Velocidade Online

Mundial - Sport Protótipos

MUNDIAL - WEC - DUPLO PÓDIO PARA EQUIPAS GOODYEAR NO TEXAS

Quarta, 26 Fevereiro 2020 10:10 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 21:35

DUPLO PÓDIO PARA AS EQUIPAS GOODYEAR NO TEXAS


 

O Circuito das Américas (COTA) foi o palco de um impressionante ataque ao pódio por parte das duas equipas da Goodyear em LMP2.

O traçado texano acolheu a quinta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA 2019-2020. A Goodyear começou o fim de semana na liderança da classe, então ocupada pela equipa Jackie Chan DC Racing, composta pelos pilotos Gabriel Aubry, Will Stevens e Ho-Pin Tung. A outra equipa de Goodyear, a Jota Sport, procurava repetir a vitória de Xangai com a formação composta por Anthony Davidson, António Félix Da Costa e Roberto González.

Numa agitada primeira meia hora de corrida no circuito de F1 do Texas, Stevens rodou de forma consistente na quarta posição, mas o seu ex-companheiro na equipa Caterham de F1, Giedo Van der Garde, levou a que efetuasse um pião, por isso caindo para os últimos lugares. Tal contratempo, em combinação com o arranque lento realizado pelo carro da Jota, significou que o duo da Goodyear teve que enfrentar cinco horas e meia de recuperação desde a cauda do pelotão de LMP2.

A meio da corrida, Tung e González deram grandes contributos para a recuperação de ambas as equipas. Após duas horas e meia de prova, as dos escuderias tinham feito bom uso da grande consistência dos seus pneus Goodyear para subir até aos Top 3, recuperando, assim, dos seus problemas iniciais. Esta recuperação consolidou-se com a atuação dos respetivos companheiros de equipa no final da corrida. Quando da amostragem da bandeira de xadrez, a Jackie Chan DC Racing conseguia a segunda posição, seguida pela Jota Sport.

Acentua-se a luta pelo campeonato

Graças ao terceiro posto obtido na corrida, a equipa Jota Sport superou a Racing Team Nederland na classificação do campeonato de LMP2. Os dois carros da Goodyear fazem agora parte do trio que ocupa as três primeiras posições da classificação geral, quando faltam três corridas para o final da temporada 2019/2020.

Consistência do pneu decisiva para subir ao pódio

As condições de vento e frio, combinadas com o reasfaltamento da pista, tornaram difícil de prever a performance dos pneus antes da corrida. Ainda assim, o progresso tecnológico na única “guerra de pneus” que vigora no WEC fez com que os tempos fossem cinco segundos mais rápidos do que na última visita do campeonato ao COTA, há três anos atrás.

As duas equipas escolheram a especificação A, mais macia, para a corrida. Esta foi a primeira prova de sempre para a Goodyear no COTA, e o pneu macio deu mostras de uma excelente performance durante toda a prova. O regulamento do WEC limita as equipas à utilização de apenas 18 pneus para as sessões de qualificação e para a corrida de seis horas, pelo que os duplos stints (em que as equipas não trocam de pneus quando da paragem para rebastecimento) foram determinantes para alcançar um lugar no pódio.

Mike McGregor, Diretor de Vendas de Competição, Testes e Apoio em Pista: “A especificação de pneus A mostrou ser a opção certa. Assistimos a um desempenho consistente ao longo de cada stint. Aprendemos muito com este resultado, para colocarmos em prática na próxima corrida. Este circuito era novo para a Goodyear, mas no caso do próximo, Sebring, temos muitos dados dos testes. Também esperamos protagonizar ali uma grande corrida”.

Desde o Grande Prémio de Phoenix de 1991, a corrida no COTA foi a primeira para a Goodyear numa prova de um Campeonato do Mundo da FIA disputada nos EUA. Nesse dia, Ayrton Senna obteve a pole position e a vitória para a McLaren-Honda. A temporada que assinala o regresso da Goodyear à competição internacional prossegue nos EUA, com uma corrida clássica, que se disputará no circuito de Sebring, na Florida, a 20 de março.

Campeonato do Mundo de Resistência da FIA – LMP2. Cinco melhores classificados

1 United Autosport                   94
2 Jackie Chan DC Racing     90  (Goodyear)
3 Jota Sport                            77  (Goodyear)
4 Racing Team Nederland       76
5 Signatech Alpine                   64


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos