61º Volta à Córsega (05-08 abril 2018) – Dia 2

EXIBIÇÃO ADIADA PARA LOEB, MEEKE NA LUTA PELO PÓDIO

 

No primeiro dia de competição a sério na Córsega, o Citroën Total Abu Dabhi WRT viveu sensações bem contrastadas: o abandono prematuro de Sébastien Loeb e Daniel Elena, e a confirmação da boa forma de Kris Meeke e Paul Nagle, terceiros à Geral no final da Etapa e, portanto, fortes candidatos a um lugar no pódio.

 

Com apenas quatro Especiais no programa, mas, mesmo assim, totalizando mais de 125 km de percurso cronometrado, este primeiro dia de competição real estava longe de ser um momento de descontração. Até porque constavam do programa nada menos de duas passagens por La Porta/Valle di Rostino (49,03 km). Trata-se de uma Especial que é célebre por proporcionar aos concorrentes o conjunto de caraterísticas que conferem um toque misto de charme e de dificuldade às estradas da ilha: seções que se assemelham a um circuito, que asseguram excelentes trajetórias, zonas em que mal cabe um carro, subidas e descidas bem acentuadas, e alcatrão que tanto se apresenta  liso como rugoso e com muita terra espalhada.

Neste tipo de piso, em que condições de aderência se degradam à medida das passagens, as posições na ordem de saída para estrada de Sébastien Loeb (9º) e Kris Meeke (4º), não eram propriamente vantajosas. Por isso, ambos os pilotos tiveram de imprimir um andamento mais forte, como , de resto, lhes é típico. Assim, ao cabo da 1ª Especial (49,03 km), as duas formações do Citroën Total Abu Dhabi WRT ocupavam já a segunda e quarta posições, respectivamente, a apenas  9’’7 e 19’’1 do comandante.

O desempenho de Sébastien Loeb foi absolutamente espetacular, que foi descobrindo este novo setor cronometrado já bem conhecido dos seus colegas de equipa desde 2016. No entanto, limitado pelos pneus ainda frios e pelo piso que se apresenta mais sujo do que o esperado, o piloto da Alsácia viu a sua brilhante performance arrasada por uma saída de estrada logo após percorrer os primeiros metros da Especial que se seguiu. Obrigado a abandonar por não conseguir voltar à estrada, o piloto nove vezes Campeão do Mundo de Ralis partirá amanhã em Rali 2.

Coube, portanto, a Kris Meeke defender as cores da equipa. Autor, nomeadamente, do segundo e terceiro melhores tempos na ES 2 e ES 3, o britânico concluiu esta primeira Etapa no terceiro posto à Geral, a apenas 5’’1 do segundo classificado. Meeke confirmou, assim, que a concorrência vai ter de contar com ele na disputado pelo pódio final.

Para já, os concorrentes apenas cumpriram pouco mais de trinta e sete por cento da distancia total do rali. Amanhã (Sábado), espera-os a Etapa mais longa da prova (136,90 km em 6 Especiais), uma jornada em que dois dos três troços cronometrados, Cabo Corso e Désert dês Agriates, são totalmente novos e poderão reservar algumas surpresas...

 

 

 

 

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing

“O balanço da jornada tem, obviamente, grandes contrastes. Temos, por um lado, a satisfação de vermos o Kris Meeke claramente na luta pelo pódio, ainda que ele tenha sido cauteloso e tenho optado por um ritmo moderado. Por outro lado, não podemos esconder a nossa frustração pelo abandono da nossa formação nove vezes campeã do mundo, e que resultou num final prematuro para a sua excepcional exibição. Numa Especial em   que eles eram os únicos estreantes – os outro concorrentes já a conheciam – o seu desempenho foi absolutamente espetacular. Ainda há muito caminho pela frente e vamos fazer tudo para que os nossos C3 WRC subam o mais possível na classificação.”

 

Kris Meeke

“Foi um belo dia para nós, estou muito satisfeito com o meu andamento, embora não exatamente ao mesmo ritmo do comandante. Fiquei sem saber até que ponto a estrada foi ficando suja, à medida que os carros iam passando e completando os troços. Em todo o caso, gostei do desempenho do meu C3 WRC. O meu intercomunicador pregou-me algumas partidas, o que, por vezes, foi aborrecido. Com alguns troços totalmente novos para amanhã, muita coisa pode ainda acontecer, mas estou determinado em lutar pelos lugares do pódio.”

Sébastien Loeb

“Tinha apontado o carro para uma curva à direita e  logo de seguida tive de travar para atacar uma curva fechada para a esquerda. Apanhei uma mistura de terra e lama na estrada e, devido a isso, o carro saiu de frente e eu já não consegui descrever a curva para a esquerda. Assim que sai de estrada, tentei evitar embater de frente numa árvore, mas acabei por cair num fosso. Quando tentei voltar para a estrada, fiquei totalmente preso no fosso. Foi muito frustrante porque tínhamos começando muito bem na primeira Especial. Agora, vamos tentar oferecer aos nosso fãs um bom espetáculo.”

 

VOLTA À CORSEGA 2018

CLASSIFICAÇÃO APÓS DIA 2

1. Ogier/Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 1:19:39.0

2. Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +33.6

3. Meeke/Nagle (Citroën C3 WRC) +38.7
4. Tänak/Jarveoja (Toyota Yaris WRC) +44.2

5. Lappi/Ferm (Toyota Yaris WRC) +1:13.5
6. Evans/Mills (Ford Fiesta WRC) +1:13.8
7. Sordo/DelBarrio (Hyundai i20 WRC) +1:14.4

8. Latvala/Anttila (Toyota Yaris WRC) +1:25.0

9. Mikkelsen/Jaeger (Hyundai i20 WRC) +1:29.2

10. Bouffier / Panseri (Ford Fiesta WRC) + 1:44.8

 


 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos