Velocidade Online

Mundial - 24 Horas de Le Mans

MUNDIAL - 24 HORAS DE LE MANS - VITÓRIA LÓGICA DA TOYOTA

Segunda, 18 Junho 2018 12:09 | Actualizado em Sexta, 20 Julho 2018 09:51

TOYOTA GAZOO RACING VENCE LE MANS

A TOYOTA GAZOO Racing venceu pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans, conquistando após 20 tentativas, uma vitória histórica na 86ª edição.
 
Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota TS050 HYBRID #8 partiram da primeira posição na linha da grelha e, após 388 tensas e muitas vezes dramáticas voltas ao Circuito de la Sarthe, cortaram a reta da meta, ampliando assim a sua liderança no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC)
 
Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que lideraram por longos períodos no TS050 HYBRID #7, alcançaram a dobradinha para a TOYOTA, com o segundo lugar perante 256.900 fãs presentes no circuito. No ano em que a Toyota celebra 50 anos em Portugal a primeira vitória em Le Mans é mais um marco na história da marca.

Antes da corrida deste fim de semana a TOYOTA já tinha competido com 47 carros em Le Mans e terminado no pódio seis vezes. No domingo 17 de junho 2018 tornou-se no segundo fabricante japonês a vencer as 24h de Le Mans, enquanto que Kazuki Nakajima se tornou no primeiro piloto nipónico a vencer com um carro japonês.
 
A vitória em Le Mans é o culminar de um esforço intenso e determinado dos colegas da TOYOTA GAZOO Racing em Higashi-Fuji no Japão e Colónia na Alemanha, ao melhorar continuamente a sua tecnologia de eletrificação híbrida, vencendo a corrida com menos 35% de combustível do que em 2012, altura em que a Toyota regressou às corridas de endurance.
 
Os dois Toyota TS050 HYBRID percorreram 5.286 km ao longo das 24 horas de corrida e trocaram de posição várias vezes, durante uma corrida emocionante e por vezes dramática para os líderes.
 
Duas penalizações “stop&go” para o Toyota # 8, contra uma para o carro #7, exigiram de Fernando Alonso uma condução noturna impressionante para voltar a disputar a liderança, numa corrida em que todos os pilotos tiveram um desempenho excecional num ambiente de elevada pressão.

Quando já faltava pouco para o final da corrida uma questão relacionada com o combustível atrasou o carro #7, permitindo ao Kazuki Nakajima no TS050 #8 terminar com uma vantagem de duas voltas sobre o carro #7 e 12 voltas do Rebellion #3, que terminou em terceiro.
 
Após um intervalo de nove semanas, a TOYOTA GAZOO Racing irá regressar para disputar a terceira ronda da temporada 2018-19 do WEC, as 6 Horas de Silverstone de 17 a 19 de agosto.
 
Citação de Akio Toyoda, Presidente da TOYOTA Motor Corporation:
"Finalmente, este ano vencemos as 24 Horas de Le Mans… …"Por favor, deixem-me direcionar umas palavras aos nossos pilotos, que venceram com os nossos carros aqui em Le Mans, naquele que foi o 20º desafio. Ao mesmo tempo, gostaria de felicitar a equipa pelos Toyota, que completaram 388 voltas, aproximadamente 5,300 km. Muito obrigado por permitirem que os pilotos conduzissem nos limites! Agradeço aos fãs que nos apoiaram, aos nossos parceiros e fornecedores que lutaram connosco, e todos os membros da equipa. Quero expressar o meu sincero agradecimento a todos. "

Resultados finais da corrida:
 
1º #8 TOYOTA GAZOO Racing                              388 voltas
2º #7 TOYOTA GAZOO Racing                             +2 voltas
3º #3 Rebellion Racing (Laurent/Beche/Menezes)      +12 voltas
4º #1 Rebellion Racing (Lotterer/Jani/Senna)            +13 voltas
5º #26 G-Drive Racing (Rusinov/Vergne/Pizzitola)      +19 voltas
6º #36 Signatech Alpine (Lapierre/Negrão/Thiriet)     +21 voltas



Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos