Velocidade Online

Mundial - Open GT

RALIS - 1º CURSO IBÉRICO DE CO-PILOTOS

Quinta, 04 Janeiro 2018 10:42 | Actualizado em Sexta, 20 Julho 2018 09:58

Vieira do Minho recebe 1º Curso Ibérico de Co-Pilotos de Ralis

Quer ser navegador de ralis? Agora já pode receber formação específica para a função de co-piloto nos ralis, num curso vocacionado quer para iniciados na modalidade quer para atuais navegadores que queiram reforçar os seus conhecimentos. A ação decorre nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, em Vieira do Minho, e a iniciativa é coordenada pelo conceituado navegador Jorge Henriques.

O 1º Curso Ibérico de Co-Pilotos de Ralis pretende preencher uma lacuna na formação de navegadores em Portugal e Espanha, apostando num programa de dois dias, com uma vertente teórica no sábado, dia 27 de janeiro, e uma sessão prática no domingo, dia 28 de janeiro, ao lado de um piloto de ralis num veículo de competição.

 

A iniciativa foi criada por Jorge Henriques, um dos mais conceituados navegadores portugueses de ralis, que terá a seu lado mais dois formadores com provas dadas: o português Paulo Silva e o espanhol Cándido Carrera, que nos últimos anos competiu no WRC2 e no ERC ao lado do piloto oficial da Peugeot Rally Academy, José Antonio Suárez.

 

A componente teórica versará sobre todos os aspetos fundamentais para a ação do co-piloto, desde os regulamentos até às medidas de segurança, passando pela preparação das provas, logística, reconhecimentos, sistema de notas, etc. No dia seguinte, os alunos do curso poderão colocar em prática os ensinamentos recolhidos, disputando um troço de asfalto em Vieira do Minho.

“Já tinha este projeto em mente há muito tempo”, refere Jorge Henriques, que se prepara para completar 20 anos de carreira. “Hoje em dia há muita gente que me pergunta como é que se pode tornar navegador de ralis e, sinceramente, eu gostava de ter tido uma formação deste género quando comecei em 1998. Normalmente, as pessoas começam a entrar na modalidade por gosto e por iniciativa própria mas depois a aprendizagem é empírica, vai acontecendo com a experiência. Neste curso pretendemos transmitir conhecimento de forma profissional e sistematizada, ajudando quer as pessoas que nunca tiveram contacto com a função, quer navegadores que já tenham alguma experiência e queiram evoluir os seus conhecimentos. Além disso, como este curso tem um caráter ibérico, permitirá a pessoas vindas de Portugal e Espanha conhecerem a realidade dos ralis nos dois países. Há uma linguagem universal nos ralis mas também há pormenores específicos de cada país, de cada campeonato, e isso pode fazer a diferença no trabalho do navegador.”

 

Jorge Henriques também refere que “o grande objetivo deste curso é lançar novos valores no mercado dos navegadores. Os melhores alunos do curso serão integrados numa base de navegadores e no futuro poderão ser recomendados a pilotos que nos solicitem opinião”.

 

Os interessados no 1º Curso Ibérico de Co-Pilotos de Ralis poderão obter informações e/ou fazer a sua inscrição através do email curso.iberico.copilotos@gmail.com. O curso terá um número máximo de 25 participantes e a inscrição no evento inclui o almoço do dia de sábado.

 

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho, do Motor Clube de Guimarães e da QF.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos