Velocidade Online

Mundial - Sport Protótipos

MUNDIAL - WEC- GOODYEAR NOMEADA FORNECEDOR

Segunda, 17 Abril 2023 21:01 | Actualizado em Quinta, 23 Maio 2024 18:49

GOODYEAR NOMEADA FORNECEDOR EXCLUSIVO DE PNEUS DA CLASSE LMGT3 NO WEC E NAS ELMS A PARTIR DE 2024


 A Goodyear foi selecionada para tornar-se no fornecedor exclusivo de pneus da classe LMGT3 do Campeonato do Mundo de Resistência da (WEC) FIA das European Le Mans Series (ELMS), num acordo plurianual que terá início em 2024.

A nova e muito aguardada categoria tem por missão substituir, no próximo ano, a atual LMGTE Am do WEC, e a LMGTE das ELMS. O pelotão incluirá algumas das marcas de automóveis desportivos mais reconhecidas e desejadas do planeta, pelo que está sujeita a converter-se numa das preferidas dos adeptos, especialmente nas 24 Horas de Le Mans. Sob um ponto de vista técnico, a combinação de automóveis com motor dianteiro, central e traseiro criará uma competição renhida, e um interessante desafio de desenvolvimento para a Goodyear.

A Goodyear irá desenvolver pneus totalmente novos para a categoria, utilizando a sua vasta experiência nas classes GT3 e GTE internacionais. Nas corridas de resistência, a Goodyear é, atualmente, o fornecedor exclusivo das categorias LMP2 no WEC, e tanto de LMP2 como de LMGTE nas ELMS. A adição dos LMGT3 no portfólio da Goodyear reforça a sua posição no automobilismo internacional.

O desenvolvimento está já em marcha, com vários testes previstos ao longo de 2023, na Europa e na América do Norte. A Goodyear utilizará diversos circuitos para desenvolver e avaliar o pneumático antes de este entrar em competição, centrando-se em algumas das pistas mais exigentes para os pneus. Vários fabricantes de GT3 estarão envolvidos no processo de testes.

Tal como em outros projetos de resistência, a longevidade do pneu será um aspeto determinante. No mínimo, a Goodyear pretende conseguir duplos stints em todos os circuitos de Grande Prémio, e triplos stints em Le Mans. Mais detalhes sobre o desenvolvimento do pneu serão desvendados no seu devido tempo.

Ben Crawley, Diretor de Motorsport para a EMEA da Goodyear: "Estamos entusiasmados por dar início a uma nova era com os LMGT3 no WEC. A notícia é um testemunho do compromisso de longo prazo da Goodyear com o seu programa de competição, e todo na equipa anseiam por uma emocionante temporada de 2024, e seguintes”.

"A nova categoria coloca um desafio técnico fascinante. Existe uma ampla variedade de carros na classe, e o novo pneu tem de satisfazer as exigências de todos eles. Durante o processo de testes, trabalharemos diretamente com alguns dos principais fabricantes de GT3, o que dará lugar a diferentes desafios, devido às suas distintas configurações de motor e filosofias de afinação. Estamos a desenvolver o novo pneu através da combinação de novas tecnologias com a nossa experiência e conhecimentos obtidos em outros campeonatos de todo o mundo".

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 74 000 pessoas, e fabrica os seus produtos em 57 instalações em 23 países de todo o mundo. Os seus dois Centros de Inovação, em Akron (Ohio), e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho. Para mais informação sobre a Goodyear e os sue produtos, visite www.goodyear.com/corporate

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos