Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS - RALI DE PORTUGAL - A TOYOTA NO RALI DE PORTUGAL

Segunda, 21 Maio 2018 10:12 | Actualizado em Terça, 16 Outubro 2018 14:36

Toyota Yaris WRC de Lappi termina o Rali de Portugal em quinto e vence a Power Stage

O piloto finlandês da TOYOTA GAZOO Racing, Esapekka Lappi, terminou o Rali de Portugal em quinto lugar, fechando o último dia de prova com uma vitória importante na Power Stage de Fafe. Após a desistência na sexta-feira de Ott Tänak e Jari-Matti Latvala, o jovem Lappi ficou como único representante da Toyota. Latvala conseguiu no entanto regressar e mostar toda a rapidez do Yaris WRC quer no sábado, quer no domingo ao vencer três especiais, contribuindo para o total de seis vitórias da Toyota em especiais do rali de Portugal.

O Toyota Yaris WRC de Ott Tänak começou da melhor maneira, ao ser o mais rápido na super especial no circuito de Lousada, onde assumiu a liderança da 52ª edição do Rali de Portugal. No entanto, o dia de sexta-feira foi árduo para todas as equipas, em particular para a TOYOTA GAZOO Racing, com Ott Tänak e Jari-Matti Latvala a serem impedidos de continuar. A prova de Ott Tänak terminou logo de manhã quando várias pedras danificaram o radiador e consequentemente o motor do Yaris WRC. Latvala parou na etapa seguinte com a suspensão partida, também devido a uma pedra, no entanto, a equipa de mecânicos conseguiu recuperar o Yaris WRC recomeçando no dia seguinte sob as regras de Rali 2. Esapekka Lappi subiu na tabela de classificação durante a tarde para completar o dia em quinto lugar da geral.

Sábado foi um dia de recuperação para os dois Yaris WRC em prova, com Jari-Matti Latvala a vencer duas especiais (Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto 2) e Esapekka Lappi a lutar por um lugar no pódio e terminando o dia em quinto lugar da geral, a apenas 11,1 segundos do quarto classificado.

O último dia da prova lusa foi composto por cinco especiais curtas na emblemática região de Fafe, e Lappi começou o dia com uma vitória na especial de abertura subindo de quinto para quarto lugar geral. Ele trocou de posição com o espanhol Dani Sordo ao longo das duas especiais seguintes, mas no final do rali recebeu uma penalização de 10 segundos por uma infração na Porto Street Stage realizada na sexta-feira, que o relegou de volta para quinto lugar da geral. No entanto, a vitória na icónica Power Stage de Fafe, garantiu-lhe cinco pontos permitindo-lhe subir para quinto no campeonato de pilotos.

Citação de Tommi Makinen (Diretor da Equipa):
"É bom ter terminado o Rali de Portugal de forma positiva. Foi obviamente um começo de dia dececionante para todos na sexta-feira, mas foi bom ver Jari-Matti de volta ao Rali e conseguir dois dias positivos ao volante. Esapekka fez muito para lutar pelo pódio, e teve uma grande luta com Teemu Suninen: foi bom ver os dois jovens finlandeses competindo um com o outro com tanta garra. Esapekka não venceu desta vez, mas ainda conseguiu cinco pontos na Power Stage, o que foi muito bom de ver e uma boa recompensa pelo seu esforço nos últimos dois dias. No geral, vamos tentar aprender com esse fim de semana e ficar mais fortes para a próxima vez.”

Classificação final do Rali de Portugal (Domingo 19:00- para mais informação: www.wrc.com)
1 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 3h49m46.6s
2 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +40.0s
3 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +47.3s
4 Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m00.9s
5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +1m04.7s
6 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC) +3m33.5s
7 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +5m23.0s
8 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +14m10.8s
9 Lukasz Pieniazek/Przemyslaw Mazur (Skoda Fabia R5) +16m17.3s
10 Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen C3 R5) +16m34.3s
24 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +48m50.3s
Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) desistiram

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Sardegna (07-10 junho). A prova Italiana conta com especiais rápidas e estreitas pelos montes sinuosos da ilha.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos